Não se pode pedir a um homem de letras que saiba fazer contas…

António Costa, jurista e político português, é o actual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, desde 2007. Para ele, a matemática sempre foi uma ciência estranha, difícil de perceber o porquê de ter que ser exacta. Para ele, o aumento do passivo municipal em cerca de 163 milhões de euros nos últimos seis anos não passa afinal de uma redução em relação a 2011. 

Segundo as contas do Sr. Costa, o que deve ser comparado é quanto é que o próprio gastou em 2011 e quanto é que gastou em 2012, não interessando, portanto, se o valor de 2011 já era uma ode à má gestão. Interessa apenas que em 2012 – graças à sua negociata com o governo dos terrenos do aeroporto que lhe rendeu cerca de 300 milhões de euros – até conseguiu ter menos despesa. 

Comments

  1. Luís Filipe Miranda says:

    A menina tem a certeza que os seus dois neurónios contactam entre si? Já deu conta da estupidez que escreveu? Vá lá tomar um comprimidinho! Pff…


    • e o Exmo. Sr. (que não conheço de parte alguma) tem a certeza que ligou o seu único neurónio antes de comentar o meu post? verifique lá, s.f.f. (ninguém lhe levará a mal, seguramente)

  2. nightwishpt says:

    Está prontinho para primeiro ministro.

  3. jacacanta says:

    Suponho que o Sr. Luís Filipe Miranda, com o seu intelecto superior, nos queira então elucidar acerca dos contornos da estupidez da Nádia Novais.


  4. Da mesma maneira que não pode pedir a um homem de “contas” como o anilhador de cagarras, que saiba de letras e goste de Saramago.

  5. Luís Filipe Miranda says:

    Se há coisa que eu não faço é dar justificações a cobardes. Leia-se tipos que usam pseudónimo e fotos falsas, como esse jacacaga. E a menina Nádia é que não sabe fazer contas. António Costa não tem culpa dos ganhos que teve com os terrenos do aeroporto. Pelo contrário, menina “unineuronial”, teve mérito. Isso aborrece-a? Claro que sim. Aborrece qualquer imbecil bota-abaixo.

    • jacacanta says:

      Felizmente já não andam por cá o Miguel Torga ou o José Régio, esses cobardes! Mas gostaria que fosse bem clara a distinção entre “dar justificações” e “responder a perguntas”. Ninguém o acusou de nada, caríssimo.
      Por fim, eu não entendi nas palavras da autora uma acusação ao AC pela negociata do aeroporto, mas sim por utilizar a dita como camuflagem para um exponencial aumento da dívida da autarquia, desde o início do mandato.

  6. Jorge F says:

    não levem a mal, deve ser o meu único meio neurónio que deixou de funcionar, mas expliquem-me pf 1) de que “negociata” (=negócio lucriativo, mas suspeito) se trata. O Trib Contas já foi alertado? A PGR? a Ministra fa Justiça? 2) se, com 300 ou 500 ou 100 ou 1000 milhoes; se vindos de cá ou de lá; se em Janeiro, Maio ou Dezembro; ele gastou menos que no ano anterior, que contas (“exactas”) é preciso fazer para que o resultado não seja, mesmo, redução e passe a ser aumento de despesa?
    Agradecido (e prometo que vou comprar a tabuada que ensinar a fazer essas contas)

  7. David Fernandes says:

    https://en.wikipedia.org/wiki/Troll_(Internet)
    Em português, vagamente aparentado a … irrelevante.


  8. Disse bem negociatas , este António Costa , também é um sabido e tendencioso , para não dizer um bacoco , tipio es-
    pertalhaço , que está demasiado bem na vida , enquanto
    outros passam extremamente mal , que joga em vários car-
    rinhos , tipo jogo duplo ou mesmo triplo .

    Deus nos livres se também fosse Primeiro – Ministro , era
    mais um desastre nacional para além destes e dos socris-
    tas ou socratistas Qualquer dos termos cheira mal .

    Não deixo de criticar o apoio que deu ao deparavdo e
    corrupto Socartes , seu amiguinho .

    Praticamente , todos os políticos estão envolvidos em ne-
    gociatas , escamoteações e deturpações de contas ,pelo
    que não se trata de ser ser de letras ou de números .

    Todos , nesta matemática simplista de calculismo , nego-
    ciadas , de tendencionalismo , são ultra-bons e dão
    cartas a toda a gente , sobretudo em negociatas .

    Só dizem o que querem e como querem .

    O seu amigo Sócrates até consegue pedir empréstimos e
    viver à grande e à francesa , sem bens , nem rendimentos
    e sem negociatas , claro ( ou melhor muito escuros ) .

