Teixeira dos Santos ou Lixívia Política

Continuo a pensar que a entrevista que Teixeira dos Santos à TVI é mais uma manifestação de branqueamento histórico de uma história mal contada. As razões que levaram Portugal ao pedido de ajuda externa não podem ser objectivadas por aqueles que degradaram o rating português e viram a dívida escalar num par de anos até à vulnerabilização final atribuída ao chumbo de mais um PEC, o IV. O testemunho de Teixeira dos Santos não vale e não colhe, tal como não vale nem colhe dizer do passado o que nos apeteça para que nos apareça com a melhor cara possível. O pedido de resgate era inevitável e ao PEC IV teriam certamente sucedido PEC sucessivos e intermináveis, num apodrecimento que nada poderia apaziguar. Fala-se do efeito dominó provocado pela crise grega, mas deveria falar-se no efeito dominó dos nossos próprios problemas estruturais e da nossa política doméstica assente no regabofe da dívida pública, na ineficiente cobrança fiscal e nula competitividade da economia, com os seus sectores protegidos sempre prósperos e o sector produtivo mirrado e paralisado. Portugal foi forçado a pedir ajuda externa porque, em plena crise das dívidas soberanas, o PS esgotou as soluções tiradas da cartola procurando imputar a toda a Oposição o ónus de uma Governação amadora e amiguista, com demasiados swap e PPP para ser verdade. Portugal foi forçado a pedir ajuda externa porque o Governo Minoritário PS se demitiu, porque a credibilidade da sua governação era nula. Teixeira dos Santos diz que havia uma alternativa ao pedido de ajuda externa. Por que não disse que um Governo de Coligação, e não minoritário como esse, corporizaria melhor essa alternativa?! Por que não disse que o facto de o PS hostilizar a Esquerda e a Direita, vexar e desconsiderar Passos Coelho, tal como rebaixara a Velha Ferreira Leite, o isolou nessa alternativa rejeitada no Parlamento?! E por que motivo o apoio europeu era importantíssimo para a aprovação do PEC IV e já não interessa para nada agora, que existe, é europeu e apoia em toda a linha o Governo Passos?! Não é a mesma Europa?! Mesmo que o PEC IV fosse a melhor saída, já ninguém suportava a personalidade histérica e hostil de Sócrates, toda a putrefacção do sistema amiguista socialista, a contaminação das instituições do Regime-PS, a colonização-PS do Aparelho de Estado. Um Estado respirável urgia. Lobo Xavier deveria sabê-lo, tal como Pacheco Pereira, se não padecesse desse misterioso mal-fodidismo intelectual ressabiado anti-Passos que o cega.

Não há, por isso, qualquer versão deturpada da história do Resgate. O poder caiu de maduro no colo do PSD e do CDS-PP porque o Partido Socialista esbanjara quinze anos para corrigir uma trajectória estruturalmente mortífera para o País. Não se pode, por isso, falar como falam os socratistas, de uma versão falsa da história e uma verdadeira, a sua, aquela em que os interessados na questão aparecem como inócuos e inocentes e que os iliba. Teixeira dos Santos escuda-se nas datas das sucessivas descidas do rating da República e dos Bancos nos dias que se seguiram ao chumbo do PEC IV, mas o problema de fundo estava lá, precisamente num tempo em que a volatilidade dos ratings era indiferente a quaisquer medidas, senão à exposição brutal do caso português às suas próprias debilidades, pelo que a situação progressiva e imparável, e não abrupta, dos ratings que acelerou a subida exponencial dos juros e tornou insustentável as condições de financiamento do País não poderia ser evitada.

