O preço do socialismo é elevadíssimo, pelo menos na Venezuela…
Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar, pressentir, suspeitar. Chegar.
O preço do socialismo é elevadíssimo, pelo menos na Venezuela…
Nos últimos dias foram publicadas duas notícias que são todo um programa para o que nos espera nos próximos tempos. A primeira foi no Observador, uma entrevista ao Presidente do Grupo Jerónimo Martins onde ele explica que estamos a caminhar para uma crise grave, muito grave. Profunda, nas suas palavras. “Relativamente ao Plano de Recuperação […]
Debate político entre Aventadores. A Esquerda, a Direita, e não só.
A actualidade em análise com as opiniões dos participantes no Aventar sobre a actualidade.
Debate sobre política, sociedade, actualidade, entre outros.
As músicas escolhidas pelos participantes do Aventar com espaço para entrevistas e apresentação de novas bandas, tendências e sonoridades.
Aqui reinam as palavras. Em prosa ou poesia. A obra e os autores.
Foi o que pedi aos meus pais, quando, na adolescência, li, pela primeira vez, Os Maias.
Cavaco Silva é a prova de que existe vida depois da morte.
No entanto, se a vida depois da morte tiver o aspecto actual do antigo Primeiro-Ministro e ex-chefe de Estado, digo já que não quero padecer desse mal.
Ou democracia estalinista?
SC: 11 contra 11, levavas cinco ou seis.
CC: Levava? Porquê? Já não levo?
SC: Não.
Fim
Mas não é suficiente para alguém ser liberal. O Bloco de Esquerda nunca desilude no campo da mentira.
Em memória do menino de Havana que veio para Portugal cumprir o desiderato de ser o melhor do mundo, e que nosso país, pátria que já era a sua de coração, se tornou grande e nos tornou grandes. Um gigante do desporto português. Uma força viva da natureza, com uma capacidade de trabalho, com uma entrega e com uma paixão abismal pela sua profissão. O nosso desporto ficou mais pobre. Adeus Alfredo. Obrigado por tudo!
Os pastores decidiram, que o confinamento é para manter…
Há 52 anos, em Praga, Jan Zajíc queimou o seu próprio corpo em protesto contra o comunismo. Não pode haver contemplações com um ideologia criminosa. Jan Zajíc é um herói.
João Loureiro diz-se encontrar num filme sempre pop, cumprindo uma tradição familiar iniciada algures pelo mato da Guiné. Um irreal social provocado por diletâncias sem fim. Ah, explicar. Excesso, Aqui? Observo a extravagância…
Obrigado a todos os profissionais que nos hospitais asseguram o bom funcionamento dos regulares serviços de saúde e simultaneamente lutam contra a Covid. Obrigado a todos investigadores que ajudam a conhecer o vírus, a combatê-lo e se batem contra a desinformação. Este Benjamin Biolay é para vós, merecem-no.
Estava a ouvir a Hélène Grimaud a tocar a Chaconne em Ré menor BWV 1004, para violino solo, de Bach, transcrita para piano por Ferrucio Busoni, quando me lembrei que ela é a fundadora do Wolf Conservation Center. Efectivamente.
Aos que nos tentam impingir uma prisão domiciliária com períodos de liberdade condicional.
Pela Liberdade, sempre!
Diogo Faro falou na TVI24 sobre cyberbullying no debate com Fernando Moreira de Sá. Para a semana, teremos André Ventura a falar sobre democracia e Francisco Louçã sobre a importância da verdade.
Às 22h45, Fernando Moreira de Sá estará em ‘dirêto’ na TVI 24, para falar sobre política e redes sociais.
Qual será o próximo insulto da bastonária da Ordem dos Enfermeiros?
A Venezuela não tem socialismo, tem idiotice, tal como cá. Não há filas para o leite, só para a sopa dos pobres e para as consultas, e não é por falta de privados a viver à custa do estado, como bem manda o liberalismo.
Bem, se quiser poderei perguntar onde existiu socialismo de facto? Mas concederá facilmente que a Venezuela tem economia planificada, de facto com idiotice cada vez maior desde que Maduro sucedeu a Chavez…
Se tem alguma crítica ao Chavez pode fazê-la, convém é não esquecer que antes era um satélite americano apostado na pobreza e em doar dinheiro às petrolíferas.