    Se calhar tinha algum modelo especial de óculos de visão
    no escuro , que os outros não tinham acesso .

    São puramente mágicos . A corrupção e negociatas nunca
    se aplicam a eles .

    Até os sem-abrigo podem ser corruptos sem terem quais-
    quer negociatas , mas eles , políticos são sempre sérios .

    Só se for na aldrabice , na mentira e no intrujismo .

    Por isso é que eu não votos há mais de 20 anos , porque
    são todos iguais , pura e simplesmente interesseiros
    nos números ,mesmo sem saberem matemática .

    São mesmo craques da batota , mas todos sem trunfos
    na maga ou por debaixo da mesa , como usam dizer .

  9. Luís Filipe Miranda says:

    Jacacaga,
    Comparar o Miguel Torga ou o José Régio consigo, é como comparar a Feira de Borba com o olho do cu. Sendo que eles são, obviamente, a Feira de Borba. Além do mais, as circunstâncias são bem diferentes, como qualquer idiota se julgará. Está disposto a disponibilizar o seu verdadeiro nome? Veremos se tem coragem.
    De resto, esta coisa toda começa logo mal por chamar, pejorativamente, negociata à questão dos terrenos do aeroporto. Devo dizer que ainda falta resolver as questões do Metro e da Carris. Por fim, as contas, que a menina “unineuronial” não apresentou sequer, estão todas certinhas. Basta consultá-las. Este post, da menina “unineuronial”, é, no limite, uma calúnia – que você acompanha ineptamente.


    • Caríssimo Luís Filipe Miranda,
      Como bem afirma, as contas da CM Lisboa são públicas e podem ser consultadas por qualquer munícipe/ cidadão no portal da entidade.

      O que significa que se tiver vontade ou interesse de ler com atenção os relatórios desde 2007 constatará que o que escrevi são factos. No meu post não caluniei nem o Dr. António Costa, nem a si. Não fui ordinária, não fui inconveniente e não escondi a minha identidade atrás de qualquer avatar.

      Agradeço que a cordialidade com que trato qualquer pessoa me seja retribuída.

      Obrigada.

  10. Luís Filipe Miranda says:

    Nádia Novais,
    Quais foram as contas que você apresentou? Um passivo de 163 milhões de euros, sem qualquer explicação ou enquadramento; e o valor do NEGÓCIO dos terrenos. Isso é sério? Claro que não! E fico por aqui.


    • Luís Filipe Miranda,

      Peço desculpa se o meu post não foi claro pelo que, passo a explicar:

      Segundo a Lusa noticiou ontem (22 de Julho), a CM Lisboa – de 2011 para 2012 – reduziu o seu passivo em cerca de 355 milhões de euros, passando para cerca de 1.450 milhões de euros.

      O negócio dos terrenos do aeroporto feito entre a autarquia e o governo decorreu durante o ano de 2012 e resultou do pagamento de 286 milhões de euros da dívida bancária de médio e longo prazo do município de Lisboa, pelo Governo, em troca da propriedade dos terrenos do Aeroporto, que opunha em tribunal a autarquia à Tutela, desde 1989.

      Estes 286 milhões de euros são receita extraordinária, o que significa que a gestão do executivo conseguiu uma redução do passivo de 69 milhões de Euros, o que é de salutar.

      A CM Lisboa está sob a gestão do actual executivo desde 2007. O que significa que a responsabilidade pela gestão do passivo municipal é sua também no decorrer de todo este período.

      Em 2007 o PS herda a autarquia com um passivo de cerca de menos 14%, valor que corresponde a perto de 163 milhões de euros (segundo o anuário financeiro dos municípios portugueses de 2007, este doc. está disponível para consulta pública na web).

      Espero ter sido mais esclarecedora.

      Obrigada.

  11. JCBT says:

    exigir seriedade a gentalha? São pagos para isto e depois também não sabem mais. E esta em particular ouvi-la falar como gente de bem… isto sim é esclarecedor

  12. Luís Filipe Miranda says:

    Pedro Marques, o gajo não enfiou a viola no saco. O gajo, por uma questão de higiene mental, decidiu não prolongar a discussão, e não veio cá mais. Até hoje, por mero acaso.
    O resultado das eleições autárquicas em Lisboa são a melhor resposta a este post e aos seus apoiantes. Capeci?


    • Gajo – Luís Filipe Miranda não fique ofendido comigo. Como deve calcular não vou ler a discussão toda outra vez. Mas os resultados das autárquicas em Lisboa só demonstram que os Lisboetas e o povo em geral é estúpido, ignorante e masoquista.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.