MC Snake não volta a cantar, e a PSP vai continuar a matar?

Nuno Rodrigues, aka Mc Snake, foi atingido por um disparo da PSP na sequência de uma perseguição no mínimo mal esclarecida.

O vocalista convidado deste  Navegantes de Sam The Kid não volta a cantar. A pergunta é: a PSP voltará a assassinar (disparar sobre um veículo mesmo que em fuga não havendo uma situação de perigo para terceiros em Portugal é homicídio) acidentalmente, ou está mesmo a comprar uma guerra social?

É que se estiver até pode comprar barato, mas vai-lhe custar muito caro.

Actualização: Nem armas, nem drogas, nada foi encontrado no automóvel, um velho chaço que não precisava de ser travado a tiro. O autor do disparo foi constituído arguido, mas continua em funções. Ao menos tiraram-lhe a arma?

Comments

  1. maria monteiro says:

    Será que a policia mandou parar? Se sim porque é que não respeitaram a autoridade?

  2. O título deste post é totalmente despropositado. A morte do vocalista foi um triste acidente, se a PSP anda-se a matar ia a chelas e a outros sitios fuzilava todos aqueles que o “merecem”.
    Se é verdade que a GNR teve um comportamento errado, não é menos verdade que o automobilista também o teve, afinal desrespeitou a ordem de autoridade.
    Pois… como autoridade até nem é muito respeitada e agora aconteceu o pior.
    Pelo que vejo do seu trabalho parecia excelente profissional.
    Cumprimentos.

  3. Mal esclarecida? A policia mandou parar, ele nao parou e fugiu, após vários avisos incluindo um tiro para o ar, o policia na tentativa de acertar nos pneus acabou por falhar e acertar no condutor. Em perseguições é dificil manter uma pontaria eficaz. É o que dá nao respeitar a autoridade, os pseudo-gangstas pensam que podem fazer tudo…

  4. A pena de morte está esclarecida em Portugal desde o séc. XIX.
    Precisamente porque ” em perseguições é dificil manter uma pontaria eficaz” não se atira a quem incorre no crime de desobediência à autoridade. Pode ter-se o azar de acertar. E quem teve o azar de lhe terem acertado já não vai a tribunal por um simples crime de desobediência. Está mal, ou acham que está bem?

  5. Joao says:

    Eu só digo, das Docas aos Pupilos são alguns kms, teve muita estrada para parar, não parou, queimou-se com o fogo que acendeu.

    Hoje em dia já não existe respeito por ninguém, muito provavelmente quem fala mal da policia faria o meu que o snake fez ou pior, mas porque é que raio o homem fugiu… Devia estar limpinho…

    Terminou mal, pois, teve azar, mas mais azar vai ter o policia com problemas para o resto da vida, por causa dum gajo daqueles…

    No fundo a culpa vai bater sempre nos mesmos, mas quem faz as leis e permite que o país caminhe para este estado não sofre nada.

  6. Entre os negros, costumamos brincar com adágio “em caso de dúvida, o preto é culpado”. Não quero jogar a “race card” mas como é que se explica que a policia disparar contra um homem em fuga não armado num Lancia Y10 com 10 anos? É preciso um Ferrari para interceptar o Y10?

  7. O Mestiço says:

    Branco a correr é ATLETA. Preto a correr é LADRÃO. Preto a fugir de “Bote” é TRAFICANTE de certeza. A nossa sociedade é muito esteriotipada … Não confundem um acto isolado com UM modo de estar na vida … Ahh era “Happer” logo “BANDIDO” , pensarão muitos. O Hip Hop é uma cultura, um modo de estar na vida … Há Bons e Há Maus, como em todo o lado. … O ASSASSINADO poderia ser um BRANCO …

  8. António says:

    Na verdade se há alguém que prevaricou não foi a Polícia. Esta limitou-se a mandar parar um cidadão eventualmente para o identificar. Porque é que este não parou? Esta sim, é a questão. Ao tentar fugir, sabia que estava a jogar com a vida. A dele e até a de outros. Se não tivesse sido parado pela Polícia e tivesse atropelado e morto outra pessoa,estaria certo? Nós estamos a tentar viver numa democracia, não numa arnarquia onde quem joga pode ganhar ou perder.

