Os Mega-Mega-Mega-Mega-Mega-Agrupamentos

É a nova aposta do Ministério da Educação para reduzir as despesas no sector: vários Agrupamentos sob a liderança da mesma Direcção.
Será, por exemplo, o caso da escola onde lecciono, que se irá juntar a uma outra da mesma freguesia. Paulo Guinote já o disse, os Directores vão ter de aceitar.
Dizem-me que irá aumentar o número de alunos por turma, o que significa menos professores. Tudo o que é contratado ou destacado, está-se mesmo a ver, vai borda fora. Que é o meu caso, que sou efectivo na Escola Secundária de Cinfães e estava perto de casa por falta de vaga em Cinfães. Se para o ano houver vaga, lá vou eu de novo com as malas, 17 anos depois de ter começado a carreira. Com uma filha que ainda não tem dois anos e outra recém-nascida, vai ser bonito… É a patranha da estabilidade que o Governo andou a vender nos últimos anos.
Ou seja, o que interessa é poupar a todo o custo: ou se fecha as escolas com poucos alunos, ou se une as que têm muitos.
Para já, são conservadores. Lá chegará o tempo em que juntarão vários Mega-Agrupamentos num só, denominado Mega-Mega Agrupamento. Todos os Agrupamentos de um concelho, por exemplo.
E depois, vários Mega-Mega Agrupamentos poderão ficar unidos num só, o novo Mega-Mega-Mega Agrupamento. Todos os Mega-Mega Agrupamentos de um distrito, por exemplo.
E mais tarde, poderão juntar vários Mega-Mega-Mega Agrupamentos num só, os Mega-Mega-Mega-Mega Agrupamentos. Todos os Mega-Mega-Mega Agrupamentos de uma Região, por exemplo.
E por fim, a cereja no topo do bolo, unirão os 5 Mega-Mega-Mega-Mega Agrupamentos num só, os Mega-Mega-Mega-Mega-Mega Agrupamentos.
Ah, pois, isso já existe. O seu nome é Ministério da Educação e a burocrata de serviço chama-se Isabel Alçada.

Comments

  1. Luis Moreira says:

    É realmente um disparate. Vê lá se eles poupam os milhões da RTP?

  2. José Manuel Vieira says:

    O mesmo está previsto para Castelo de Paiva; juntar a escola do Couto Mineiro com a da vila. Um atentado !

  3. Jon Kings says:

    Portanto será um Giga Agrupamento,
    E se calhar através de Bolonha ainda vamos ter um Tera Agrupamento, chega a ser assustador.

  4. Ricardo Santos Pinto says:

    Bem visto. E acima do Tera não há nada?

  5. Jon Kings says:

    As Ordens de Grandeza variam na razão inversa da despesa.

  6. António Soares says:

    A,(ASAE),devia fechar a assembleia,o que sai de lá, não tem qualidade,para manter a porta aberta…e vai piorar!!!


  7. Olá Caríssimos leitores. Custa-me a acreditar como é que andaram nas nuvens durante tantos anos e não tenham lido nunca, nesta blogosfera, este texto que foi publicado em 2003. Autonomia Conquistada Vs Autonomia Enquistada. Abram e leiam para perceber como uns contam histórias… e outros escrevem a História antes da História. Não me contem histórias… Vejam “claramente visto” como foram enganados como o lavrador enganou o burro com a cenoura… e fiquem parados. Continuem tranquilos que ainda mais vem aí… A Autonomia vai passar a ser a nomeação dos caciques… Daqui a pouco teremos instalado o sistema soviético com Pit-buls por todo o lado. Aqueles que “cacarejarem”; colocam a própria cabeça a prémio. Depois de darem o lugar de gestor dos Hospitais aos políticos nomeados, chegou a vez de criarem os lugares com salários milionários na gestão dos MEGA AGRUPAMENTOS para os tornarem apetecíveis para os boys do partido… Duvidam? Esperem para ver (dizia isto em 2002).. Nós já tínhamos avisado. Em 2002 escrevemos um artigo que só em 2003 viria a ser publicado. Assim, desde 2003 que existe um artigo denunciando as intencionalidades governativas… Assim, já tínhamos previsto que tal iria suceder. Os socialistas usam estas estratégias de legitimação da acção governativa, destruindo os sistemas vigentes usando estratégias semelhantes às do camponês que coloca “cenouras diante de burros” para que eles se entusiasmem e andem mais depressa… Tudo estava previsto desde 2003… O que esteve em causa foi a imposição de uma filosofia socialista que George Orwell, na sua obra “Animal Farm” (“O triunfo dos porcos”) apresenta a evolução da postura dos “Porcos” (políticos) para levar a bom porto a revolução na extinta URSS e a instalação de um “Regime Socialista”. Numa primeira fase promove-se a competência e conquista-se o entusiasmo dos professores vendendo-lhes o direito à autonomia pedagógica e administrativa, vendendo um autonomia que deveria ser desejada para melhor gerir a “quinta educativa” (escola) e depois massacram-se os professores. Desafio-vos a visitar Novas Pedagogias ou Novas Correntes da Educação ?.

Trackbacks


  1. […] Os Mega-Mega-Mega-Mega-Mega-Agrupamentos […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.