GNR captura pescador reformado de 79 anos em Portimão

Lê-se num post de Luis Neves:
sardinhas

O arguido vinha da doca pesca na sua bicicleta com um balde de sardinhas para o almoço, quando foi interceptado por uma viatura da GNR … tudo indica que as sardinhas não estavam legalizadas … ficou sem as sardinhas, teve de almoçar conserva de atum. Sinto-me mais seguro com estas intervenções da GNR.

No nº 1 do Art. 18.º do Decreto Lei 81/2005, de 20 de Abril, que pode ser consultado no excelente dre.tretas.org (um serviço várias vezes superior ao oficial DRE), pode-se ler

1 – Constitui contra-ordenação (..)

b) Transportar para fora da lota o pescado referido no n.º 2 do artigo 6.º sem se fazerem acompanhar pelo documento nele mencionado e devidamente autorizado;

Dado que a GNR estava na “zona portuária PTM” e pelo DL 81/2005, supõe-se que o reformado de 79 anos em causa vinha da lota sem guia de transporte para os seus 5 Kg de sardinha. Perdão, 5.1 Kg. O que iria este pescador reformado fazer com os cabazes, perdão, com um balde de sardinhas?

Talvez fosse fazer uma grelhada para os filhos e netos. É plausível, caso haja venda ao público na lota e caso a reforma de pescador chegue para tanto. Talvez, com maior probabilidade, ele fosse fazer um pequeno lucro vendendo o peixe a um restaurante, como forma de complementar a parca reforma que portugueses como ele têm ao fim de uma vida dura. Um dinheiro a mais para os medicamentos ou para os filhos sem trabalho, tábua de salvação de tantas famílias que têm nas reformas dos progenitores a única fonte de receita.

Sendo claro que a legislação pretende manter a venda de pescado dentro da malha fiscal, teria também o legislador a intenção de perseguir ninharias? Eventualmente sim, pois o padrão da governação tem sido mão pesada, sob forma de excessivas multas face ao delito. Aliás, face ao pequeno delito, já que aquele que causa milhões de prejuízo ao erário público tem passado incólume por entre as malhas das prescrições e da débil investigação criminal.

Mas um balde de sardinhas sem guia de transporte, senhores e senhoras, tão gritantemente sem o papel, não poderia passar em branco. Bem vistas as coisas, se se fechassem os olhos às coisitas, acabaríamos onde? A permitir que altos quadros da política e da banca levassem o país a ruína, não?

Comments


  1. E os submarinos?
    Nem vê-los…, andam lá por baixo!

    Quem tinha razão era o velho “Botas” , que dizia que não aumentava a Guarda Fiscal, porque tinham todos umas pastas tipo saco, para levarem tudo o que fosse “sardinha” para casa !

  2. sapo says:

    A bófia arranjou foi almoço para eles..


  3. Qualquer dia … alguém vai pescar um TUBARÃO; depois queixem-se…

  4. Amadeu says:

    Se fossem “robalos” não havia problema.

  5. João says:

    • Aos espanhóis, pescadas em águas nacionais!

    • joão lopes says:

      é tão “linda” a moçoila,ate canta e encanta,com aquela narizito arrebitado e ar de quem não faz mal a uma mosca,sempre se pode dizer que esta moça foi lançada na politica pelo mais poderoso escritorio de advogados de portugal,os verdadeiros representantes dos donos de portugal:agora façam 2+2 e imaginem porque é que a senhora anda tão arrebitada por estes dias(e descubram qual o escritorio que ela representa)

  6. joaquim martins says:

    Quando o estado representado pelas várias organizações que o compõem deixa de servir o país ( leia-se cidadãos) e passa a servir-se deles ( país) para se autoalimentar algo vai mal . Já o nosso presidente alertava há uns anos atrás para o monstro que era o estado

  7. Luís Lopes says:

    Pela Lei e pela Grei !… ????????????????????? Será que já sabem ler?

