Economia planificada

O preço do socialismo é elevadíssimo, pelo menos na Venezuela…

Comments

  1. Nightwish says:

    A Venezuela não tem socialismo, tem idiotice, tal como cá. Não há filas para o leite, só para a sopa dos pobres e para as consultas, e não é por falta de privados a viver à custa do estado, como bem manda o liberalismo.


    • Bem, se quiser poderei perguntar onde existiu socialismo de facto? Mas concederá facilmente que a Venezuela tem economia planificada, de facto com idiotice cada vez maior desde que Maduro sucedeu a Chavez…

      • Nightwish says:

        Se tem alguma crítica ao Chavez pode fazê-la, convém é não esquecer que antes era um satélite americano apostado na pobreza e em doar dinheiro às petrolíferas.
        O Maduro não sabe o que faz, mas em termos de pobreza ideológica e económica com terríveis consequências não chega à Badocha e ao Rodinhas.


    • O liberalismo, pelo menos o verdadeiro manda o Estado dar uma volta…

      • Nightwish says:

        E quem fica a mandar são as grandes empresas monopolistas que não respondem a ninguém. Muito melhor.

        • Rui Silva says:

          Caro Nightwish,
          E sabe quem manda nas grandes empresas?
          e digo-lhe: os clientes. Quermelhor democracia. Olhe que não há.

          cumps

          Rui Silva

          • Nightwish says:

            Os clientes dos monopólios mandam de caralho, não haja dúvida.


  2. O que é a fé, já nem o pobre do Chavez têm para se consolar.
    Acreditar em sonhos de criança dá nesta pobreza de exemplos falhados.

    • Nightwish says:

      E a pobreza causada pelo capitalismo moderno é o quê?


      • O capitalismo sempre gerou riqueza e pobreza. Já o socialismo gerou apenas pobreza…

        • Alfredo Cardoso says:

          mentira!
          custa muito ir ver os dados? são dois ou três cliques, porra.
          o “socialismo venezuelano” tirou milhões da pobreza desde os anos 90. é só ver aqui: http://databank.worldbank.org


          • Roubar bens ou propriedades por força da Lei, não funciona, pois retira incentivo à inovação e criação de riqueza. Alguém disposto a investir, esperando obter lucro, necessitando para o efeito de criar postos de trabalho, só o faria na Venezuela se estivesse louco, pois a qualquer momento poderia ser espoliado sob qualquer pretexto criado pelos bolivarianos, o resultado está à vista e continuará até que sejam arredados do poder..

          • Nightwish says:

            Não é verdade: basta ver o que foi feito aos clientes espoliados pelo BES, as pessoas continuam a usar a banca e até o Novo Banco.


          • Está a inverter, eu falei em investidores na Venezuela, como pode alguém arriscar, inovar, correndo o risco de ficar sem nada por força de uma eventual nacionalização?
            Mas respondo à sua questão, em primeiro lugar as pessoas em Portugal são obrigadas a ter conta bancária por imposição estatal. Em segundo lugar muitos permanecem no Novo Banco, amarrados a empréstimos ou esperando juros de aplicações ou depósitos a prazo, que seguramente também devem existir. Em 3º lugar outros serão tentados a considerar que é mesmo um Novo Banco e nada tem a ver com o BES.
            Quanto aos clientes espoliados do BES, já o disse várias vezes, aquilo é um caso de polícia, embora devam estar ali também alguns oportunistas, à boleia da esmagadora maioria que terá julgado possuir um depósito a prazo, custa a crer que ninguém tenha feito uma aplicação financeira de risco. Já estive em Balcões como cliente onde tudo é posto em cima da mesa, cada um opta por subscrever o que quer e não assino sem ler todas as cláusulas, mas isso sou eu. Verdade que os casos BPP, BPN e agora BES devem ter colocado todos de sobreaviso, mas o episódio é todo ele lamentável, muito para lá da política.

          • Nightwish says:

            Pois, António, e o Eminent Domain também é invenção minha…

      • Rui_Silva says:

        Nightwish,

        Dê lá um exemplo em que o socialismo/comunismo tenha dado outra coisa senão pobreza.
        Já pensou ?
        Pois é, quando pensa em países ricos , só lhe vem a cabeça países capitalistas, grande chatice para a sua ideologia, mas ótimo para os naturais desses países.

        cumps

        Rui SIlva

        • Nightwish says:

          Hugo Chávez, primeiros anos do Lula, os países nórdicos que quando fazem experiências neo-liberais não andam, correm a desfazer o que foi feito, o Keynes a resolver a Grande Depressão…
          O capitalismo gera muito dinheiro… para meia dúzia de famílias quase feudais, que os outros têm que pagar cada vez mais para manter.

          • Rui_Silva says:

            Ande lá, diga lá um pais em que o socialismo/comunismo produziu mais que pobres e fome (nao contam os primeiros anos, que mais não são que os anos em que ainda há dinheiro dos outros para espoliar).

            cumps

            Rui Silva


  3. Nunca vi tantos frustrados a opinarem (?)…LOL

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.