A hipocrisia de Cavaco (ainda a propósito de Rosa Lobato Faria)



Fiz ontem a evocação de Rosa Lobato Faria, uma grande senhora. Pouco tempo depois, sucediam-se as homenagens públicas. Entre as várias que ouvi, impressionou-me a hipocrisia do Presidente da República Cavaco Silva, ainda para mais exercida no momento da morte de uma pessoa.
Se bem se lembram, foi através de pressões directas ou indirectas que o Governo de Cavaco Silva conseguiu a suspensão, em 1987, do programa «Humor de Perdição», escrito por Rosa Lobato de Faria e interpretado por Herman José. Apenas porque ali se brincava com figuras históricas como Florbela Espanca ou Fernando Pessoa.
Na altura, Cavaco não a achava uma grande mulher. Pois, a memória é curta. Depois da morte, todos são grandes. Já não chateiam.

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Brincar com a Rainha, chamando-lhe “Urraca” foi um horror…

  2. Mariana Brito says:

    Concordo com o facto de Cavaco ser (mais) um hipocrita da nossa política! Acho lastimável esse facto e tenho pena que quem dê a cara pelo meu país seja uma pessoa destas. Mas nao podia deixar de lhe fazer um reparo, caro Luís, que se prende com a correcção das informações do post. A Rosinha, participava no programa Humor de Perdição como actriz MAS quanto ao escrever apenas o fez para a letra do genérico e para uma ou outra canção. TODO o restante programa era TATALMENTE escrito pelo Herman. Coisa que hoje em dia já nenhum humorista faz. Com os melhores cumprimentos e com a saudade dessa grande mulher. Bem-hajas Rosa!

    Mariana

  3. Ana Correia says:

    Uma das regras mais importantes para se pertencer à sociedade e ser se politicamente correcto, é ser se hipocrita. isso não é defeito. E não venham com tretas como se nunca o tivessem feito…e além do mais as pessoas podem mudar de opinião, só os idiotas é que não mudam. E de facto a Rosa era actriz no Humor de perdição e fez a letra do genérico, não foi contra ela, perdeu uma ocasião de estar calado.
    E o Herman…o que não o mata, torna o mais forte. E ele é o mais forte no coração de todos nós e na história do humor deste País.
    Ana Correia

  4. “É preso por ter cão e preso por não ter…”
    Realmente, já não sei o que pensar?????
    Que grande salada russa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Não vejo onde está a hipocrisia do nosso Presidente Cavaco Silva.
    O contrário é que seria, não acham?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s