Terá sido um PEC, mais um, e logo o IV a fazer a diferença para que não houvesse dinheiro para pagar salários e pensões?! A verdade é que o mal já estava feito. As lógicas eleitoralistas de 2009 já haviam feito o seu percurso: subida dos salários nas Função Pública, baixa do IVA, complemento solidário para idosos com dinheiro que não havia. O despesismo socialista transformou-se em PEC I, II, III e, algum dia teria de ser, num chumbo do PEC IV que também poderia ser o chumbo do PEC V ou do PEC VI. Já não era possível um normal financiamento da dívida pública e as agências não poderiam apostar em paliativos, ainda para mais mal executados ou insuficientes como os outros PEC. O pedido de ajuda externa poderia ter tardado, mas jamais poderia ter sido evitado. Condicionados pelo momento de incerteza Europeu e pela retracção simultânea dos Países do Euro, sim, dois anos de austeridade e uma severa recessão, 17,6 % de desemprego, 127% de dívida pública e 10% de défice no primeiro trimestre deste ano podem parecer o Inferno, mas há que olhar para quanto buraco tem sido tapado, quanta desorçamentação socialista orçamentada, quantos berbicachos e problemas do passado sobraram para quem veio a seguir.

Nisto, em mostrar o que tem feito de bom e sólido, o Governo tem sido péssimo, discreto, numa timidez que é um insulto a quem quer acreditar que em 2014 sairemos desta situação de penosa intervenção externa. Temos de acreditar que tem havido uma intervenção robusta, exigente e séria nos pressupostos da economia, que a corrija estruturalmente e lance bases mais firmes para a vida colectiva. Pode fazer-se melhor? Pode. Mas é preciso que as tácticas partidárias e o olho nas sondagens dêem lugar à cooperação no arco da governabilidade. Mesmo o PS já começou a cooperar nesse sentido, com a apresentação por António José Seguro de dez propostas na Assembleia da República para ajudar as pequenas e médias empresas em termos de financiamento. Oito foram aprovadas, o que se deve aplaudir. É preciso que se deixem de merdas e cooperem mais. Primeiro Portugal, depois, muito depois, os interesses eleitorais. Tudo ao contrário do que Teixeira dos Santos e o Mega-PlayBoy fizeram. Nos fizeram.

Comments


  1. A atitude de Teixeira dos Santos é hipócrita e vergonhosa . Não passa de uma lavagem
    de imagem e de sacudir as culpas . Os iguais são sempre iguais . Ai os homnes . ai os
    homens e mais não digo .i


    • Não sei se a atitude de Teixeira dos Santos é hipócrita e vergonhosa, de branqueamento é de certesa. Porquê??? Desde que se entre no diz que disse saiem todos impunes e quem se trompica são sempre os mesmo.


  2. Mantenho o que disse . Como é possível não ser hipócrita , se ele e o depravado e cor-
    pto Socartes , soube bem o que fizeram . Deixaram o País na ruína e eles continuam a
    viver à grande e a francesa , mesmo que não estejam em França .

    Agora tentam lavar a imagem, da porcaria que fizeram , como o gajo do anglo-irish bank
    que disse para outro gajo da banca , que tinha chegado á conclusão do resgate para o
    Banco , tirando a conclusão do olho do cu . Estes gajos da banca são mesmo gente fina
    e assim sacaram milhares de milhões de euros para eles e o Banco foi à falência .

    Se calhar o Socartes e o Teixeirinha , ai dois meninos , se calhar estou a dizer alguma
    verdade incómoda , porque agora não se pode ofender os paneleiros , mas eles podem
    ofender-nos e roubar , para encherem o olho do cu .

    Por causa dessa cambada de corruptos estou na MISÉRIA , como muitos milhões de portugueses .

    É incrível que os jornalistas façam entrevistas a esta gente , quando deviam estar presos e a serem julgados para pagarem os crimes que fizeram aos portugueses .

    É tudo um NOJO .

  3. anon says:

    o fernando cardoso dos santos é o comentador certo para os post do palavrocepo.
    passe lá em casa do homem para poderem discutir esses assuntos com a privacidade que merecem…

  4. DEUS says:

    A escola sabe que és um canalha? Talvez tenha de lhes enviar alguns documentos para saberem quem tu és. O teu dia está a chegar meu canalha.