  8. vitor says:

    apenas posso dizer que um balde de sardinhas fez vir ao de cima a arrogância, a mesquinhes e a miopia das nossas autoridades quando se mandam toneladas de peixe ao mar só porque o preço é baixo que só polui e é desperdício ainda que subsidiado pela maquina da corrupção ja para não falar em quotas de pesca

    • j. manuel cordeiro says:

      Permitam-me fazer de advogado do diabo. Os GNR estão a fazer cumprir a lei que os diversos governos e Assembleia da República aprovaram. Em última análise, são estes, os legisladores, quem deve ser chamado ao cepo. Aliás, se os GNR fecharem os olhos, levam nas orelhas do chefe, o qual leva nas orelhas do chefão, sendo que este foi nomeado pelo governo que aprovou a legislação que etc. etc. etc.

      • Pedro Ribeiro says:

        Tens toda a razão em a GNR estar a fazer cumprir a lei. Mas há tantas outras oportunidades para fazer cumprir a lei, outras leis mais criticas, outros casos mais graves, antes de se preocupar com esta. E isso, o facto de darem prioridade a esta, mostra o perfil e carácter dos GNR que a efectuaram!

    • tekapa23 says:

      Não podemos generalizar as autoridades. Este acto deve ter sido efectuado ou por um daqueles guardas velhos que já deveria estar na reforma (por desactualização dos seus parâmetros intelectuais) ou então por um desses chavalos fardados, que aspiram a ser capitães aos 24 anos e estúpidamente querem apresentar desde já ‘serviço’.

  9. Jorge says:

    Fazer isso a um homem com aquela idade…. deveriam primeiro perguntar o porquê do homem estar a trabalhar com tal idade e também consequentemente saber o valor da sua reforma se é que a tem. Esses agentes a ser verdade a sua acção, são uns verdadeiros cobardes, porcos, corruptos e merecem tudo de pior na vida.


    • não encontro nomes para descrever esses GNRS mas posso os chamar oportunistas e incompetentes, deveriam estar fazendo um serviço melhor do que abater pessoas idosas que podem muito bem serem seus pais amanhã


    • parece que o pescador se passeia em lamborguinis fruto da venda de sardinhas (ia de bicicleta para disfarçar)… e que tem milhões de euros em paraísos fiscais, informa-te antes de criticares (tou no gozo cuidado) 😛

  10. A. Silva says:

    Ainda não tinham entrado em greve de zelo. Coitado do pescador que devia comer mais bifes!

  11. luis says:

    …se calhar o pescador ia gastar todo o dinheiro que ia ganhar na venda das sardinhas em vinho!!!

  12. João Nunes says:

    Este é um caso que talvez seja daqueles que espelham a necessidade. Mas há milhares de outros que se prendem unicamente ao lucro. Todos os dias são desviados das lotas e comercio legal, centenas de quilos de peixe, apenas por ganância. Os pescadores têm direitos sobre o pescado que lhes dão mais rendimento que o próprio ordenado. Quando “todo” o pescado foi descarregado e declarado, saem dos barcos,em cestos, baldes, e caixas quantidades importantes do melhor pescado do dia. Peixe caro. Depois é vê-lo ser entregue pela porta do cavalo em restaurantes e tascas. Ainda há quem pegue nele,tamboril,pescada, robalo, sargo, etc. e faça venda porta-a-porta com balança e tudo. Entretanto, o comerciante que fez a sua compra em lota, quando chega àos locais de venda, já o mercado está abastecido e bem. Para vender legalmente, pagou licenças e impostos, apetrechou a carrinha de acordo com a lei, e teve de se levantar às 5 da manhã. Em vão, porque entretanto foi roubado pelos “pobrezinhos”.

    • j. manuel cordeiro says:

      «Mas há milhares de outros que se prendem unicamente ao lucro. Todos os dias são desviados das lotas e comercio legal, centenas de quilos de peixe, apenas por ganância. Os pescadores têm direitos sobre o pescado que lhes dão mais rendimento que o próprio ordenado.»

      É isso, muito bem. É esta pequena candonga que está a afundar o país. E a afundar a vida dos armadores (penso que se terá referido aos pescadores por engano); não são as legislações comunitárias, nem a competição espanhola que estão a causar problemas. São os baldes de peixe desviados das lotas, depois vendidos com balança e tudo. Por outro lado, são excelente notícias para a indústria de baldes, tal deve ser o elevado uso destes recipientes nas docas portuguesas.


