Basta! O Sporting precisa de uma reflexão urgente


dost

Como já escrevi em determinadas ocasiões neste espaço, sou um Sportinguista puro, doente, a roçar o fanático há 29 anos. A minha relação com o Sporting é una: nunca abandonei o apoio a este clube nos maus momentos, fazendo sempre das tripas coração para o ver quando financeiramente o posso e não o posso fazer, estando a equipa de futebol, de hóquei, de andebol, de futsal, de ginástica ritmica a ganhar ou a perder, a golear ou a ser goleada, com ou sem títulos nas últimas temporadas. Quando o mês está a correr mal e estica mais do que aquilo que era devido. Quando a tristeza assola mais a alma do que a alegria. Quando o Godinho, o Soares Franco, o Bettencourt e toda aquela tralha de Cascais que acha que somos raia miúda e que jamais deverá governar os destinos do clube, nós os Sportinguistas que nos fundimos com o clube, que o tomamos como uma parte muito importante das nossas vidas, com o mesmo quase acabaram. Quando, com este grande amor que nos possui durante 365 dias por ano, 24 horas por dia, que levamos ao peito ao frio, à chuva, que transportamos  como capa quando os rivais nos escarnecem dos nossos sucessivos fracassos, que nos enche de orgulho e de lágrimas, ao ponto de não querermos ir à escola, de não conseguirmos desfrutar de uma refeição como deveria ser desfrutada quando perde aquele jogo importante.

O Mundo sabe que…

Findo o primeiro mandato do actual presidente do Sporting, dados os dias conturbados que o clube actualmente vive, e a mais que certa re-eleição de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting (não será decerto o desastre desta temporada que irá demover sócios como eu de continuar a demonstrar confiança no trabalho do presidente), este e todo o Universo Sporting deverão parar para reflectir no que é que correu mal nestes últimos 4 anos, no que é deveríamos ter feito para que o desfecho das últimas temporadas fosse melhor do que o resultado que se verificou, e no que deveremos fazer para fazer jus ao epíteto da canção porque queremos mesmo ver o Sporting sempre na frente.

O Sporting necessita de fazer mais e melhor.

1. O Sporting precisa de um presidente mais sereno e mais lúcido sem perder a veia contestatária que é apoiada pela maioria dos Sportinguistas. O Sporting precisa de trilhar um rumo próprio sem focalizar alguma da sua atenção no percurso dos rivais, nas suas hipotéticas manobras de bastidores, nas suas contas, nos seus problemas da vida quotidiana…
Desde o inicio do mandato de Bruno de Carvalho que sempre o defendi e continuo sempre a defender. Defendi-o na querela aberta contra os empresários de futebol porque acredito que as ervas daninhas do futebol, os exploradores de carne humana, pagos a peso de ouro para minar clubes e jogadores com promessas de dinheiro, incutir promessas vãs de aumentos salariais a jovens na sua maioria, inocentes, deve acabar para bem do futebol. Defendi a sua posição na questão Doyen porque acredito que o Sporting tem razão no caso Marcos Rojo e nas sucessivas trapalhadas que aquele fundo provocou ao negociar o jogador nas costas do clube com outros dois, quando o contrato de compra e venda celebrado na contratação do jogador ao Spartak referia que o fundo não poderia intrometer-se na negociação de uma eventual transferência. Defendi-o na questão dos vouchers do Benfica porque considero que nenhum árbitro deve receber qualquer oferta de um clube, muito menos, uma oferta que deve ser considerada, um autêntico suborno. Defendi-o nas mudanças para bem do futebol que foram apresentadas na 1ª temporada desportiva do seu mandato, fazendo da sua a minha opinião nas questões relacionadas com o sorteio dos árbitros, com a erradicação das apostas ilegais, com a saída do Conselho de Arbitragem da esfera da Federação para promover o devido afastamento desta em relação aos interesses clubistas que polulam naquele organismo e que efectivamente, acredito, influenciam desfechos de provas desportivas. Defendi-o abertamente em várias questões assim como não o defendi noutras como foi o caso do despedimento injusto e injustificado de Marco Silva.
Não poderei continuar a defender porém alguém que continua e continuará, de forma leviana, a atacar a casa dos outros quando não é capaz de limpar a sua. Não poderei defender alguém que durante 4 anos falou falou falou e perpetuou-se junto das massas adeptas do Sporting como alguém insubstituível quando não o é. Não poderei de forma alguma defender um presidente que não é capaz de respeitar os tempos, os tempos para falar e os tempos para estar calado.

