Why did the world ignore Boko Haram’s Baga attacks?

nigeria

Confesso que me identifiquei com esta pergunta do The Guardian.

Há uns anos, numa aula de estatística concluímos que a morte de milhares seria um número, enquanto a morte de um, se próximo de nós, seria uma tragédia.

Será esta a explicação? Será que vimos Paris com os mesmos olhos que vemos o nosso quintal, enquanto a Nigéria é noutro planeta? Será isto? Estará na nossa mente que alguém que morre em Paris é parte de nós e alguém que morre na Nigéria é algo extrínseco?

Não quero acreditar que uma vida em Paris vale mais do que uma vida em África, mesmo sabendo que esta Lei Sagrada é todos os dias violada pelo nosso modo de vida ocidental.

Na Nigéria, segundo a CNN, poderão ter morrido milhares de pessoas numa ataque que poderá ter durado vários dias. Como sempre, milhares de inocentes.

Será normal que o site do público não tenha, na sua página inicial, qualquer referência a este acontecimento trágico? Nem o JN, nem a TSF, nem…

Será que as bombas transportadas por crianças com dez anos são menos criminosas que o ataque de Paris?

Não sei se o ovo e a galinha são o melhor exemplo para estudar a propriedade comutativa, mas não é argumento da Comunicação Social deixar passar o que aconteceu na Nigéria, dizendo que  os consumidores não querem saber. Experimentem ir para lá, façam imagens em directo, cobertura permanente do local e depois digam-me se a resposta dos consumidores é ou não a mesma.

É que isto de ser Charlie é muito bonito, mas de palavras…

Comments

  1. Estou incrédulo!
    Será que estas imagens são reais? Está tudo doido?
    «Agredir?! Eu?! Eu não agredi, não. Eu só quis defender o “minino”».
    Sou um cavalheiro, mas se eu fosse o jornalista e esta criatura grisalha (com idade para ter juízo) me agredisse daquela maneira, enchia-o de porrada. Desculpem a brejeirice da linguagem, mas há limites para tudo.

  2. Concordo inteiramente consigo. Também não consigo perceber porque é que o que aconteceu em Baga não mereceu maior destaque na comunicação social e mais atenção por parte dos políticos europeus!

  3. Reblogged this on O Retiro do Sossego.

  4. Marcel says:

    Tenho buscado alguma explicação para esta resposta.
    Tenho notado um padrão: As pessoas tendem a dar atenção às notícias locais/regionais, e também àquelas que vem de lugares mais ‘importantes’ que o nosso, apenas. Ignoramos o que acontece em lugares menos importantes que o nosso próprio, provavelmente porque os fatos e desdobramentos ocorridos por lá não nos afetam.

  5. A Avaaz lançou uma campanha para apoiar o povo nigeriano. Eu já a subscrevi. Pode fazer o mesmo em http://www.avaaz.org/po/stop_boko_haram_terror_loc/?cpolvbb

Trackbacks

  1. […] Why did the world ignore Boko Haram’s Baga attacks?. […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.