    • palavrossavrvs says:

      Beijos e abraços. Passe cá por casa para conversarmos melhor, meu amor. Tão meigo a ameaçar-me e a chamar-me nomes. Tão fofo. Temos mesmo de conversar. Estou em pulgas para lhe passar a mão pela penugem. Bimbo Pidesco, estou desempregado. Não tenho escola. Mais depressa estarei a virar frangos em Londres.


  5. Para o “professor” que escreveu o artigo leia a história de Portugal
    Aos comentadores que vêm aqui opinar sem saberem do que falam aconselho a consultarem o IGCP,INE-BP os dados estão lá todos para quem se quiser informar antes de falar sem saber o que diz, só falam pela cor política, deixem se de clubismo Portugal não e um clube são todos nós, e vão ver que Portugal há 30 anos que tem vivido a endividar-se, com o agravamento ainda maior depois de começar a vir o dinheiro da CEE, e os portugueses pensavam que esse dinheiro nunca iria ser pago? Que os outros tinham que nos sustentar? a factura chegava um dia chegou com o Sócrates mas chegava com quem estivesse no governo o PS ou PPD/CDS não tenham duvidas.

    • palavrossavrvs says:

      Era possível colocar um travão. Travar no despesismo era perder eleições. As eleições ganham-se, mentindo.

  6. fernando says:

    mais uma vez espectáculo de texto. mais uma vez hilariante, já me atirei para cima do sofá a rir.

    “18% de desemprego, 127% de dívida pública e 10% de défice no primeiro trimestre deste ano podem parecer o Inferno, mas há que olhar para quanto buraco tem sido tapado”.

    só pode ser um texto cómico e não merece mais comentário, porque quando se fala em seriedade, quando o próprio não a tem e eu nem sou socialista, mas tenho olhos na cara.

    • palavrossavrvs says:

      Antes do actual Governo PSD-CDS-PP, a dívida das empresas públicas de transportes não entrava nos orçamentos. Mude de olhos. Ou de cara.

  7. celesteramos.36@gmail.com, says:

    Sim concordo que o princípio do fim começou com a entrada na CEE – era dinheiro a rodos e os novos ricos da construção civil e da porcaria das estradas e agora a par dos novos ricos da política – ah agora é UE pois é – nem o clima ajuda e hoje
    ia morrendo de calor como em 2003 e o “fogo” grassa por aí – ninguém apaga fogo nenhum – mas como este governo nunca vi – não presta – são indecentes mais indecentes que todos os indecentes – ainda vão virar politólogos

  8. João Paz says:

    Não aprendeu NADA palavros. Continua a defender “Deus no céu e Passos Coelho e Sócrates (apesar de o fingir criticar) na terra.
    Chega a um ponto em que a paciência com quem SE NEGA A OUVIR se torna um exercício muito complicado.

    • palavrossavrvs says:

      Eu tenho paciência com os que comentam maldosamente e a partir do seu reduto faccioso.

  9. LUIS COELHO says:

    REPETINDO-ME DIGO QUE ENQUANTO SE MANTIVER ESTE REGIME BASEADO NAS QUADRILHAS POLITICAS EXISTENTES COMANDADAS POR RAPAZOLAS AUXILIADOS POR PROFS EM ECONOMIA E OUTROS QUE NADA SABEM FAZER A NÃO SER FALAR DE CÁTEDRA E ENGANAR-NOS VAMOS AO FUNDO!

  10. nightwishpt says:

    “não vale nem colhe dizer do passado o que nos apeteça para que nos apareça com a melhor cara possível. ”
    Ao contrário deste governo, pode mentir à descarada.

