Combate aos Blogues

Uma coisa chamada “Combate de Blogs” que passa num canal de televisão qualquer publica isto no seu blogue alojado numa das mais chungas plataformas disponíveis em Portugal:

Estão escolhidos os melhores blogs 2011. Agora, abre-se a votação online para atribuir os prémios Combate de Blogs.

Este ano introduzimos algumas alterações, desde logo nas categorias, mas também no método. Os melhores nas categorias «Blog de Esquerda», «Blog de Direita», «Blog Colectivo», «Blog Individual» e «Blog revelação» surgem em resultado da votação de um juri alargado. Cada um dos elementos deste juri fez as suas escolhas e os mais nomeados surgem nesta lista final.

O juri foi composto por Filipe Caetano, Nuno Ramos de Almeida, Tomás Vasques, Duarte Lino, Rodrigo Moita de Deus, João Távora, Rui Bebiano, Samuel Paiva Pires, José Manuel Fernandes, André Abrantes Amaral, Miguel Cardina, Ana Matos Pires, Nuno Teles, Pedro Pita Barros, Ricardo Alves, Mariana Mortágua, Pedro Lains, Marta Rebelo, Paulo Coimbra e João Gonçalves.

Já o ano passado tinham feito uma brincadeira em forma de assim, mas este ano não ficam sem resposta.

Em 2011 o Aventar dedicou-se a coisas perfeitamente irrelevantes e sem qualidade nenhuma. Traduzir o memorando que nos governa em tempo útil para ser lido antes das eleições, fazer desaparecer um vice-presidente do PSD das televisões ou demonstrar num vídeo que Pedro Passos Coelho é um mentiroso não tem qualquer relevância para este júri, logo não fomos nomeados e como tal não vamos a votos. Olhando para os nomeados, onde se encontram blogues que leio diariamente com prazer e agrado (muito embora dois sejam escritos em inglês e outros estejam infelizmente abandonados), é fácil de entender porquê. Como é lógico cada blogue interessado pede o voto dos seus leitores e quem tem mais leitores terá mais facilidade em ganhar. É só passar pelo blogometro e ver a quem a ausência do Aventar aproveita. Ainda por cima sendo boa parte dos membros de tão notável júri parte interessada porque escrevem em blogues nomeados chama-se a isto em linguagem desportiva (blogues que nem vão a concurso porque os membros do júri não escrevem neles, o mesmo se podendo dizer de muitos outros géneros pura e simplesmente ignorados) levar a equipa ao colinho. Nuno Ramos de Almeida pelos vistos a vergonha é coisa que não te assiste, lamento.

Por outro lado convém meter aqui um bocadinho de História. Os blogues não são mais do que uma plataforma que permite a qualquer um, sem conhecimentos de html, publicar o que bem entende na Rede, com a curiosidade sistematicamente ignorada de o primeiro blogue português até ser da autoria de um profissional do ramo. A Rede é democrática: coloca os seus utilizadores em relativo pé de igualdade, ganhando o anónimo de Alguidares do Meio e perdendo a personalidade que aparece nas tv’s ou nos jornais. Para contrariar a democracia as elites fazem o costume: replicam-se a si próprias desdenhando ostensivamente quem a elas não pertence.

Neste meio o Aventar é uma carta fora do baralho. Até tem o pernicioso hábito de se relacionar com “pequenos” blogues da mesma forma como o faz com os “grandes“, tem a porta aberta a quem aqui quiser escrever e ainda por cima sendo um blogue politicamente pluralista (género do qual é um dos fundadores juntamente com o Delito de Opinião e que irrita profundamente os senhores dos blogues de direita ou de esquerda) consegue criar aquilo que em tempos se designava de “factos políticos”, obrigando a comunicação social a referir iniciativas suas, e tanto quanto me recorde em 2011 mais nenhum blogue disso se pode gabar.

No fundo isto é um clássico da luta de classes: a burguesia diverte-se nos seus salões onde o povo não entra. Como escrevia Mestre Almada Negreiros

É que a Natureza é compensadora:
quem não tem dinheiro p’ra ir ao Coliseu
deve ter cá fora razões p’ra se rir.

E o último a rir… Ultrapassados uns detalhes técnicos, não perdeis pela demora. Vamos todos ao Coliseu.

O bnéco, e o título,são do Jorge Fliscorno

Comments


  1. Just for the record, da “minha” lista constava O Aventar. Abraço.


  2. Sorry. Estive a rever o mail e dei-vos informação errada. Mas consta da minha no meu blogue :).


  3. Just for the record, da minha lista de votação consta o Aventar. Quanto ao resto, já expliquei ao Jorge. Lamento que o Aventar não esteja na lista final, mas seguindo as regras definidas e mesmo alargando o juri, a verdade é que no final não figurou entre os mais nomeados. A vossa reacção é mais do que legítima.

