Ilusionismo socialista pré-eleitoral

Costa arco-íris

Foto@Expresso

A fotografia da autoria de José Carlos Carvalho, publicada no jornal Expresso a propósito do périplo de António Costa pelo país, encerra em si todo um cenário onde o idílico se mistura com o que de mais belo e poético existe na propaganda política pré-eleitoral. Um cenário cinzento onde um tímido arco-íris tenta sobressair das trevas e um António Costa sorridente remetem-nos para o imaginário da utopia socialista de um novo Portugal que ganha forma pela mão de um líder confiante e optimista com uma mão cheia de nada e outra repleta de coisa nenhuma. Vem-me imediatamente à memória aquele Pedro Passos Coelho que, triunfante e auspicioso, viajava pelo Portugal pós-chumbo do PEC IV, vendendo ilusões e fazendo promessas que todos sabemos como acabaram.

A anunciada primavera socialista mais não será do que a continuação daquilo a que hoje assistimos. Mudam-se caras, recuperam-se dinossauros e, com o tempo, novos boys infestarão a administração pública. A vassalagem a Berlim será total, o compadrio público-privado continuará e a “irreverência” de alguns sectores ditos mais à esquerda do Partido Socialista acabará por desvanecer e por ser silenciada em nome de uma suposta estabilidade que pouco ou nada se distinguirá daquilo que é a governação da coligação no poder. Infelizmente, centenas de milhares de portugueses acreditam que António Costa, o mudo, traz na cartola um conjunto de truques que darão a Portugal um novo Portugal. Mas como qualquer ilusionista do bloco central, Costa terá apenas mais do mesmo para oferecer, faça ele quantos périplos fizer. Não esperem fazer a mesma escolha e obter resultados diferentes. Isso só em contos para crianças.

Comments

  1. João says:

    Exactamente a minha leitura da criatura


  2. Reblogged this on O Retiro do Sossego.


  3. lamento informar ,mas cheira-me a conversa do P C P . que se aliou á estrema direita para derrubar o governo SOCIALISTA. o ódio é tanto que preferem alinhar comn este governo ,em vês de colaborar numa alternativa..

    • Nightwish says:

      E qual é a alternativa apresentada pelo mudo?


    • e eu lamento informar mas o seu comentário cheira-me a boy a soldo socialista. não tenho ligação nenhuma nem ao PCP e muito menos a extrema-direita. mas o senhor parece ter ligação aos inúteis que arruinaram este país em alternância com o PSD. Desde quando é que o PS representa uma alternativa? Enfim, clones…

  4. João Paz says:

    O tal de Costa (nem sequer é o do Castelo) aceita calmamente seguir as pisadas do seu mestre Hollande cuja recompensa por, no próprio dia em que venceu as eleições ter apanhado o primeiro avião para prestar vassalagem a Merkel e por ter prestado vassalagem ao império alemão renegando todas e cada uma das promessas com que foi eleito foi recentemente o dito império ter colocado a França sob estreita vigilância tal como fez a Portugal, Grécia e Itália. Mas afinal não foi o “eixo franco alemão” a ditar as regras da CEE/UE? Se dúvidas houvesse de que esta é uma história de embalar meninos distraídos A Alemanha (melhor os bancos alemães através da sua chancelarina) mostra aqui que manda SÓZINHA E EM SEU ÚNICO BENEFÍCIO.
    Até os povos dominados da Europa lhe tirarem o tapete (o seu marco mascarado de Euro) debaixo dos pés. Isto é saírem do Euro e deixarem os imperadores alemães (bancos e sua testa de ferro que dá por Merkel) a falar sozinhos.


    • não podia estar mais de acordo João Paz. ao contrário do boy socialista do comentário anterior, não tenho grandes dúvidas que este Costa vai ser pura e simplesmente mais do mesmo. A ausência de propostas e a timidez com que vai dizendo amen às ditames do regime europeu falam por ele.

  5. Marquês Barão says:

    Costa está num lastimável estado em que nem precisa de opositor. Nega-se a si próprio num estalar de dedos sem saber que se perdeu ou se está perdido por Sócrates. Sugiro que um senhor jornalista mais afoito saia das traseiras de um carro e lhe pergunte se são descontados no ordenado os dias de falta ao trabalho na câmara.


  6. Ao que se vê, eis as estratégias pré-campanha eleitoralista em voga: falaciosos sorrisos simpáticos, com a pretensão de parecerem autênticos, inspiradores de confiança, de um “tudo será diferente comigo!…”; canalizar a atenção do zé povinho na incompetência do governo vigente, perante o mais recente escândalo: a existência de uma tal LISTA DE CONTRIBUINTES VIP, que é como quem diz: “vamos lá esmiuçar os podres desta gente, porque NÓS É QUE SOMOS OS BONS!”.
    Ah!…E plantar uma árvore, como que a sugerir: “connosco irá emergir…a diferença!”
    E vamos a ver…NADA DE NOVO! Nem uma única proposta para limpar o “lodo” deste país!
    Como dizem e bem, os jovens deste país:
    – “ESTAMOS FEITOS…COM ESTES PERSONAGENS DOS JOGUINHOS DE ALTERNÂNCIAS”!…

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.