    • conheço uma lota de pesca artesanal no norte onde nunca deu entrada um lavagante nem um santiaguinho….mas quando há mau tempo querem subsídios….

  13. monteiro says:

    Aja algum bom senso. Quantos quilos de sardinha levam alguns senhores? As ações de um euro que depois foram vendidas mais caras, para quantos baldes davam? qual foi a contraordenação? Não estou a defender a ilegalidade… mas meus amigos 79 anos? 5Kg de sardinhas? de bicicleta? Já percebi, aquelas sardinhas eram de uma raça especial para serem vendidas em resort, a bicicleta ear para o sr fazer exercicio, e o homem vinha vestido de Pierre Cardin… só pode com o lucro do pescado!

  14. Sensei Master says:

    E porque não começar um plano de SOLUÇÃO FINAL para os 3.750 milhões de reformados e inválidos deste Portugal ?
    Afinal porque esconder continuamente que a bíblia foi substituída pelo Mein kampf e é este o livro da actual ideologia social europeia? Assumamos que somos e queremos ser NAZIS.


  15. Sinto-me grato muito grato, Portugal é lindo, um país onde a lei vigora… imaginem se o velho fosse snifar a sardinha… ainda bem que existe a GNR

  16. antonio says:

    Agora pergunto Eu, aonde foram parar as sardinhas?
    Passam uma multa a um homem de 79 anos por 5k de sardinhas , e quem as comeu,pagou alguma coisa?ou as venderam para reverter a favor do estado?

  17. ribeiro says:

    SE O POBRE VELHOTE TIVE-SE UMA REFORMA IGUAL HÁ DOS PARASITAS DA GNR , NÃO PRECISAVA DE IR PESCAR SARDINHAS PARA COMER , MAS O TUBARÃO TAMBEM SERÁ APANHADO JÁ ESTEVE MAIS LONGE !!!!

  18. Jose paco says:

    O gnr deve como a maioria dos seus colegas descender de um personagem de vitor hugo javert. Ou entao tem menos miolos que alguns colegas caninos…

  19. Manuel says:

    Querem fazer um teste sobre as autoridades Maritimas ? Chamem uma patrulha da Policia Maritima a uma praia para resolver algum problema, a resposta sera: nao temos de momento uma patrulha disponivel ou estao em servico nouta zona, mas se disserem que a um tipo a vender perceves na praia, nao demora 5 minutos estao logo la caidos, parecem abutres

  20. mrpp says:

    “Lançai as vossas traineiras ao mar e ide pescar as sardinhas que os barcos espanhóis vos estão a tirar da vossa boca e da boca dos vossos filhos!
    Se não vos deixarem entrar com a sardinha na lota, vendei-a na praia ao povo que a quiser comprar!
    Basta! Isto não é um país de carneiros. Isto é um país de homens e mulheres, um país de pescadores também.
    Erguei-vos, gente do mar! Não tenhais medo! É preciso parar definitivamente com este governo de vende-pátrias, que nos quer matar à fome!
    Erguei-vos, que a vitória será vossa”!


  21. Aqui quem foi desumano foi um soldado da G N R ,este sim deve ser senssurado,porque praticou uma injustiça,não foi capaz de ver que aquele homem só queria alimentar a familia, na GNR estão milhares de agentes não os podemos julgar todos pela mesma bitola ,o que pensaria ele se chega-se a casa e a mulher não tivesse almoço para lhe por na mesa,como terá sido o que aconteceu ao dito homem de 79 anos,esse sr. que pense no acto que praticou.

    M. Rodrigues

  22. Pedro Ribeiro says:

    Alguém aqui disse que os GNR estão apenas a fazer cumprir a lei e que se não o fizeram “levam na cabeça” dos seus superiores e estes dos seus próprios também. Tem toda a razão em a GNR estar a fazer cumprir a lei. Mas há tantas outras oportunidades para fazer cumprir a lei, outras leis mais criticas, outros casos mais graves, antes de se preocupar com esta. E isso, o facto de darem prioridade a esta, mostra o perfil e carácter dos GNR que a efectuaram!

