BCE, o estripador dos países em crise

ecofinHá opostas visões e opiniões sobre a atitude do BCE no quadro da ‘Zona Euro’.

Para uns, seguidores do sábio e profeta falhado Gaspar, consideram ser instituição solidária, a valer nas ajudas aos necessitados – portugueses, espanhóis, irlandeses e gregos. Católicos apostólicos romanos e ortodoxos apelam: “Juntemo-nos a D. Carlos Azevedo e ao Patriarca Ortodoxo Grego e oremos, animados de profunda energia espiritual da crença na solidariedade do Draghi e do ECOFIN”.

Outros, o meu caso, estão cientes de que o BCE é um centro de agiotagem sem compaixão nem ética. O BCE, para estes, é impiedoso estripador a dizimar as condições de vida, e às vezes a própria vida, de cidadãos indefesos de países carenciados da zona da moeda maldita, designada ‘euro’.

Com a alegria estampada no rosto, à imagem da fotografia, Draghi acolitado pelo nosso Constâncio – nosso, salvo seja! – anunciou ter o BCE obtido um lucro de 1.100 milhões de euros com as dívidas dos países em crise (à volta de metade dos proveitos são provenientes da dívida grega).

É conveniente ter presente que, a estes elevados juros, e porque o BCE renuncia ser credor de último recurso dos Estados-Membros em dificuldades, devem adicionar-se os lucros dos misteriosos investidores e da banca em geral. Cobraram aos países em crise muitos, muito mais juros – O BES do Salgado ou o BPI do “aguenta” recorrem a empréstimos do BCE à taxa de 0,75%; a seguir financiam o Estado Português a taxas superiores em 4 ou 5 vezes mais do que pagaram e, para blindar a protecção contra riscos, entregam os títulos de dívida pública ao BCE como garantia.

São operações como estas e outras firmadas com o Estado que permitiram ao gabarolas do “aguenta” ter anunciado há dias os lucros do BPI, nos quais se integravam 124 milhões ganhos com financiamentos da dívida pública nacional.

A dimensão do crime é indescritível. ‘Jack the Ripper’, se comparado com tais agiotas, foi um mero aprendiz de estripador.

A ‘Zona Euro’ é, de facto, preferível ser liquidada, em vez das vítimas de liquidação serem milhões de cidadãos.

Comments

  1. João Paz says:

    O seu artigo está muito sucinto e preciso Carlos Fonseca.
    Poderemos acrescentar que os outros bancos estrangeiros de que fala são sobretudo alemães e também por isso o candidato social democrata às próximas eleições na Alemanha afirmou que a Alemanha lucrou tres vezes mais do que as “ajudas” de integração que “deu” mas o essewncial é mesmo desmontar a agiotagem mascarada de ajuda do BCE que nos querem impingir como verdade indiscutível.

  2. lidia drummond says:

    o Antonio COSTA Á UMA PESSOA PRAGMÁTICA e faz muito bem. Para que iria ele agora substituir o (in) SEGURO se este tem a aparelho nas mãos? E como faria ele a oposição não-estando no Parlamento?. Ele pode ser maluco mas não é estupido. Deixem lá o in – SEGURO navegar à vista, porque os traidores na sombra acabam sempre por pagar, o Alegre foi opositor mas de peito aberto âs balas e não a conspirar na sombra para depois não poder enfrentar os adversários porque conhecem os podres uns dos outros

    • nightwishpt says:

      Quem é que quer saber do Costa, é mais um ladrão que quer as chaves do banco.

      • lidia drummond says:

        respeitinho porque nada há a apontar a António Costa a não ser um bom carácter, bonomia, respeito pelos oiutros e você só se atreve a escrever isso porque é um nojento anónimo – FEIO PORCO E MAU. Nem sequer conhece o homem, mas eu conhaço-o bem como a seu falecido Pai e a mãe a grande Jornalista MARIA ANTÓNIA PALLA. que transmitiu ao filho a nobreza do seu carácter. A CALUNIA TEM UM LIMITE. PONHA AÍ O SEU NOME E DEPOIS FALAMOS.

  3. e.soares says:

    1. Lucros do BCE e foto com cleptómanos compulsivos:
    uma imoralidade saudada por meia dúzia de mentecaptos,
    o rebotalho dos políticos europeus armados em financistas
    sem escrúpulos (onde estará gaspar, gasparinho, o rei da
    treta ?)
    2. António Costa e Grândola Vila Morena entoada ao Relvas:
    o homem já se estará a ver na mesma situação ? Creio bem
    que sim !!! ( não podemos esquecer que AC já foi ao con-
    fesso dos bilderbergs, está na fila para continuar a sujeira
    ppd/cds )

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.