Filhadaputice é isto


EU defict wall of shame

Seis países não cumpriram as regras do pacto de estabilidade em 2015

Disse-se que houve unanimidade entre os ministros das finanças europeus, que formam o Ecofin, na aplicação de sanções a Portugal. O que é falso, logo em primeiro lugar.

Durante a reunião não houve votação. Portugal e Espanha manifestaram-se contra as sanções, mas os restantes países não levantaram objeções dando luz verde à decisão. [Expresso]

Nem houve votação. Assim se confirma, novamente, que a “europa” é o projecto de um país, capaz de impor aos restantes o seu domínio.

Mas quem cala consente. Seis países ficaram em procedimento de défice excessivo em 2015. Croácia, França, Grécia, Reino Unido (se ainda conta), Portugal e Espanha.

A Croácia calou-se. A França calou-se. A Grécia calou-se. Filhadaputice é assobiar para o lado enquanto as chamas do vizinho não chegam ao palheiro. Mas lembrando Brecht

Actualização: a Grécia opôs-se às sanções.
Vivemos um tempo em que a contra-informação domina a informação. Neste caso, passámos de unanimidade para vários protestos. Mesmo assim, não chegou a haver votação. Grande europa.

Comments

  1. José Gonçalves says:

    Mas o EcoFin é um órgão formal da UE, previsto nos tratados? Tem legitimidade jurídica? Enfim, o triste é mesmo o seguidismo, as cabecinhas baixas dos nossos “parceiros”. Mais triste ainda: o cio canino de tantos portugueses, rejubilando perante a forma vergonhosa como o nosso país está ser tratado. Já agora, assinem a ridícula petição à UEFA para que seja repetido o jogo da final do Euro 2016.

    • A. Spínola says:

      O ECOFIN é uma das formações do Conselho de Ministros da UE. O Eurogrupo é que é um fórum informal para articulação dos ministros das finanças dos EMs que aderiram à moeda única.

  2. Nightwish says:

    E o superavit excessivo também não conta, ou o euro é só para empobrecer?

    • Martinhopm says:

      O euro é para empobrecer a maioria em benefício de uma minoria, melhor de um(?) só: a ALEMANHA + os bancos alemães.. Mas ainda assim, e apesar da exploração desencabrestada dos mais fracos, nem assim a banca alemã se dá por satisfeita, tão pouco pode cantar de galo. Veja-se o que se passa com o Deustche Bank. Os ogres, por mais que devorem, nada os satisfaz. Quanto a mim só nos resta uma solução: acenar ‘bye-bye’ ao euro. Aliás aderiram sem perguntar nada a ninguém, sem consultarem a opinião do povo. Porquê? Bem sei que o cabrão de casa é sempre o último a saber. Mas haja um pouco de decência! Não fica mal a ninguém!

      • joão lopes says:

        concordo.esta declaração de guerra do ecofin mais a cobardia de muitos paises perante a alemanha leva a pensar que mais vale só que muito mal acompanhado.

      • Nightwish says:

        Ora bem, o euro só serviu para enriquecer, e muito, os donos da finança. Todos os outros só perderam.

  3. Nascimento says:

    A Grécia também? Mas atão nã é de ESQUERADA bué de RADICAL?Ui que dor! Chatice, lá se vai Internacionalismo…

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s