Face a este improvável cenário, proposto pela sra. Le Pen, imaginem Portugal caso a esquerda forçasse a saída do Euro…
Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar, pressentir, suspeitar. Chegar.
Face a este improvável cenário, proposto pela sra. Le Pen, imaginem Portugal caso a esquerda forçasse a saída do Euro…
C’est vraiment trop injuste… — Calimero *** Não pretendo meter foice em seara alheia, pois há abundante literatura acerca do fenómeno de não se aceitar um resultado negativo, na perspectiva de, obviamente (o obviamente é, por definição, indiscutível), sermos os maiores e, logo, se perdemos, como somos os maiores, é claro que fomos prejudicados por algum […]
Como escreve Natalie B. Compton, “um urso fez uma pausa para uma extensa sessão fotográfica“. Onde? Em Boulder, CO, nos Estados Unidos da América.
N.B.:
Ah!, saudade. Até uma ou outra nota semitonada tem outro encanto.
Debate político entre Aventadores. A Esquerda, a Direita, e não só.
A actualidade em análise com as opiniões dos participantes no Aventar sobre a actualidade.
Debate sobre política, sociedade, actualidade, entre outros.
As músicas escolhidas pelos participantes do Aventar com espaço para entrevistas e apresentação de novas bandas, tendências e sonoridades.
Aqui reinam as palavras. Em prosa ou poesia. A obra e os autores.
há um contraste de vozeamento. Direis que *caceiteiro não existe. Existe, sim, garanto-vos. Esteve aqui. Hoje. No Aventar. E é palavra candidata a Palavra do Ano 2023. E só tenho direito a um terço do prémio.
e comprou-lhe um imóvel a preço de custo, após investimento de 340 mil euros da autarquia. Serão Carreiras e Pinto Luz os mais recentes avençados do PCC?
Discordo. Os *aspetos nunca são positivos.
Quem foram os 1,7% de militantes Cheganos que não votaram no querido líder André Ventura e quando é que devem ser empurrados de um penhasco?
Hoje, por causa de umas pipocas, lembrei-me das melhores da minha vida (com manteiga), comidas em Show Low, AZ, no regresso de Fort Apache. Entre Show Low e Holbrook, há uma terra chamada Snowflake.
agora fazei o favor de ler o artigo do Henrique Burnay, no Expresso. Totalmente grátis.
li por aí que uma liberal acusou a IL de ter uma espécie de familygate na estrutura do partido. Estou chocado (NOT).
e até o sniper que queria abater o Marcelo foi apanhado. As forças de segurança funcionam, os juízes é que não querem prender larápios. Investigue-se.
Sabem quem é, no tal Conselho Estratégico Nacional do PSD (uma invenção do Rui Rio e que o Montenegro foi atrás) o responsável pela área da Cultura ? Por aqui vi tudo. Além do CV que está aqui, é comentador de bola num programa da CMTV.
Há um provérbio turco que reza assim “Se meteres um palhaço num palácio ele não se transforma num príncipe, mas o palácio transforma-se num circo”.
Parabéns Dr. Luís Montenegro!
Exército Americano estima que o plano climático custar-lhes-á mais de 6,8 mil milhões USD em 5 anos. Só podem estar doidos, a gastarem dinheiro em algo que não existe.
Ariana Cosme e Rui Trindade escrevem, hoje, dia da manifestação dos professores em Lisboa: «Está na hora de se reconhecer que este Governo e este ministro são, afinal, os melhores interlocutores que os professores e os seus sindicatos poderiam ter.»
diz o Der Terrorist.
Isto não é a Ribeira. E o <i> de Fontainhas não leva acento. É como o <i> de ladainha, rainha, grainha, etc. Siga.
“As autoridades *diz que sim”. Se as autoridades *diz que sim, estou mais descansado. Menos bola, menos precipitação, menos espectáculo, menos propaganda (“está a ser reposta a normalidade”…) e mais rigor, sff.
Nos últimos dias enquanto funcionário público, o CEO da Iniciativa Liberal cumpriu a promessa de tornar os liberais mais “populares”: agora chama-se Quim.
conduzido pelo Daniel Oliveira. O artigo no Expresso é aberto e merece ser lido.
o Presidente da República promulga o OE2023. Mas faz mal. Faz muito mal.
Em entrevista a Piers Morgan que sairá amanhã, Pedro Nuno Santos critica o seu anterior clube e diz que o cozinheiro do PS ainda é o mesmo do tempo do engenheiro Sócrates.
Isso é mais ou menos do que a própria JPMorgan causou só nos últimos anos?
Prefere a estagnação económica permanente porquê?
O euro já falhou, tudo o resto é continuar a sugar os pobres e criar um caos maior na Europa – a estrema direita não ganha este ano, ganha daqui a quatro quando tudo continuar a pior para os europeus. Todos? não, só 99%.
