Blogues locais – O Cântaro Zangado

Algarvear a Serra da Estrela, não obrigado!

Aqui está uma boa causa, impedir que a Serra da Estrela se converta num monstro de cimento por muitos turistas que traga.

Comece na Covilhã a subir, vai encontrar o antigo sanatório à esquerda, a seguir os móteis, mais à direita e acima, à sua direita começa a descida belíssima que o levará a Manteigas, com o Mondeguinho a descer no vale talhado a verde. Antes de chegar lá abaixo, à sua direita, por um caminho onde só cabe um carro, apanhe o trilho que o levará À boca do Inferno. Volte, desça até aos tanques de trutas, viveiros que alimentam rios e lagoas. Saia do carro e respire, mexa as pernas, é tudo único.

Torne a subir, lá em cima volte à sua direita, até ao cume, com a serra a dominar os sentidos, granito, neve e lagoas, grande e pequena, e enfim o cimo, agora cheio de neve natural e artificial para glória dos amantes dos desportos de inverno. Pistas, e transportes para voltar a subir as pistas antes de nova descida, uma e outra vez, mas se não quer experimentar, não perca tempo e desça na direcção da mais alta aldeia de Portugal, Sortelha, linda de morrer, com casas de turismo rural, belos passeios e o cabritinho no forno é de chorar por mais.

Se tiver um quintal traga um cachorrinho Serra da Estrela, com pêlo ou sem pêlo, ou ambos, se olhar para um já não vem de lá sem ele, acelere para a Cova da Beira, Fundão, Alpedrinha, Idanha -a -Nova e a Velha, Monsanto, Castelo Novo, e as cerejas, Ó meu Deus as cerejeiras em flôr…

Comments


  1. Olá 🙂
    O Blogue dos Manteigas de visita a este cantinho 😉
    Um abraço,
    http://bloteigas.blogspot.com/


  2. “direcção da mais alta aldeia de Portugal, Sortelha”

    Sabugueiro, não?

  3. Luis Moreira says:

    Sabugueiro, nem mais! Afinal sou lido pelos meus compinchas do aventar!

  4. maria monteiro says:

    eu nem dava pela diferença… aos anos que não vou para essas bandas se bem que sejam locais apetecíveis

Trackbacks


  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar. Blogue Aventar said: Blogues locais – O Cântaro Zangado: Algarvear a Serra da Estrela, não obrigado! Aqui está uma boa causa, impedir … http://bit.ly/aFH9yp […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.