  23. Ricardo Vieira says:

    Se fosse um ‘balde de submarinos’ era mais fácil de passar…

    assim f**eu-se

  24. tekapa23 says:

    Sugestão ao ciclista heptagenário :
    Para a próxima, traga a ‘jarda’ dentro dum saco do hipermercado. Assim passa despercebido…

    • JOÃO says:

      Isso pode ser perigoso pois o desgraçado poderia ser acusado de ter roubado o saco, visto que agora pagamos pelos sacos, é pobre homem não tem recursos para comprar as sardinhas quanto mais o saco.


  25. Coloquem lado a lado esta notícia com a de ontem sobre um cidadão honrado que foi baleado no metro do Porto por tentar chamar à razão dois ratos que consumiam droga na carruagem.
    Onde estava a GNR/Polícia nesse caso? Onde está a GNR/Polícia em todos os atos de vandalismo que proliferam nas nossas cidades? Paredes borradas com todo tipo de grafites, património público destruído pelo simples prazer do vandalismo gratuito. Para travar esta horda de ratos sem qualquer educação nunca estão presentes, ou demoram sempre a chegar. Mas intercetar velhotes prevaricadores, ah carái, nisso eles são bons! Ou a encostarem-se numa berma qualquer, o dia inteiro, a multar carros que passam acima do limite de velocidade que eles impõem ridiculamente abaixo do razoável e necessário, isso é com eles!
    Sou a favor da legalidade em todos os campos da atividade económica. Mas, acho que temos a obrigação de sermos sérios e começar por onde efetivamente se faz a diferença. Salgados, Valentins, Avelinos, Narcisos, Isaltinos, Jardins, Portas… Se sacassem a estes senhores 75% do que subtraíram ao erário público já ficaríamos bem melhor.
    Tenham vergonha! Anseio pelo dia em que a sociedade civil se revolte e corra com esta corja de criminosos e covardes à paulada.

  26. Luís Miguel.... says:

    Desculpa…..eu não acredito nisto……. É surreal….isto mostra o obscurantismo que alguns ainda vivem….

  27. Joao costa says:

    Parabens aos gnr pelo trabalho…quanto aos baldes de merda que aqui os criticam vao todos levar na anilha…as leis fazem se na assembleia por politicos em quem voces mntes de merda votaram, nao critiquem o trabalho das pessoas que simplesmente cumrem o que esta escrito na lei…badamerda de pessoinhas que por aqui andam, devm tds ser suprasumos e santos…nas proximas eleicoes metem tds o voto na corja que vos assalta tds s meses e depois venham la culpar o gnr…estupidos e a unica palavra que vis caracteriza…a 40 anos a levar no cu e vem cantar de galo.

  28. Daniel silva says:

    Ei sou Portugues Mais estou na alemanha a 20 Anos Mas cada Vez Mais tenho vergonha de dizer que sou Portugues as pessoas aqui pencao que somos todos como a policia e o gorverno tudo ladroes meu deus e triste

  29. luiz oliveira says:

    São essas injustiças que nos fazem discordar da justiça. Vergonha


  30. Pais merda este…
    Se fosse um cigano eles fazião de conta, MAS era um velhinho de 79 anos desprotegido grande malandro fostes apanhado!!!!
    É o cá cá………………

  31. Vasco says:

    Quando era pequeno e andava na escola se dizia à GNR
    Grande
    Ninhada DE
    RATOS


  32. Se efectivamente, se trate de um balde sardinhas, a infracção constitui uma bagatela contraordenacional. Se assim é, há excesso de zelo. Porém, não se esqueça que a GNR está sujeita a avaliação de desempenho. E há que cumprir objectivos. A avaliação de desempenho é mais um instrumento de repressão. Todavia foi criado por José Sócrates. Este e Passos são iguais. Nem mais, nem menos.

  33. makako do mato says:

    Não entendo muito bem de politica, por vezes penso que o meu pai é que tinha razão, por vezes acho um exagero,,,”BOMBA NA ASSEMBLEIA”. Imaginem, que existe uma fuga de 100kg de sardinha todos os dias de cada lota que existe em Portugal, tudo isso é dinheiro, óbvio… Mas é para deitar para o lixo? Olhem à volta e vejam se a maioria dos pescadores são ricos?