    “mas há que olhar para quanto buraco tem sido tapado, quanta desorçamentação socialista orçamentada, ”
    Olha uma mentira descaradinha…

  11. fernando says:

    gostava de entender o que quer dizer com isto :

    “Temos de acreditar que tem havido uma intervenção robusta, exigente e séria nos pressupostos da economia, que a corrija estruturalmente e lance bases mais firmes para a vida colectiva.”

    é completamente incompreensível o que escreve, nem se dá conta ou então é propositado e estamos nós, leitores, para aqui armados em parvos .

    quando as 4 confederações patronais se unem e vêm a público avisar o governo que está na hora de mudar de rumo, antes que haja colapso, aí se vê a intervenção robusta, mas continue acreditar que faz bem, mas não escreva “temos de acreditar”.

    este governo sempre foi teimoso e não tem humildade para voltar atrás em medidas que tomou, ou de forma leviana ou porque desconhece a realidade, está a lesar o país e famílias de forma trágica durante anos. o iva da restauração de 13 para 23 % tem levado a um grande aumento de desemprego e a fecho em catadupa de restaurantes e vai continuar drásticamente, tudo por temosia. quando se fizer as contas entre o dinheiro que o estado ganhou com o aumento do imposto e o nº de restaurantes que deixaram de contribuir devido ao fecho, o nº de trabalhadores que passaram a receber do fundo de desemprego, o dinheiro da segurança social que não entra mas sai, no final o saldo não vai ser muito positivo e estaremos muito mais no fundo.

    se está a referir-se á banca, aí dou-lhe toda a razão, mas o banif hoje caía na bolsa 4,5 %, cuidado.

    afinal parece que o teixeira dos santos falava verdade e que efectivamente o governo teve conhecimento da situação e já o admitiu, vamos ver os próximos episódios.

    o caminho a seguir não pode ser este, não pode ser o da destruição e mesmo que continue a acreditar, os números são os que postou no seu texto e não mentem.

    tanta austeridade, tanto sacrificio e para quê? para estarmos bem pior do que há 2 anos atrás, com mais défice, com o dobro do desemprego e no entanto diz que tanto buraco foi tapado, não acha paradoxal?

    • palavrossavrvs says:

      Tanto estímulo à economia, tanto dinheiro incinerado, no tempo do PlayBoy Sócrates e do Mono Santolas, para quê?!


  12. Onde é que ficou o deu.a( notícia entendeu, meia palavra não basta)

  13. Carlos Rolo says:

    Este palavras porcas não aprende, é burro velho, nunca poderia estar na escola.
    Tenho pena dos frangos na mão deste falsete.

  14. fernando says:

    será que o teixeira dos santos informou mesmo o vitor gaspar?

    para este se demitir nesta altura, tudo leva a crer que sim.

    nesse caso o “palavroso” teria que mudar muito o seu texto.

    aguardemos por novos episódios.


  15. Não sei quem é o ANON , nem percebo o que quis dizer com o seu comentário , que para mim só revela baixeza e cobardia . Ninguém sabe quem é esse personagem , tal-
    vez um adepto da narrativa ou filosofia do Sócrates e do Teixeira dos Santos e outros
    casais assim .

    Comento qualquer comentário e procuro fazê-lo com nível ,com justificação . A minha identificação está praticamente no meu ” mail ” e as pessoas que me conhecem , sabem quem eu sou .Não gosto , nem tolero , paneleiros , que são sinónimo de depravação e corrupção , Poucos ou nenhuns se aproveitam , cuja maior. parte andam encobertos . .

    Se você tem alguma coisa contra o ” palavros ” , não me envolva a mim , pois há muita
    coisa que concordo com ele e muitos outros intervenientes no AVENTAR e respeito to-
    dos , mesmo aqueles com que não concorde ..

    Estou como ele desempregado e na miséria por causa de políticos sérios como o Cava-co e Sócrates , Não sou cobarde , sou frontal e não me escondo em nenhum recôndito
    tipo gay , melhor , triste .