    O editor/apresentador dessa “coisa chamada Combate de Blogs”


    • Meu caro, mais que não seja a seu tempo o jornalista reparou que o Aventar existia, e não é por aí que nos queixamos.
      Primeiro ao permitirem este ano que os blogues do membros do júri fossem a concurso passaram os limites da decência. Sim, afirmo claramente que um blogue sai beneficiado na categoria blogs colectivos com a exclusão do Aventar, porque seria o único a concurso com uma audiência similar, e as pessoas costumam votar no que lêem.
      E depois, ou melhor, antes, fazer uma pré-selecção é tudo menos democrático e ainda por cima desnecessário.
      Lançar um “concurso” aberto a quem queira concorrer demora 24h.

    • jorge fliscorno says:

      Obrigado pelo esclarecimento Filipe.

  4. Carlos Fonseca says:

    Nem mais, João. Na mouche!


  5. Muito bem!
    Não devia existir uma lista fechada, a votação devia ser aberta a todos os blogues. Só assim saberíamos quais são os melhores.


  6. Quantos às regras, são as que são. Podem não ser perfeitas, mas são estas. Não vou é comentar mais nada, pois sei que a sua opinião é parcial e a partir do momento em que entra no caminho da decência ou não decência já não conta com a minha colaboração. Quanto ao resto já disse o que tinha a dizer.

    Nunca dá para agradar a todos, é a vida. Continuação de bom trabalho


  7. Vamos a eles.


  8. Por acaso da minha lista do melhor blogue colectivo também constava o Aventar. Depois do vídeo do Passos Coelho, era de inteira justiça.


  9. O «Aventar» foi a minha primeira escolha para «melhor blogue colectivo», e lamento que não tenha sido escolhido.

    Continuarei a ler o «Aventar» com interesse.


  10. Não tinha lido a totalidade do teu post, mas como podes saber pelo Filipe Caetano e outros membros da equipa do programa eu era contra que os blogs dos membros do programa fossem a votação. Mas a maioria considerou que deviam ir. Acho pessoalmente que as pessoas levam demasiado a sério estas coisas. Não creio que o 5 dias ganhe nada. E independentemente disso, isso não melhora nem pior um blogue. Sobre cenas de vergonha ou não, deixamos a conversa, agradável certamente, para a ocasião que nos encontremos pessoalmente.


    • Convenhamos que a referência ad hominem é manifesta e vergonhosamente exagerada, mas deixemos essa conversa para ocasião apropriada (é sempre um prazer).
      Também posso exagerar na importância que dei há coisa, que a bem dizer não a tem nenhuma, mas convenhamos que reduzir os blogs a 37, com essa curiosidade de alguns serem colectivos e simultaneamente de esquerda ou de direita, e direito a acumulação, ultrapassa um bocado qualquer discurso futebolístico sobre vitórias de secretaria…

  11. Fernando Lopes says:

    Custa-me a entender o porquê deste “medir de pilinhas”, por causa de um concurso esconso de um programa que ninguém vê.

  12. Slint says:

    Who the fuck cares?
    Essa votação tem a credibilidade que as pessoas lhe queiram dar.
    Esse programa, combate de Blogs é uma completa perca de tempo e só serve para aquele acefalo monarquico/democrata-cristão debitar a sua diarreia mental uma vez por semana

  13. Zuruspa says:

    Repetir aos 4 ventos até à exaustäo!

    Fernando Lopes em 19/12/2011 às 00:51 disse:

    Custa-me a entender o porquê deste “medir de pilinhas”, por causa de um concurso esconso de um programa que ninguém vê.

    Slint em 19/12/2011 às 02:56 disse:

    Who the fuck cares?
    Essa votação tem a credibilidade que as pessoas lhe queiram dar.
    Esse programa, combate de Blogs é uma completa perca de tempo e só serve para aquele acefalo monarquico/democrata-cristão debitar a sua diarreia mental uma vez por semana

    – Mas vocês fazem blogues para acordar o povo ou para ganhar premiozinhos?
    Continuai o bom trabalho!

  14. A.M. says:

    Três coisas me admiram nisto tudo:
    1) Que alguém faça concursos destes (ainda por cima, uma coisa chamada Combate – o quê? – de Blogues);
    2) Que alguém se escame, por ser excluído;
    3) Que os comentários (para ser lidos por portugueses…) usem tanto… inglês (ele é just for the record, who the fuck cares, eu sei lá).
    Vão lamber sabão, os de 1) e 3) (como diria isto em inglês o Zé Camarinha?).


  15. muito obrigada!! boa visão da questão…..


  16. ohohoho….bom bom e o da gataescondida.wordpress.com
    mary xmas!

Trackbacks


  1. […] João José Cardoso ficou danado pelo Aventar não ter sido nomeado pelo Combate de Blogues e atirou-se ao Nuno Ramos […]


  2. […] o escrutínio democrático, uma chatice para quem ainda vê os blogues num sistema de castas onde contava o ilustre nome de alguns dos seus intervenientes muito mais do que aquilo que […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.