Ri-te agora, Passos


Foto: Miguel A. Lopes/Lusa@Expresso

Este é Pedro Passos Coelho, o deputado que, segundo o Expresso, chorou de rir na estreia de Mário Centeno. Na imagem, também do Expresso, podem efectivamente vê-lo a rir, com aquele ar maroto de Diácono Remédios, secundado por dois outros deputados, também eles a esboçar um sorriso, que o Centeno era (e é) um tipo extremamente engraçado.

Suspeito, porém, que os motivos para sorrir comecem a ser cada vez menos. Disseram-nos que o fim só não estava próximo porque a experiência não duraria um mês, depois dois, meio ano, um Orçamento de Estado, mas o tempo passou e a profecia não se cumpriu. Afinal o fim estava mesmo próximo e o destino que nos esperava estava algures entre a Venezuela e a Coreia do Norte, controlado por perigosos comunistas e bloquistas que afugentariam todo e qualquer investidor. Que fariam o desemprego disparar. Que fariam o défice disparar. Que deixariam a economia de tal forma arrasada que o único cenário possível seria um novo resgate.

Um ano e meio após o início das profecias cataclísmicas, a Geringonça mantém-se de pé. Devolveram-se rendimentos, aumentou-se o salário mínimo, criaram-se postos de trabalho, reduziu-se a carga fiscal, o crescimento económico é uma realidade (o resultado do primeiro trimestre de 2017, face ao período homólogo, é o melhor em 10 anos) e até o défice está hoje controlado, apesar das projecções da deputada Maria Luís Albuquerque, que considerava “aritmeticamente” impossível que o governo conseguisse cumprir as exigências de Bruxelas. Apesar das sanções que nunca vieram, do resgate que se ficou a vestir e do Diabo que continua em parte incerta.

De cabeça perdida, a oposição agarra-se a fábulas de leviatãs que se alimentam de crianças inocentes. De bestas totalitárias que aprisionaram a democracia e que projectam um reino de terror e censura, onde a imprensa será capturada, a propriedade privada será suprimida e toda a liberdade será obliterada da face do rectângulo. Não admiram os sucessivos trambolhões em tudo o que é sondagem. A narrativa não tem qualquer aderência à realidade.

Entretanto, escrevo-vos estas palavras após ter lido as surpreendentes declarações de Wolfgang Schaüble, o poderoso ministro das Finanças alemão, que hoje afirmou que Mário Centeno é o Cristiano Ronaldo do Ecofin. Vindo de um político que foi umas das vozes mais críticas do caminho escolhido pelo executivo António Costa, nomeadamente no que toca à devolução de rendimentos e ao aumento do salário mínimo, tem um sabor especial. Não me lembro de um elogio destes, endereçado a qualquer membro do anterior governo, apesar da vassalagem e do beija-mão.

Começa a ser difícil arranjar desculpas. Quando chegamos ao ponto em que é o próprio ministro das Finanças alemão a elogiar o trabalho de Mário Centeno, comparando-o ao astro maior do futebol mundial, quer me parecer que estamos perante um caso sério de sucesso, que nem os mais radicais adeptos da austeridade conseguem negar. Principalmente quando o elogio parte do líder espiritual deles. Ri-te agora, Passos.

Foto@Jornal Económico

Comments

  1. Rui Naldinho says:

    Ainda vou ver o PSD a culpar a Sr. Wolfgang Schäuble pela criação da Geringonça.p

  2. JgMenos says:

    Ver a comunada empenhada no controlo do défice nunca passou pela cabeça do PPC.
    É vê-los ufanos da sua performance. Admirável!

  3. José Fontes says:

    Rui Naldinho e João Mendes:
    Vocês estão a cometer um grave erro de avaliação.
    Não estão a contar com o argumento «científico» do olharapo JgMenos (esse sim, esse é e será, eternamente), o veredicto final sobre o Centeno presente e «p’ra futuro» como diz o cromo Passos num arrobo digno do melhor Português saloio.

    • José Fontes says:

      Rui Naldinho e João Mendes:
      O olharapo antecipou-se 1 minuto ao meu comentário.
      Eu bem desconfiava de que ele estaria no seu laboratório científico a preparar uma resposta demolidora.
      Afinal, saiu esta merda que se vê, eu leio aquilo e faz-me lembrar a anedota do Bocage: Ao passar numa rua viu uma bosta no passeio. Meteu o dedo, provou e concluiu: Ainda bem que não pisei, é mesmo merda.
      Mas com este olharapo a gente nem precisa ler para saber que os argumentos da criatura são mesmo merda.

