Menos alunos e menos professores

O Público dá algum destaque à redução do número de alunos no ensino básico. Segundo o jornal há menos 13 mil alunos nas nossas escolas.

Fui ler os números e reparei num detalhe – no 1º ciclo há menos 9554 alunos, mas houve uma redução de 2136 professores.

Vejamos: se os quase dez mil alunos a menos fossem distribuídos por turmas com 25 alunos, teríamos 382, 2 turmas. Isto é, a redução de alunos (a famosa demografia!) teria como consequência uma redução de quase 400 professores (um por cada turma).

Ora, a redução foi 5 vezes superior.

Contas semelhantes poderiam ser feitas para os outros sectores. Repare, caro leitor, neste detalhe – no segundo ciclo Nuno Crato extinguiu o Estudo Acompanhado (6 horas), a Formação Cívica (um tempo) e o par pedagógico de EVT (4 tempos). Uma vez que o horário lectivo “normal” é de 22 horas, este corte realizado por Nuno Crato traduziu-se no corte de um Professor por cada turma. Não foram os alunos a menos que despediram – foi Nuno Crato!

Podem as agências de Comunicação do MEC vir por aqui ou até por ali. Podem os paineleiros de ocasião apontar a demografia como a causa de todos os problemas. Mas, os números não mentem – os milhares de professores despedidos são uma opção de Nuno Crato e do PSD. Não são uma consequência.

E é curioso que tenha saído no Público de há um ano um artigo precisamente sobre esta questão – foi a 20 de agosto de 2012.

Comments

  1. Este desgoverno só conhece o caminho da destruição
    e da rapinagem .

  2. Os casos admissíveis como NEE são quase os mesmos o que muda são as turmas não reduzidas pela sua inclusão (o que se sabe da preparação do ano letivo muito em segredo). A carga horária dos professores do 1º ciclo vai aumentar brutalmente (com turmas maiores NEE incluídos) nas zonas onde as Câmara não podem pagar AEC’s que será na maioria no País.

  3. Pois é – os pais emigraram e levaram os meninos e assim as escolas já são todas para os ricaços que não misturam os seus filhinhos com a ralé das públicas

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.