Isto precisava era de um Pinochet!

pinochet-thatcher

Egyptians would be lucky if their new ruling generals turn out to be in the mold of Chile’s Augusto Pinochet, who took power amid chaos but hired free-market reformers and midwifed a transition to democracy. If General Sisi merely tries to restore the old Mubarak order, he will eventually suffer Mr. Morsi’s fate.

in “After the coup in Cairo”

Este é o discurso habitual dos que governam o mundo: preocupam-se muito com os mercados e nada com as pessoas, reduzidas a cordeiros sacrificiais que servem para bulir e nem sequer para balir. Que Pinochet tenha sido responsável por torturar, matar e silenciar pessoas não tem importância nenhuma, face aos mercados, esse novo Deus castigador do Velho Testamento.

Portugal, para esta gente, é, evidentemente, exemplar: tudo o que pode vir a ser privatizado está a ficar baratinho, os salários e os direitos dos trabalhadores continuam a descer e os vários órgãos de poder amparam-se mutuamente, em nome de uma expressão vazia como “credibilidade externa do país”.

No meio do bombardeamento, é ver os aprendizes de Pinochet a desprezar a democracia, essa maçada que tentam extinguir: Camilo Lourenço suspira por uma ditadura financeira (como se ela já não existisse, de facto), Durão Barroso revira os olhos com as lições dos mercados e Pires de Lima está ministeriável.

Entretanto, os iludidos do regime continuam a acreditar que este é o caminho para a recuperação das contas públicas, que, curiosamente, têm vindo a piorar, tal como maioria das contas privadas. É só em Belém? Não, palhaços há muitos, seus palermas!

Comments

  1. nascimento says:

    A foto é linda.Os filhos da puta que a beijam,também são lindos.E não é que há tantos no Aventar???


  2. Não há filha da puta , nem considero ninguém filho da puta no Aventar , mas sim pessoas que se expressam de maneiras diferentes , muitas vezes contundentes ,
    que temos tolerar , pois isso é que é democracia , mas ofender gratuitamente só
    porque se expressam ideias diferentes , não é motivo para tais ofensas há quem
    ataque Pinochet e Thatcher , mas também há quem os defenda .
    Não tenho partido , não voto , não sou de esquerda nem de direita .
    Mas na situação em que tem estado o País desde Sócrates e sua comitiva até es-
    ta garotada incompetente e corrupta , não sei se o Casal Pinochet e Thatcher ,
    sem diatdura , não faria cá falta para pôr esta malta em ordem .
    No dia a dia só oiço dizer volta Salazar . É porque alguma está errado .

    • Maquiavel says:

      O casal Pinochet e Thatcher, sem ditadura, näo existe.
      A questäo é essa.

      No dia a dia só ouve dizer “volta Salazar” porque quem o diz é um perfeito imbecil, infelizmente com direito a voto. A democracia é linda, até dá voz a quem a quer destruir.

  3. Fernando says:

    Gostei do que o Fernando escreveu. A democracia para os novos democráticos e’ todos terem que berrar me’… me’…me’. E quem não o fizer e’ um fascista, um ditador, um velho do Restelo, um filho da puta, e outros mimos. Eu que nunca votei, não tenho clube de futebol e muito menos partido politico das minhas simpatias.
    Com este lindo BI sou considerado por muitos democratas (antes chamados de caciques) um apátrida, um fascista,um recebedor de RSI, etc.
    Quando leio algo que seja de esquerda ou de direita, se eu tiver que elogiar faço-o sem qualquer complexo. Sou Livre!
    Sou doentiamente contra os lambe botas da esquerda ou da direita, os dos direitos adquiridos e a’ ofensa pessoal.
    No dia a dia só oiço dizer volta Salazar . É porque alguma está errado . Eu acrescento a’ sua frase o seguinte: e’ por que a esquerda esta’ avida de um Salazar que lhes conceda todos os direitos.

  4. Maquiavel says:

    A lavagem cerebral da Direita é fenomenal. Rescrevem a História como nem Estaline conseguiu!
    Enquanto o assassino torcionário Pinochet seguiu a política dos “free-market reformers” o PIB do Chile caiu fortemente relativamente ao da América Latina e só voltou a subir quando deixou o neoliberalismo e o preço do cobre (50% ou mais da economia chilena) triplicou.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Miracle_of_Chile
    E depois, o assassino torcionário Pinochet näo “midwifed a transition to democracy” coisa nenhuma, os amigos nacionais e internacionais foram-no aconselhado a abdicar, e depois quando perdeu o referendo para Presidente manteve-se como Comandante em Chefe das FA Chilenas.

  5. nascimento says:

    Não ser nem de direita nem de esquerda nem votar……lindo!!!!Vai badamerda ó Cardoso.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.