Passos Coelho: O PGR devia ser demitido! Desculpe?


O PGR devia ser demitido porque não contou a verdade toda e não contou a verdade toda porque quis defender o primeiro ministro de quem, em última análise, depende! Ora, bolas! Assim, o que faria o primeiro ministro se ele, PGR, ao contrário do que fez, tivesse tratado Sócrates como devia? Mantinha-o?

Como se vê isto anda tudo às avessas, tão às avessas que o Pedro Passos Coelho nem se lembrou que a hipótese possível é demitir o primeiro-ministro para, então sim, o PGR ser demitido! É que aqui a velha história do ovo e da galinha não se aplica, quem nasceu primeiro foi mesmo o primeiro-ministro e, portanto, só há ESTE PGR enquanto houver ESTE primeiro ministro. Grande e laboriosa separação de poderes democráticos, se o PGR fizer o seu trabalho é demitido pelo poder político, de quem devia ser independente!

Então, se o PGR não é independente de Sócrates como vai Pinto Monteiro exercer o seu mandato se o governo ou alguem do governo estiver sob a alçada da Justiça? É que a situação é esta. Ou exerce e vai para a rua ou não exerce e mantém-se! A separação de poderes, um dos pilares da democracia está à vista, o PGR mantém-se! Logo, não exerceu as suas funções com independência o que leva a oposição a querer demiti-lo e o governo a segurá-lo!

Se o PGR dependesse da Assembleia da República e fosse necessária uma maioria qualificada para o nomear ou demitir a independencia do poder Judicial seria garantida, não teríamos esta vergonha de ter uma Justiça em roda livre porque quem pode ser incomodado depende de quem investiga e quem investiga depende de quem o nomeia! Confusos?

O Pedro Passos Coelho tambem está confuso, nada de extremar emoções, isto é para se ir percebendo e melhorando e podemos sempre dar como exemplo o facto do magistrado Lopes da Mota, sendo do PS, ter sido demitido de Presidente do Eurojust!

Terá sido por ter exercido a função para que foi nomeado?

Comments

  1. maria monteiro says:

    Vá lá aproveitem a vinda do Papa e aprovem uma Amnistia … vá la… senhor primeiro, acompanhantes e amigos façam a lista dos crimes e criem a lei … libertem-se de todas as escutas e de todos os tormentos…

  2. Luis Moreira says:

    bem hajas, Maria!

  3. Pedro Saraiva says:

    OH meu caro,
    Isto parece o copo meio cheio ou copo meio vazio! >Como deve calcular, não foi nem é de animo leve que as pessoas proferem declarações públicas. Há todo um estudo do que se vai dizer e qual irá ser a reacção das pessoas quando ouvirem certas afirmações. E esta é um delas! Não percebeu que é mais facil demitir o PGR do o 1º ministro? E a ser demitido o PGR, é porque houve ocultação de factos, convindo ao 1º Ministro, restando apenas a sua própria demissão!
    Há vários caminhos, meu caro! uns mais rápidos que outros, uns mais fortes que outros! e estrategicamente o PPC esteve brilhante nesta matéria…os outros viram tarde, como estão aliás atrasados em muita coisa!!

  4. Ana Paula Fitas says:

    Obrigado pelo aviso de que o Aventar está de regresso 🙂
    … agora os links já estão activos 🙂
    Abraço.


  5. nao m levem a mal mas gostava de saber se vai ou nao haver amnistia ou nao ,alguen me podia dizer por favor!!!!!!!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.