1.1 Há coisas positivas a retirar deste mandato, contudo. Leonardo Jardim tirou-nos da fossa desportiva e devolveu-nos um lugar na tão ansiada Champions. Bruno de Carvalho conseguiu, com as receitas da renegociação dos contratos de cedência televisiva, de marketing virtual do estádio e de publicidade, com enchentes em Alvalade (nestas últimas duas temporadas), com uma abrupta subida no número de novos associados (pagantes) e com um aumento gradual das receitas de merchandizing tirar-nos da fossa financeira e tornar-nos, actualmente, segundo um estudo da UEFA, um dos 15 clubes com melhor saúde financeira do futebol europeu.

2. Jesus trouxe-nos qualidade. Jesus trouxe-nos expertise. Jesus trouxe novas metodologias de treino, metodologias que tornaram o Sporting competitivo. Jesus conseguiu lutar até um campeonato, aquele que nos escapa, até ao fim. Jesus conseguiu catapultar dois jogadores aos píncaros da europa, batendo consecutivamente dois recordes de vendas numa só assenta. Jesus colocou a equipa a praticar um futebol delicioso, apoiado nas entrelinhas, dinâmico, explorando sempre as lacunas existentes na ocupação de espaço das equipas adversárias, através da exploração de constante superioridade numérica nas alas ou do pormenor esquecido (a colocação de um jogador no espaço não-marcado entre os centrais e os laterais para dali tirar proveito), defensivamente coeso, com pressing constante em posições altas do terreno ou no meio-campo para recuperar rapidamente a posse de bola.
Jesus pediu e a direcção deu-lhe o que podia, mesmo quando, de uma assentada perdeu o cérebro da equipa João Mário e o matador Slimani. O que Jesus pediu para esta temporada, dada a limitação de ter que procurar soluções de encaixe mais ou menos rápido no sistema táctico do treinador e nos processos de jogo que a esmagadora maioria do grupo já trabalhava afincadamente (com relativo êxito) na temporada anterior, revelou-se uma autêntica tragédia. 2 dedos de uma mão não chegam para enumerar os maus profissionais que o Sporting tem no balneário, jogadores sem qualidade para jogar no Sporting ou em qualquer outro clube da 1ª liga e acima de tudo, sem brio.

2.1 Noutro prisma, o Sporting precisa de um treinador que olhe mais para o seu trabalho do que para o trabalho do rival. O Sporting precisa de um Jorge Jesus capaz de moralizar e não de destruir, como destruiu a moral do plantel quando afirmou que a sua equipa tinha que ser a melhor da Liga devido ao facto de ser “orientada” por si e não pela sua natural qualidade, profissionalismo ou amor ao clube. O Sporting precisa de um treinador menos preso às suas rotinas. Quero com isto dizer que está na hora de Jesus se adequar ao clube que treina em vez do clube ter que se adequar a si. Quero com isto dizer que Jesus estagnou no mesmo sistema táctico, nos mesmos processos, no mesmo princípio de jogo, processos de trabalho, rotinas, que fracassaram completamente nesta temporada.
O processo falhou e de que maneira….

2.2 O sistema defensivo de Jorge Jesus assenta no princípio táctico da defesa subida. Tendo o Sporting que jogar, maioritariamente, durante a temporada, contra equipas com um maior teor defensivo, ávidas em explorar o contra-ataque em profundidade em 3\4 toques na bola. A defesa subida (em linha) resulta na medida em que havendo pressão intensiva dos dois elementos do meio-campo (William e Adrien; Elias também entra neste lote como suplente directo de Adrien) sobre os organizadores de jogo contrário para lhes retirar, nos momentos de transição para o contra-ataque, tempo e espaço para lançar em profundidade os seus avançados ou extremos, garante a recuperação da bola num primeiro momento ou a colocação sistemática dos avançados\extremos adversários em fora-de-jogo.
O que tem acontecido nos jogos do Sporting é um redondo fracasso deste processo colectivo. William e Adrien não tem sabido pressionar a 100% nestes momentos; William é visto constantemente a ter que fazer as dobras aos laterais, principalmente aos laterais esquerdos, jogadores de fraca qualidade que nem atacam (tem uma fobia extrema no que concerne a rodar o centro de jogo para o centro do terreno quando percebem que não conseguem tirar proveito do jogo flanqueado) nem defendem, acabando portanto William por não estar no centro para limitar o organizador de jogo adversário. Já Elias, um dos maus profissionais que grassa naquele balneário, não foi feito sequer para pressionar, o que torna tudo tão difícil quando Adrien se lesiona.
Marcar a este Sporting no contra-ataque tornou-se uma tarefa banal para os adversários.

