Os últimos dias de Pompeia


Pompeia passa ao lado do programa de História do 7.º ano. Os próprios manuais da disciplina raramente fazem alusão ao tema. A verdade é que, graças a Pompeia, é possível saber muito sobre a soicedade romana e seu quotidiano.
O cinema tem dedicado a sua atenção à tragédia de Pompeia. Na net, está integralmente disponível a longa metragem de 1959, «Os últimos dias de Pompeia», dirigida por Sergio Leone.
Outros filmes sobre o tema: «Pompeia: A fúria dos deuses» (dobrado em brasileiro) e «Pompeia – Último dia» (legendado em português). Este último, um documentário-filme, talvez seja o que tem mais interesse do ponto de vista do programa da disciplina de História.

Tema 1 do Programa: Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações
Unidade 2.2. – O Mundo Romano no apogeu do Império

Comments

  1. maria celeste ramos says:

    Os últimos dias de Pompeia – rico Filme

  2. maria celeste ramos says:

    Que rico filme como aliás todos os de Serge Leone e desse tempo de realizadores americanos gostaria tanto de “rever” um fiilme americano sobre a “liberdade-e-faltadela dos presidentes americanos” – em que demonstrava que não mandavam coisa nenhuma pois que quem decidia era o parlamento e senado e o dregraçado ficasa sempre entalado e ficava reduzido a “off” e braços caídos – veio creio que veio acompanhado com a série dos “blues” que não são nada bleu mas muito mais noir como agora usam os nosso decisores de 1º e de segunda escoilha mais bem vestidinhos de negro negro-não sei se era com Gene Ackman- gostava mesmo mas passaram 50 anos

  3. rosilda says:

    eu pedi o filme historico. esse ai é uma mentirao vesuvio nao expeliu larvaS, FOI SÓ FUMAÇA não dava tempo de sentir dor A TEMPERATURA DE 5.000, GRAUS CENTIGRADO, quem a respirasse morria extataneamente, pois fervia o pulmão e estourava o cérebro. não dava tempo de sentir dor. favor procurar nos arquivos isso que eu falei. e, esclarecer as pessoas. isso é um filme quase biblico.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.