  9. Aos defensores da aplicação da pena de morte sem julgamento a quem não obedeça a uma ordem da PSP para parar, pergunto: e se o tiro atingisse um cidadão que não tinha nada a ver com o assunto e ia a passar? E se esse cidadão fosse um de vocês ou alguém que vos é próximo? Ou muito simplesmente se fosse branco?
    Continuavam a defender o agente da PSP?

  10. zedlav says:

    Moro em são domingos de benfica e essa noite estava acordado.
    Não vi, mas ouvi os disparos. Sim eu disse disparos no plural porque não foi nem um nem três tiros que o agente disparou contra o alegado grande criminoso, pelo menos nos olhos deste grande agente policial com queda para juiz de rua.
    Nessa noite comecei por ouvir dois tiros seguidos e nem tinha passado três segundos, quando são disparados mais e desta vez não foram apenas dois. Bem, eu não sei quantas munições tem uma arma da psp mas leva-me a crer que este agente regressou á esquadra sem elas. Estranho é ver agora na televisão que este agente poderá ser acusado de homicidio involuntário.
    Já estou a imaginar o agente em tribunal a dizer: “Sim eu disparei mais de quatro tiros sobre o suspeito mas não sabia que o podia matar, nem era a minha intenção matar o suspeito, foi por isso disparei mais de quatro tiros sobre o suspeito”.

  11. Gonçalo says:

    Pois, la está, o sacana do policia lá deve ter percebido que era negro, rapper e de chelas (vide noticia no publcio) só porque, no carro (que por acaso não parou numa operação stop e que foi desde as docas até à radial de benfica com carros da policia atrás a persegui-lo) dizia, em letras garrafais e a neon, “Disparem porque sou negro, rapper e de Chelas”.

    Claro está que a morte de uma qualquer pessoa – principalmente às mãos de um policia, que está legal e institucionalmente habilitado para usar armas de fogo de acordo com o seu critério (que, como sabemos, está sujeito a todas as particularidades do julgamento humano, com tudo o que isso implica) – é grave. Mas a pergunta será: se o tiro me fosse dado a mim (que sou branco, apesar de não usar a tal da gravata – vide noticia) ser-me-ia prestada tanta consideração e automatica repreensão do policia? Ou seria tratado como o sacana que não parou na operação stop e que desatou a fugir à policia?

    A inversão do onus em função da cor / estatuto social é um caminho muito perigoso. Se o policia errou, que se puna. Agora, tomar imediatamente partido o u encontrar justificações estupidas (era um Y10 1000 mas teve jeitinho para fazer a av. de ceuta, o eixo norte sul e entrar na radial à frente de um carro da bófia. Não é preciso um ferrari, mas o policia não tem de por em causa a integridade fisica dele – abalroando o carro e tornando tudo muito pior – por causa de um labrego qualquer. Até porque só com muita má fé – e com uma excelente pontaria do policia – é que se pode assumir que o policia fez de propósito para o matar)

  12. Nuno says:

    Era preciso disparar!,querem carros velozes e nem conseguem alcançar um Lancia Y10 com 10 anos?ISTO É SIMPLES,OBVIAMENTE QUE É FACIL FALAR,MAS NINGUÉM PODE FICAR IMPUNE,sendo que segundo as circunstancias digo claramente que não havia necessidade de disparar,UM POLICIA TEM QUE SER MUITO PONDERADO,é só isto…

  13. Nuno says:

    A QUESTÃO NÃO TEM A VER COM COR DE PELE,ATÉ PORQUE HUMANAMENTE OS SERES HUMANOS A NIVEL BIOLOGICO SAO TODOS IGUAIS,REPITO TODOS!,NÃO VENHAM COM CONVERSAS DE COR,PORQUE,O HOMEM É QUE DESNECESSARIAMENTE FALA EM COR DE PELE QUANDO ISSO É IRRELEVANTE(A TODOS OS NIVEÍS,JULGUE-SE O HOMEM NÃO A SUA COR PORQUE ELA(A COR NÃO TEM CONSCIÊNCIA),O QUE SE PRETENDE É JULGAR CORRECTAMENTE,E PARECE-ME ÓBVIO,QUE ESTE DESFECHO PODERIA SER CLARAMENTE EVITADO.