Eu posso concordar que não se deveria ter entrado no Euro. Mas não se pode querer o melhor de 2 mundos, foi a entrada no Euro que permitiu uma acentuada descida nos juros, que logo os nossos governos (Guterres e Durão Barroso) trataram de gastar à tripa forra…
O que não quero de forma alguma são desvalorizações monetárias para lá da flutuação cambial. Porque aos governos é sempre mais fácil aplicar desvalorizar a moeda, para esconder a falta de rigor nas contas…
Os juros combatem-se com a inflação (moderada), que por sua vez faz com que o capital fique menos parado e rentista e ajuda a aliviar a desigualdade, criando mais verdadeiro empreendedorismo.
Preocupações com juros normais e controláveis faz tão pouco sentido como preocupações com défices normais e controláveis, é desaproveitar oportunidades de crescimento a troco de nada. (O normal e controlável é que é um pouco discutível, mas muito maiores do que o neoliberalismo vende.)
Pode sempre comparar quanto Portugal pagava por juros e quanto passou a pagar após ter entrado no Euro. Lembra-se dos critérios de convergência de que falava Sousa Franco?
Pode sempre comparar aquilo que os portugueses tinham para comer antes e depois, era mais útil.
Não me parece que apesar de tudo existam grandes diferenças entre o final dos anos 90 e a actualidade. Mas os portugueses estão mais endividados, muito por força dos empréstimos a 100% para compra de casa. E mais, era frequente no início deste milénio, sobreavaliar o imóvel para financiar também mobílias, electrodomésticos e até automóveis… Sei do que falo, conheço casos concretos e algumas pessoas à mínima dificuldade, tiveram problemas… (os bancos não estão isentos de responsabilidade, bem pelo contrário, porque pressionavam os gestores para conceder empréstimos…)
Esta é uma notícia que os Bancos compram para chantagear quem defende a saida do euro ,para não ficarmos amarrados a um tratado orçamental terrorista e a uma dívida incontrolável e impagável. E aí está a diferença entre a verdadeira esquerda e a extrema-direita, a defesa do não pagamento desta dívida odiosa e ilegitima, a nacionalização da banca e seu controlo por parte de quem trabalha. Em suma um programa anti-capitalista. E é também fundamental dizer quando a dita esquerda não se assume com clareza esta defesa, partidos xenófobos e fascistas conseguem atrair milhares de trabalhadores.
Independentemente disso, o que é verdade, a estrutura e as regras do euro garantem que os grandes grupos económicos e acima de tudo a banca saem sempre a ganhar e que os outros é que pagam as inevitáveis crises, levando a um aumento da desigualdade incompatível com a democracia.
Por outro lado, o rodinhas garantiu que os europeus ficassem extremamente divididos sobre o caminho da zona euro, tornando qualquer reforma impossível, acabando por despejar experimentalismo em cima de experimentalismo. Face a isto, a bem ou a mal, outros países acabarão por ficar agarrados ao empobrecimento perpétuo, e ou cai a democracia ou a moeda que não tem nada de única.
Dívida odiosa e ilegítima?
Mas quer transformar Portugal na Argentina ou Venezuela?
E acrescento, mesmo que obtivesse o perdão total, acredita mesmo que Portugal deixaria de recorrer aos mercados? Quem pede um empréstimo é que vai decidir a taxa? Explique como consegue, porque sou bem capaz de estar interessado num empréstimo se for eu a decidir as condições do mesmo.
Percebo que há quem não respeite o direito à propriedade, mas para mim isso tem nome, é roubo… essa teoria económica só tem dado mau resultado, igualando todos na pobreza.
Funcionou para a Alemanha, pelo menos.
Estou a gostar da vossa conversa que já vai longa, com bons argumentos de todas as partes. O que mais me agrada é a serenidade e a pacatez do ambiente, digno de uma tertúlia, a sério. Portanto não vos vou interromper.
* Só um pequena informação
Eu também queria deixar o “aerius”, pois já estou farto dele.
Mas o meu médico não me deixa, porque sofro de rinite alérgica.
E assim, vou ter que viver com isto até ao fina da vida, mesmo contra a minha vontade.
Ninguém me mandou ter nascido!
A mim não me preocupa muito que alguma esquerda (pouca) defenda a saída. Preocupa-me mais que o projecto europeu se esteja a desmoronar todos os dias. Agora já se decretou (Merkel e Cª) que vamos a várias velocidades. Recordam-se da “convergência”?? Deixem-me rir para não chorar…
Não esbanjámos……..Não pagamos!!!!
Estas previsões são como as que se fizeram antes do Brexit. Disseram que ia ser um desastre económico e falharam redondamente. Percebe-se, portanto, que as “previsões” se tornaram armas de combate político destinadas a meter medo e a condicionar o voto. E as câmaras de eco como o António DE Almeida estão cá para as amplificar.
Que eu saiba o brexit ainda não aconteceu… continua a existir livre circulação de pessoas, bens, capitais, mercadorias e assim continuará, pelo menos nos próximos 2 anos.