Cartoline d’Italia (6) (fra Firenze e Napoli)

Elisabete Figueiredo

IMG_5661
‘Napoli non sembra un bucco’.

 

Não sei bem de que mundo sou. O Alfredo Mendéz, no livro que acabei agora de ler, escrevia que ‘todo es real, pero nada es verdadero’. É possível que tenha tido razão.

Sobrevivi ao congresso, aos mosquitos e ao resto (talvez depois tenha de explicar isto). Arrasto de manhã a mala enorme pelo pedaço da Via Nazionale que me separa da estação de Santa Maria Novella, em Florença e espero pelo comboio que me levará a Nápoles. Enquanto fumo um cigarro à espera que no placard apareça o número da plataforma, um rapaz pergunta-me se vou para Pistoia. Que não, digo-lhe eu. É que está um quarto de hora atrasado, continua ele, em italiano, como se eu fosse italiana e quisesse dividir comigo a sua irritação. Digo-lhe que um quarto de hora não é nada. Responde-me que está muito calor na estação. É verdade, está. E acrescenta que quer ir depressa para Pistoia, que ‘Firenze è un bucco’. Concordo vagamente. Pergunta-me de onde sou e para onde vou e eu digo-lhe. Parece ficar contente e diz-me que em Capri não estará tanto calor porque há o mar. Rio-me. E pergunto ‘Capri non è un bucco?’ Ri-se também ele. Entretanto anunciam a minha plataforma e eu despeço-me. Ele diz-me ‘buona fortuna’. Respondo-lhe o mesmo.

A viagem faz-se sem sobressaltos. O comboio pára 10 minutos em Roma onde eu e outros passageiros fumamos um cigarro retemperador. Uma hora depois, chegamos a Nápoles. Alguém solicitamente me tira a mala do comboio, falando num napolitano cerrado que sou incapaz de compreender. Naturalmente, digo ‘grazie mille, lei è molto gentile’ no meu italiano desengonçado e saio para os 39 graus. ‘Napoli non sembra un bucco’.

Comments


  1. Mas que Cartoline é esta ?


  2. é isso, Adelino. Isto, Fernando são postais ilustrados das minhas férias de Itália. é só isso. e como tal são pessoais, claro e escritos num tom pessoal 🙂

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.