    Agora pergunto, se eu pescar uma sardinha, por azar, ali num dos molhos, será que me vão confiscar? Já que a cota nacional já está acabar.. Tou tramado com esta gente… não se tratem não…

  34. xptz says:

    Quem é que os manda ter fome ??????
    Aguentem! !!!!!!
    Quem foi aquele que disse que ainda tinhamos muito para dar (o banqueiro)
    Como reparam ele estava corretinho!!!!

  35. JOSE PRATA SEM MEDO says:

    BANDIDOS …..O MEU PAÍS CHEGOU A ISTO..SÃO TODOS IGUAIS..SOMOS MUITO PACIFICOS…


  36. RAZÃO RAZÃO, TINHA O NOSSO OTELO SARAIVA DE CARVALHO QUANDO DISSE: ERA METE-LOS A TODOS DO CAMPO PEQUENO A BANI-LOS À RAJADA!

  37. das caldas says:

    coitado do homem reformado levar um balde de sardinhas para comer ou adicionar uma pequena renda que grande crime , hipocrisia do camalho

  38. raul vieira says:

    Blá,Blá e Blá é só o que se lê aqui e em outros lugares!!! Quando desmacaramos os verdadeiros Ladrões deste Pais á beira mar plantado? Qual será o dia em que politicos corruptos, banqueiros e advogados vão presos? Quando vamos fazer cumprir todas as leis que temos? Ou é necessário fazer outro 25 de Abril agora com bastante sangue para acabar com esta cambada de Ladrões? Contam comigo apesar da idade!!!

  39. Mário Reis says:

    E se fosses, fazer uma cura para um retiro num hospício??? A criticar a tenaz luta deste e dos recentes governos à evasão fiscal? Grão a grão enche a galinha o papo, não? É colocar um policia junto de cada pescador, de cada cultivador urbanos de tomates e cebolas, esses ladrões que introduzem no consumo bens sem pagar o pilim de IVA.
    Vai dar banho ao cão, morcego! Um governo de lacaios apoiado por frustrados, ataca o Estado Social (oh fdp, a tua sorte é que serás tratado como os outros portugueses pelo SNS se tiveres um cancro ou precisares de um transplante ou intervenção urgente e cara, isso por exemplo é o Estado Social), ataca os de baixo e deixa os vampiros a engordar, não coletando os lucros do saque ao erário público, da riqueza apropriada e criada por quem verdadeiramente trabalha e ganha misérias…

  40. j. manuel cordeiro says:

    Luta à evasão fiscal? Só para citar dois exemplos, em dois governos:

    http://www.publico.pt/economia/noticia/governo-perdoa-85-milhoes-ao-novo-banco-na-transferencia-de-creditos-do-bes-1693896

    http://www.tvi24.iol.pt/economia/dinheiro-pessoal/perdao-fiscal-comeca-hoje-para-quem-repatriar-capitais

    Evasão fiscal não são os tostões que se possam arranjar nos pequenos nada que, por acaso, roçam a sobrevivência. Essa é o que tem sido feito nos paraísos fiscais e no não pagamento de impostos com base em leis feitas à medida dos interessados.

  41. vitor says:

    que pena não seres pescador reformado a precisar de umas sardinhas para matar a fome aos netos e filhos

  42. anibal g. says:

    Tu é que devias estar na situação daquele homem e mais não digo.


  43. esses GNR são seres humanos?? só podem ter vindo de marte fdptas

  44. tekapa23 says:

    De Marte ? NÃO ! Em vez de paridos foram mas é defecados ! (cagádos)

Trackbacks


  1. […] públicos prestados. O dinheiro dispendido pelos 5,1kg de sardinha ficam muito bem no bolso do pescador de 79 anos. Os que se indignam face à actuação da GNR, talvez para criticar o governo, bem podem rasgar as […]


  2. […] GNR captura pescador reformado de 79 anos em Portimão – 45K+ visitas WordPress / 21K+ partilhas FB […]


  3. […] da medida de coacção. Esse é um problema da nossa justiça, uma espécie de anedota nacional que permite que um pescador de 79 anos seja detido por causa de uma caixa de sardinhas enquanto outros, hábeis com peixes mais graúdos, continuem a passar entre os pingos da chuva. O […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.