O Apóstolo Pedro


Sobre a origem do Cristianismo, nunca é fácil, num país tão católico como o nosso e perante miúdos de 12 anos, explicar que nas aulas de História não se falará de Fé, daquilo em que eles acreditam, mas apenas de factos históricos.
É por isso que tem de haver um especial cuidado na utilização de filmes completos sobre o assunto, que abundam na net.
Só para dar alguns exemplos, temos A Paixão de Cristo, de Mel Gibson; Jesus de Nazaré, de Franco Zeffirelli; O Rei dos Reis, de Cecil B. de Mille; ou até mesmo Zeitgeist, o filme de 2007 que nega a existência de Cristo, ou A Vida de Brian, dos Monty Python. entre muitos outros.
Sobre a difusão do Cristianismo no Império Romano, para além do épico Quo Vadis (há um excerto impressionante de 5/6 minutos que ilustra as perseguições aos cristãos durante os espectáculos com feras), escolhi para hoje O Apóstolo Pedro, que mostra a forma como o cristianismo foi difundido no Império Romano após a morte de Cristo.

Tema 2 do Programa: A Herança do Mediterrâneo Antigo
Unidade 2.3. – O Cristianismo: Origem e Difusão

Comments


  1. Boa tarde
    Sem ver o filme mas desde já, talvez erradamente mas corro o risco, assumindo que se trata de um filme com o aval do imperador eleito em Roma, faço esta pergunta:
    Quais as evidências do apóstolo Pedro alguma vez ter estado em Roma para além do credo Romano Católico e seus seguidores?
    Tanto quanto sei (ou penso que sei) Pedro foi evangelizar a diáspora judaica a oriente de Israel (vulgo Babilonia, etc).
    Na minha visão, e de milhares de milhões de evangélicos como eu, o Papa semi-deus Imperador dos bilioes em ouro e terrenos católicos, a quem reis e governadores teem que prestar vassalagem há mais de 2000 anos não está sentado no trono de Pedro (desde quando Pedro teve um trono ou foi chamado Papa ou aceitou veneração de bilhões?) mas está sim sentado no trono de Júlio Caeser. E mai nada. O resto é conversa fiada, caciquismo, hipocrisia e cobardia.
    Deus abençoe. Refiro-me ao Deus Varão de Guerra, Senhor dos Exércitos, Deus de Abraão, Isaque e Jacó, Deus Vivo, protector de viúvas e órfãos e desvalidos, Santíssimo e Justo, sentado no trono mais alto dos céus. A quem tenho o previlegio de conhecer pessoalmente por obra e graça do Espírito Santo e misericórdia divina para com um pecador que muito sofreu nas mãos e doutrinas de fariseus, hipócritas e cobardes. Por meio do Senhor Jesus Cristo hoje estou justificado e disposto a morrer (porque já morri) por amor à Verdade. Porque conheço a verdade enquantos outros apenas crêem na verdade e a maioria nem sequer crê – não lhes foi dado crer…
    “Pedi e dar-se-vos-á”
    Ass.: Eng. Daniel Lima
    Cantor, Músico, Escritor, Engenheiro, Feliz, Realizado, Casado e com 2 filhos, Filho de Deus.
    Amen 🙂

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.