Depois de semanas de sondagens a anunciar empates técnicos entre Syriza e Nova Democracia, com a excepção da imprensa afecta aos senhores do regime que afirmavam mesmo que a Nova Democracia liderava, ainda que por uma margem residual, a sondagem à boca das urnas parece indicar mais uma vitória do partido liderado por Alexis Tsipras.
Ainda é cedo para comentar resultados mas há algo que me parece incontornável: para além de toda a chantagem e manipulação, os gregos estão fartos da corrupção, má gestão e clientelas do bloco central lá do sítio. Tsipras foi empurrado para o terceiro resgate, cedeu à chantagem, percebeu que tinha colocado em causa o mandato que lhe foi atribuído e devolveu a palavra aos gregos. Os gregos parecem continuar do seu lado.
Pode ter sido forçado a engolir muitos sapos, mas o povo continua a confiar em Alexis Tsipras. É o líder europeu mais legitimado democraticamente.
O Syriza continua a ter um trunfo em mãos, a luta sem quartel à corrupção dos partidos antigos, é mesmo para valer. Há uma linha que separa Tsipras dos seus antecessores.
Ou seja, os gregos não são tao burros como alguns dizem: voltaram a eleger o PM que aplicou mais austeridade do que tinha recusado antes e deram um enorme pontapé no ministro que não queria austeridade.
Ainda bem que o Alexis já reconheceu a austeridade como a melhor saída ( a outra opção, na opinião dele, era o caos); a Grécia volta a poder sonhar….
Adivinha:
Qual é a diferença entre uma salada grega e uma salada portuguesa?
São iguais, mas a salada grega tem mais tomates!!!