Donald Trump tem razão – são uns hipócritas



Nos últimos meses, Donald Trump disse que ia construir um muro para separar a América do México e que ia pôr este último a pagá-lo. Chamou criminosos, violadores e traficantes aos mexicanos. Queixou-se de ver negros «a contar o meu dinheiro». Disse que ia expulsar liminarmente 11 milhões de imigrantes ilegais. Que ia proibir a entrada de muçulmanos. Que os atentados de Paris só provam que a posse de armas devia ser liberalizada. Que o aquecimento global foi inventado pelos chineses para prejudicar a América. Que ia atacar o Médio Oriente para lhes ficar com o petróleo, destruindo tudo e mandando empresas americanas para fazer a reconstrução.
Defendeu o regresso de métodos de tortura mais agressivos nos Estados Unidos, atacou os pais de um militar americano morto no Iraque, expulsou uma jornalista mexicana de uma conferência, uma muçulmana de uma acção de campanha e um bebé que chorava num comício. Disse tudo e mais alguma coisa e sempre publicamente e em directo para milhões de espectadores.
Foi preciso ir buscar uma conversa privada com mais de 10 anos – brejeira, ordinária – para lhe retirarem o apoio público e para lhe fazerem as primeiras críticas? Todas aquelas declarações de Trump nos últimos meses – incluindo as que tiveram as mulheres como alvo – foram mais graves do que estas. Todas!
Mas estas, que não passaram, afinal, de um conjunto de alarvidades que alguns machos que se julgam muito machos gostam de debitar quando estão com outros homens (quantas vezes já ouvi conversas destas!), é que motivaram finalmente a reacção que há muito se impunha.
Chamem-lhe o que quiserem. Eu chamo-lhe hipocrisia.

Comments

  1. Excelente ponto de vista. Sem qualquer dúvida. Trump não pode ser atacado quando diz publicamente o que os outros dizem em privado. Reconhecem-lhe a coragem. Mas se o diz em privado assemelha-se a eles e então caem-lhe em cima.

  2. Ricardo Almeida says:

    O nível de ignorância e estupidez que impera pelo povo norte americano é preocupante. É estranho que a maioria das pessoas fora dos EUA percepcionem Trump pela besta que ele é enquanto uma larga fatia de norte-americanos continua ignorante à sua real natureza.
    Porquê? Bem, se for como em Portugal, parte da culpa poder-se-á atribuir à imprensa. Tal como cá, a direita é exímia no seu controlo, visto que as grandes cadeias de TV e jornais têm sempre um bilionário a puxar os cordéis por detrás do pano e a probabilidade é alta de este ser mais um capitalista amoral, já a salivar com as oportunidades de negócio que um regime Trumpiano poderá originar. Nada que não tivéssemos assistido no nosso próprio país.
    Isto é um factor a considerar sem dúvida mas a estupidificação do povo americano é apenas mantida pelos média. A sua origem provém de um sistema de ensino altamente deficiente. Ironicamente as melhores universidades americanas contam-se também entre as melhores do mundo (MIT, Harvard, Stanford, CalTech..) mas as políticas neoliberais capitalistas que os EUA foram sujeitos durante demasiado tempo fragilizaram e polarizaram de tal forma o ensino que no mesmo país podemos facilmente encontrar as melhores universidades e os piores liceus do mundo.
    Sim, os que têm possibilidades conseguem ter acesso a uma educação de grande qualidade. Mas hoje em dia é preciso ser filho de uma estrela de cinema ou ter Bush, Rockefeller ou Kennedy como apelido para tal. O resto está condenado a um ensino público para lá de medíocre. Não é à toa que a população prisional e/ou abaixo do linha da pobreza está a crescer exponencialmente nesse país. Quando uma grande fatia da população é considerada analfabeta funcional, é assim tão surpreendente que um crápula como Trump tenham tantos apoiantes?
    Os EUA são o melhor exemplo que temos do nefastas que as políticas neoliberais podem ser

  3. Pois é hipocrisia, mas que fez entornar um copo cheio de aleivosias à dignidade humana e se este pouco fizer o que tão grandes asneiras não fizeram já fico contente com este ato hipócrita.

  4. Benjamin Campos Ferreira says:

    Quem está interessado em que o Trump perca as eleições americanas?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s