O Maduro não sabe o que faz, mas em termos de pobreza ideológica e económica com terríveis consequências não chega à Badocha e ao Rodinhas.
O liberalismo, pelo menos o verdadeiro manda o Estado dar uma volta…
E quem fica a mandar são as grandes empresas monopolistas que não respondem a ninguém. Muito melhor.
Caro Nightwish,
E sabe quem manda nas grandes empresas?
e digo-lhe: os clientes. Quermelhor democracia. Olhe que não há.
cumps
Rui Silva
Os clientes dos monopólios mandam de caralho, não haja dúvida.
O que é a fé, já nem o pobre do Chavez têm para se consolar.
Acreditar em sonhos de criança dá nesta pobreza de exemplos falhados.
E a pobreza causada pelo capitalismo moderno é o quê?
O capitalismo sempre gerou riqueza e pobreza. Já o socialismo gerou apenas pobreza…
mentira!
custa muito ir ver os dados? são dois ou três cliques, porra.
o “socialismo venezuelano” tirou milhões da pobreza desde os anos 90. é só ver aqui: http://databank.worldbank.org
Roubar bens ou propriedades por força da Lei, não funciona, pois retira incentivo à inovação e criação de riqueza. Alguém disposto a investir, esperando obter lucro, necessitando para o efeito de criar postos de trabalho, só o faria na Venezuela se estivesse louco, pois a qualquer momento poderia ser espoliado sob qualquer pretexto criado pelos bolivarianos, o resultado está à vista e continuará até que sejam arredados do poder..
Não é verdade: basta ver o que foi feito aos clientes espoliados pelo BES, as pessoas continuam a usar a banca e até o Novo Banco.
Está a inverter, eu falei em investidores na Venezuela, como pode alguém arriscar, inovar, correndo o risco de ficar sem nada por força de uma eventual nacionalização?
Mas respondo à sua questão, em primeiro lugar as pessoas em Portugal são obrigadas a ter conta bancária por imposição estatal. Em segundo lugar muitos permanecem no Novo Banco, amarrados a empréstimos ou esperando juros de aplicações ou depósitos a prazo, que seguramente também devem existir. Em 3º lugar outros serão tentados a considerar que é mesmo um Novo Banco e nada tem a ver com o BES.
Quanto aos clientes espoliados do BES, já o disse várias vezes, aquilo é um caso de polícia, embora devam estar ali também alguns oportunistas, à boleia da esmagadora maioria que terá julgado possuir um depósito a prazo, custa a crer que ninguém tenha feito uma aplicação financeira de risco. Já estive em Balcões como cliente onde tudo é posto em cima da mesa, cada um opta por subscrever o que quer e não assino sem ler todas as cláusulas, mas isso sou eu. Verdade que os casos BPP, BPN e agora BES devem ter colocado todos de sobreaviso, mas o episódio é todo ele lamentável, muito para lá da política.
Pois, António, e o Eminent Domain também é invenção minha…
Nightwish,
Dê lá um exemplo em que o socialismo/comunismo tenha dado outra coisa senão pobreza.
Já pensou ?
Pois é, quando pensa em países ricos , só lhe vem a cabeça países capitalistas, grande chatice para a sua ideologia, mas ótimo para os naturais desses países.
cumps
Rui SIlva
Hugo Chávez, primeiros anos do Lula, os países nórdicos que quando fazem experiências neo-liberais não andam, correm a desfazer o que foi feito, o Keynes a resolver a Grande Depressão…
O capitalismo gera muito dinheiro… para meia dúzia de famílias quase feudais, que os outros têm que pagar cada vez mais para manter.
Ande lá, diga lá um pais em que o socialismo/comunismo produziu mais que pobres e fome (nao contam os primeiros anos, que mais não são que os anos em que ainda há dinheiro dos outros para espoliar).
cumps
Rui Silva
Nunca vi tantos frustrados a opinarem (?)…LOL
dêem as boas vindas à nova sócia do clube d@s frustrad@s: Rute Moreira!