    PS:CONDOLENCAIS PARA A FAMILIA DE MC SNAKE(Nuno Rodrigues)

  14. RaChe says:

    para mim é lamentável a perda de uma pessoa tão criativa e humilde como o Snake..mas essa não é a questão, eu nem sequer quero imaginar o que seria dispararem contra o meu carro caso eu não parra-se numa operação stop..são inúmeras as razões que podem ter levado ao sucedido, eu se tivesse alguém da família no hospital em estado grave não iria parar..será justo balear um carro sem ponderar todas essas hipóteses? não poderiam ter seguido o carro? eventualmente iria parar e caso tivesse álcool ou drogas as mesmas ainda estariam dentro da viatura..claramente que se levantam várias questões com esta triste morte, defendendo devido à profissão, raça, etc..mas se fosse um cidadão comum cuja mulher estaria a dar à luz? as opiniões não seriam diferentes e o agente da PSP não seria considerado assassino?

  15. Luis Moreira says:

    Acredito mais que o mandaram parar por o carro ser um y 1000 velho do que por ele ser preto. Se um preto for nunca BMW ninguem o manda parar, essa é que é a verdade. Agora se a polícia anda com armas e não se serve delas numa perseguição, as armas servem para quê? Morreu uma pessoa e isso é uma tragédia mas não podemos querer uma sociedade “não violenta” e uma polícia sem autoridade. É incompatível, embora tambem não perceba porque acertam sempre um metro acima dos pneus…

  16. Lucas says:

    Deixem de pensar que vivem num mundo cor de rosa e que a policia trata todos de igual forma.

    Infelizmente, ser negro em Portugal ainda tem muitos hand-caps.

  17. Miguel Andrade says:

    Sinceramente não dá para entender a revolta das pessoas por ele ter sido baleado.
    A policia mandou-o parar, até admito que ele não tivesse visto, mas depois de 8km a ser perseguido com tiros de aviso se não parou foi porque não quis.
    Acho inacreditavel que se esse gajo tivesse atropelado uma criança durante a fuga já toda a gente vinha dizer que a policia devia ter feito alguma coisa.
    Não há muito tempo foi morto 1 branco aqui no Norte e não foi morto por ser branco, foi morto porque não parou quando a policia o mandou…

    Discriminaçao é haver uns que tem que parar e cumprir a lei e outros que se acham acima dela e que se lixe a policia e o resto.

    Só há um culpado da sua morte, ele mesmo que se quis armar em esperto para poder contar aos amigos que fugiu à bofia…

  18. Sérgio says:

    Já me fartei de ler notícias e comentários sobre o assunto e acho incrível que acha tanta gente otária que continue a dizer que a culpa é dele (Snake) porque não parou. F******, desculpem lá; então há uma lei que proíbe o polícia de fazer uso da arma numa situação como aquelas e o culpado é o falecido?Por aqui se vê o valor que a vida humana tem actualmente…palhaços!O POLÍCIA NÃO PODIA DISPARAR NAQUELA SITUAÇÃO. NEM TIRO PARA O AR, NEM PARA O LADO, NEM PARA LADO NENHUM…

  19. Luis Moreira :
    Acredito mais que o mandaram parar por o carro ser um y 1000 velho do que por ele ser preto. Se um preto for nunca BMW ninguem o manda parar, essa é que é a verdade. Agora se a polícia anda com armas e não se serve delas numa perseguição, as armas servem para quê? Morreu uma pessoa e isso é uma tragédia mas não podemos querer uma sociedade “não violenta” e uma polícia sem autoridade. É incompatível, embora tambem não perceba porque acertam sempre um metro acima dos pneus…

