É o que indica Brian Kilmartin, do Irish Times (via). O Expresso tem acesso aos materiais, mas continua sem divulgar nada de jeito. Limita-se à auto-promoção. Lêem-se neste jornal algumas banalidades, justificadas por, dizem, ainda estarem a investigar.
Entre esses nomes, cujas ligações o Expresso ainda está a investigar, estão beneficiários últimos, acionistas das sociedades offshore, intermediários e clientes. Grande parte dos nomes não são figuras públicas, mas entre eles estão vários empresários e gestores nacionais.
A questão que se coloca é porque é que continua o segredo. Lembram-se do que fez o Expresso com os telegramas do Wikileaks, dos quais o jornal adquiriu o exclusivo de divulgação? Para quem não se lembre, o que se passou foi o seguinte:
A dois de Março do corrente [2011], publicou o Expresso um primeiro conjunto de “telegramas Wikileaks” sobre Portugal. Ironicamente, resolveu este jornal censurar parte desses mesmos telegramas. Mas, uns dias depois, Ricardo Costa, director deste semanário, esteve presente num debate/chat com os leitores do Expresso onde afirmou categoricamente:«No site vamos publicar na integra todos os telegramas. Quem quiser pode ler tudo. No jornal, enquadramos, editamos e corrigimos». (auto-citação)
Acontece que o prometido não foi cumprido e a censura nunca foi levantada.
Ao ver os dias passar sem nada se saber sobre os portugueses envolvidos e observando comportamentos anteriores deste jornal, a questão que se me coloca é se o Expresso está, novamente, a fazer panelinha para proteger alguns.
Às primeiras notícias, entusiasmei-me.
Quando comecei a ouvir os primeiros nomes, comecei a ficar de pé atrás.
Hoje, agora, … não pode!!!
Tenho dito.
As leis da natureza são imutáveis,e a luta entre o Bem e o Mal são eternas ; quando a mentira e a escuridão são muito grandes a verdade e a luz vem dissipar um pouco a tramoia, como tem acontecido com as chamadas Wikileaks,Panama papers e outras revelações ,que vão travando um pouco o descalabra para um ou outro lado do Bem e do Mal ; o que nos vale é que hoje o escrutinio entre a escravidão e os esclavistas está cada vez mais dificil de esconder por causa das novas tecnologias que estão cada vez mais escrutinadas por alguem de consciência mais limpa e aberta, que denuncia as tramas que vão sendo construidas,e assim a liberdade com que fomos criados, se vai mantendo até que qualquer poder obscuro resolva acabar com esta vida toda aqui na terra !!!
consequencias praticas dos panama papers:demissão do PM da islandia(um gigante como toda a gente sabe),e o inicio da perseguição a um bom e incomodo realizador espanhol:Pedro Almodovar.um espanto,enquanto o expresso/sic continua a dar musica pimba.mas aconteceu alguma coisa de especial que se veja?
Do Expresso, já nada me espanta e outra coisa não esperava. Prometem, agora, divulgação na próxima edição, dia 9…. Veremos…