  4. JgMenos says:

    Um bom contabilista e um treteiro para embrulhar os treteiros comunas, eis os instrumentos do ‘sucesso’.

  5. Ana A. says:

    “De bestas totalitárias que aprisionaram a democracia e que projectam um reino de terror e censura, onde a imprensa será capturada…”
    Não quero ser desmancha prazeres, mas o cenário acima descrito já há muito que ensombra o mundo. É só olhar para a “democrática” UE; para a financeirização da economia; dos tratados CETA, TTPI e quejandos; as boas vizinhanças com o “nuclear, sim, mas pouco!”… que sei eu?!
    Não me apetece celebrar!

  6. José Peralta says:

    Ri-te agora, passos !

    O schäuble, o que permitiu que lhe engraxasses as botas ! O
    schäuble, o que “nomeou” a mentira loura albuquerque como sua “barbie” de estimação !

    O schäuble, esse troglodita que quando o Deutsche Bank entra em bancarrota, ataca as políticas humanistas da geringonça !

    Tanto unto, tanta graxa desperdiçada, tanto boné na mão e joelho no chão pagos pelo nosso bolso ! E para quê ?

    Pois é esse o schäuble que agora te trai e te “ferra” as canelas…
    Nem uma festa na tua cabeça, nem um passar-te a mão pelo lombo !

    Só isso me agrada no schäuble ! Porque deve ser um aviso à geringonça da sua próxima traição, que nada garante que não seja ao Costa…

    De trogloditas daquele calibre, há tudo a esperar…

  7. JgMenos says:

    Que contentes com os mimos do Scäuble!!!
    Divertidíssimo…

    • José Fontes says:

      Olharapo JgMenos:
      Que enjoado [que tu estás] com os mimos de Scäuble!!!
      Divertidíssimo…
      Quem haveria de dizer as voltas que o mundo dá, movido por uma Geringonça.

    • José Peralta says:

      Ó “menos” !

      Ora lê lá melhor : Só isso me agrada no schäuble (a traição ao passos…) ! Porque deve ser um aviso à geringonça, da sua próxima traição, que nada garante que não seja ao Costa…

      Para mim, os “mimos” do schäuble são só um àlerta do que poderá vir a seguir…

      Já percebeste agora ? Estava a ver que não conseguias…

      • JgMenos says:

        Disfarça o melhor que puderes, Peralta, mas as razões dos elogios do Schäuble ao Passos e ao Geringonço são exactamente as mesmas – sem alternativa alguma!

  8. Mas afinal quem é o PPC? A não ser um bom menino de recados.

  9. arlindo vicente says:

    Rite agora, Passos ” talvez devagarinho possas voltar a aprender ” segue os conselhos do Salvador.

  10. Ricardo Almeida says:

    E assim se vê o tipo de político, e pessoa, que Pedro II é. Uma criança, ou pior, uma criança mal educada a necessitar urgentemente de um belo par de chapadas nas trombas.
    Esta situação já é doce q.b mas recuperar estas figurinhas por parte do P.M exilado e demais underlings, bem, é uma nova camada de açucar por cima.
    O Schäuble andou a insistir numa estratégia ruinosa mas é sempre para os outros. Mas o tipo é espertalhão, ele e o resto da escumalha da ECOFIN. Depois de ver o buraco em que Pedro II se meteu, a ele e toda a direita PSD-CDS, pensou e bem “Chiça, não quero ficar um século sem ver o Sol” e lá acabou por engolir um sapo do tamanho de um autocarro. Hoje Centeno é o menino bonito de uma Europa que nem à 12 meses atrás enviava bandeijas para a cabeça deste ser entregue como deve ser. Como disse, é demasiado bom.
    Olha se o homem ainda acaba a presidir a coisa? Vai ser como ter um iraquiano como director de Guantanamo! Espero apenas que tenha mais decência e honra que o “camarada” Durão e pelo menos acabe o mandato.
    Se tal acontecer, gostava que se fizesse silêncio em Portugal por um minuto, apenas para podermos ouvir as cabeças dos trolls de direita e toda a redacção do Observador e Insurgente a explodir.

    Quero só sugerir uma pequena correcção: onde se lê “deputada Maria Luís Albuquerque” deve-se ler “funcionária da Arrow Global Maria Luís Albuquerque”

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s