    Caro bloguista, so lhe dou a razao no ultimo verso.
    hipocrisia é dizer que a cor de pele pouco importa, hipocrisia é dizer que somos todos iguais, seja preto, branco, amarelo ou cigano! e dizer que nao existe o racismo nem o preconceito que sao coisas do passado. Por amor de deus, Preto num BMW ou Mercedes, cre mesmo que nao mandam parar??!!! em que mundo vive diga-me?!! Meu tio Sargento, cumpridor, foi mandado parar numa opereçao stop. como é obvio omitio a identidade para ver no que ia dar, o agente a primeira coisa que disse ao intercepta-lo nao foi “Boa noite, seus documentos sff…” Foi;” …sim senhor… Mercedes heim, trafica, rouba? documentos sff…” Heyy!!!!! o Racismo existe mas quem esta a querer tapar os olhos? quem é o estupido suficiente para tal. no fim da palhaçada em que o meu tio se identificou perante o agente, suas palavras fora ;” Porque é que nao se apresentou antes? peço imensa desculpa senhor.” Digam-me o que é isto?!! Obvio que foi feita uma queixa para o agente por descriminaçao e preconceito. Preto é marginalizado seja como for é esteriotipado seja por onde for nao me venham com falas mansas. Snake era um individuo excelente, e o que realmente aconteceu naquela noite infelizmente ele nunca podera contar!! Respeito aos familiares e amigos…. Rip Nuno fica em pAz**

    • Luís Moreira says:

      Não me parece que a questão do racismo se coloque com essa firmeza. quem é branco tambem é mandado parar em Luanda, Maputo…é natural não é a terra natal, mas não acredito que mataram o rapaz por ser preto!

  20. Alexandra says:

    Tanta especulação à volta desta lamentável morte… Atirou para o ar para assustar (sorte não ter acertado em ninguém que nada tinha a haver com o assunto) e matou sem querer (dos pneus à mala o falhanço ainda é grande)… Se não sabia se iria acertar não atirasse, era menos uma vida que era tirada sem justificação! Fugiu?! E depois?! Começa-se uma perseguição fatal só porque sim?! Li que não tinham lagartas para o caso de fuga, o chefe não estava lá, e eram 4 da intervenção… Quis armar-se em herói para o chefe para ser condecorado?! Agora devia (e espero que se faça justiça) ir preso durante uns bons anos para se lembrar que roubou a vida a um pai, a um filho… E era um Y10… Tantos carros novos que vi a sair para a polícia sempre que fui à oficina, com grandes cilindradas, todos XPTO e não o conseguem interceptar?! Teve que ser ao tiro?! Quem já fugiu não foi morto, talvez perseguido, mas se não foram feitas as devidas deligências a fim de se apurar o sucedido ( e falo por casos que eu própria conheço)… A verdade só o Nuno a sabe, o motivo que o levou a tal morreu com ele a partir do momento em que lhe roubaram a vida… Descansa Em Paz Nuno (sempre lembrado como Mc Snake)… Os meus sinceros pêsames a toda a sua família e amigos…

    Em relação ao racismo, esse existe em todo o lado… Por mais que se lute contra tal haverá sempre alguém que o perpetuará! Em relação ao mandar parar, a mim mandaram-me e estava de 207, passou um homem de cor num bruta carro, um Vw Eos novinho em folha, de capota aberta e som alto, ninguém o mandou parar… Passou como se nada fosse… Não sou racista, nem meto em questão a situação dos carros ou da cor, mas dou razão quando dizem que muita gente com brutas carrões não são mandados parar, e se calhar esses sim são do piorio… Não vou especular em relação a esta morte, estarei sempre atenta para ver os desenvolvimentos, e quero ver se será realmente feita justiça…

  21. Ricardo says:

    Foi bem morto o filho da puta..Nao respeita a lei entao k se foda.Merdoso, so tenho pena k nao tenham morrido tambem a familia e amigos do filho da puta do snake.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.