Sobral


Hoje ouvi a canção que ganhou o festival da RTP. Não fazia tal coisa há décadas. Desde que tal evento se transformou num desfile de mediocridade musical e poética que nos provocava vergonha por procuração – e aquilo não é nada connosco. Mas disseram que a canção era da Luísa Sobral e eu gosto dela. Gosto daquela mistura de bossa dos anos 60, cool jazz, palavras que cantam, acompanhamentos e arranjos decentes, tudo regado com o caramelo de uma cândida sensualidade. São canções que parecem feitas para ser cantadas ao ouvido. Não conhecia o mano Salvador, versão masculina da voz da irmã. A mesma entoação, o mesmo jeito, mas não é ela. E nós não conseguimos deixar de pensar no que será a canção cantada pela sua criadora. Não me interessa nada se “ganhamos”- acho piada a esta primeira pessoa do plural…- o festival inter-pimba ou não. Há mais uma boa canção em português. Pela raridade do fenómeno, saúda-se.

Comments

  1. Gosto. Há originalidade.

  2. Maria Correia says:

    Pois eu ouvi o Salvador Sobral ao vivo há uns dois meses atrás, ainda antes do festival, e fiquei fã, pela originalidade e pelo talento. Este rapaz está agora a começar a ser conhecido, mas vai (ou já está a) dar que falar.

  3. Filipe says:

    Se nos anos 80 a música Portuguesa contava-se pelos dedos , agora existe tanta e tanta à razão tal como por dia se escrevem e editam livros . Acontece o esperado , tanta tanta tanta , juntas não fazem uma dos anos 80 . Nem nem o ilustres conseguem entrar num top internacional , apenas vão lá fora dar concertos para meia dúzia ouvirem . A razão é quem ganha aqueles concursos de música atuais lá fora , vai ao top e vende MILHÕES , por cá , arrecadam-se com milhares , mais de metade comprados por eles para oferecerem a amigos e familiares … triste Portugal que só no Futebol e pouco mais consegue ter um ou dois lá fora … a vingar . E , esqueci .. pois andam por aí uns que mais parecem que gravaram a música no WC , faltou foi puxar o autoclismo , para irem ter ao esgoto .

    • Quer vossemecê dizer que as canções que têm ganho a eurovisão são de excelsa qualidade, capazes de nos fazer rasgar as vestes por não conseguirmos atingir tal acme?!

  4. José Peralta says:

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s