    No meu tempo , quando estudei inglês podia dizer-se a palavra ” gay ” sem qualquer
    conexão , que queria dizer alegre , agora só os panascas e´que podem dizer que são
    alegres , coitado do Manuel Alegre , que não pode dizer que é gay e todos sabemos
    que felizmente não é . . .

    Respeito toda a gente , principalmente pobres , idosos , doentes , desempregados e
    crianças , sobretudo as deixadas ao desprezo , mas pelos vistos você deve gostar de
    desprezar pessoas e ser cobarde nos seus ataques..

    Não sou religioso , Mas Deus lhe dê outro pensar e outro tino , porque o seu já deve estar demasiado fraco , .

    Apesar de tudo desejo-lhe sorte e saúde na vida e não ataque ninguém sem sentido e cobardemente .

    • nightwishpt says:

      Gosta e respeita todas as pessoas, menos os homossexuais, claro. E talvez os pretos. E os estrangeiros. E as mulheres. e…


      • As mulheres sempre as respeitei e gosto muito delas , racista nunca fui contra ninguém Não ponham palavras nas bocas dos outros e garanto-lhe se há´alguém que seja de-
        mocrático sou eu . Como já disse sou pessoa perfeitamente identificável através do meu mail , não me escondo através de falsos nomes ou pseudónimos , como aqueles que me comentam , porque têm medo de dar cara . São do tipo picam e fogem .

        Quanto aos homossexuais não sou simpatizante e não gosto de falar com tal gente , mas a minha crítica não por é serem homossexuais , mas por mentirem , encobrindo o
        seu ego , escondendo-se , alegando muitas vezes que não são homossexuais , quando toda a gente sabe quem são ,. Muitos mentem querendo fazer-se passar por homens , para que não seja apontados e poderem fazer as grandes golpadas para os próprios e amigalhaços , mas para isso é preciso haver encobrimento e proteccionismo , para não dizer proxenetismo .

        Depois para dizerem que são democráticos e para terem maior base de apoio , vêm aprovar leis a favor dos homossexuais , que chegam ao desplante de os protegerem como ninguém , com bons empregos , bons subsídios e sei lá que mais , o que é pre-
        cios fazer parte de tal grupo para não serem discriminados .

        Mas podem-se discriminar crianças pobres , que não têm comida , não podem ir à
        escola e por vezes com doenças extremamente graves sem qualquer apoio e como
        são deficientes há que abatê-las como fazia o Hitler e o Estaline .Discriminar pessoas sem emprego , por vezes famílias inteiras sem qualquer subsídio , mas para a cultura dos homossexuais para viverem à grande e à francesa já há . Discriminar idosos e pensionistas , que começaram logo no tempo do Sócrates , a diminuir as suas refor-mas , para os coitados dos homossexuais e seus amiguinhos passarem a viver melhor .

        Isto não é discriminação ? Deve ser fazer bem áqueies que já nada podem , nem para fazerem render o pénis com tal gente .

        Mas mais grave são os que não se assumem , são sempre falsos . A razão de não
        ter qualquer consideração por eles , é por isso mesmo .

        Uma das maiores traições que houve à Inglaterra , a Sua Majestade Rainha Isabel II ,
        foi através de um diplomata inglês , que vomitou tudo e mais alguma coisa para os
        Russos , quando descobriram que ele era homossexual e lhe arranjaram um amante ao gosto dele .

        Há prostitutas eu são mais fiáveis e credíveis , mas estas é que têm a fama ,os ho-
        mossexuais , lavam mais branco jjá são pessoas dignas !!! .

        Não me chateiam com o homossexualismo , quem quiser tomar no rabo que tome e deixem-me em paz , porque tenho a picha murcha .

        Quase de certeza que o país está nesta miserável situação , por causa do gamanço
        dos homosexsuxais e seus protectores . Há gente com estômago para tudo .

        Vamos lutar para melhorar o País e tirar os Pobres da Miséria , porque esta conversa de panascas já cheira mal ,

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.