2.3 Ofensivamente, está claro que os treinadores adversários tem feito o seu trabalho de casa. As equipas que actuam contra o Sporting tem diminuído o espaço existente entre a linha de meio-campo e a linha defensiva para evitar o jogo entre linhas. Tem conseguido manter-se compactas na sua última linha para evitar que o Sporting consiga explorar o precioso espaço que é deixado normalmente em vazio entre os laterais e os centrais. Tem conseguido impedir superioridade numérica em todos os sectores colocando 2 linhas de 4 muito compactas ou uma linha de 4 atrás de uma linha de 5 (por vezes com o ponta-de-lança a ser o primeiro elemento de pressing já dentro do seu meio-campo para ajudar a anular a distribuição e organização de William e Adrien), dispositivos que permitem o melhor de 3 mundos: impedir o jogo nas entrelinhas, defender com 2 homens nas laterais (impedindo a criação de superioridade numérica que permite aos bons executantes do Sporting no capítulo do cruzamento como Jefferson, Bruno César, Bryan Ruiz aparecerem isolados na ala com excelentes possibilidades para colocar um bom cruzamento para a área) e limitar a organização de jogo de Adrien.

2.3 O Scouting de Jesus para esta temporada falhou. O plantel do Sporting está cheio de tiros ao lado. Zeegelaar, Schelotto, Markovic, Elias, Alan Ruiz, Bruno Paulista, Castaignos, André Filipe, Meli são os exemplos mais óbvios. Ao mesmo tempo em que estes tombam em Alvalade juntamente com quem os trouxe, vemos os emprestados, Geraldes, Palhinha, Podence, Domingos Duarte, Ryan Gauld, Iuri Medeiros mostrar as devidas credenciais noutros clubes e se atentarmos com alguma atenção à equipa B do Sporting vários jovens com qualidade a definhar no seu desenvolvimento por falta de oportunidades na equipa principal como são os casos de Riquicho, Ricardo Guima, Matheus, Rafael Barbosa, Pedro Marques ou Ronaldo Tavares.

3. Denota-se que existe insatisfação dentro do balneário do Sporting.  Adrien e William não estão “dentro do clube” e pretendem ser transferidos. A Gélson e a William foram prometidas renovações contratuais que ainda não foram cumpridas. Jefferson ressente-se do facto de não ser opção para o treinador. Lazar Markovic nunca quis ser emprestado ao Sporting. Bryan Ruiz demonstra actualmente e sem motivo aparente uma enorme tristeza para jogar futebol.
Há portanto que perceber as razões que levam constantemente os jogadores a estarem insatisfeitos dentro do clube, até porque esta insatisfação (individual e colectiva) é constante dentro deste clube e não é virgem nestes últimos 4 anos. Urge portanto renovar contratos em tempo útil, vender jogadores em tempo útil se aparecerem propostas dentro dos valores que a SAD considera como razoáveis, renovar a equipa com produtos da formação sempre que existir a oportunidade de dar espaço a um jovem quando um dos “produtos finais” sai. Um clube de formação que vive para formar e vender terá sempre, obrigatoriamente, a limitação de ter que se renovar constantemente e como tal perder alguma capacidade para atacar títulos. Formar não rima nem nunca irá rimar com conquistar (sempre) visto que tem que se dar espaço à natural evolução das peças dentro da mecânica engenhosa que é a alta competição. Contudo, enquanto Sportinguista prefiro formar e tolero mais facilmente o erro de um jovem do que o erro de um veterano contratado a peso de ouro a uma equipa de nomeada e pago a peso de ouro.

4. A paupérrima concorrência presidencial feito por um sujeito que ninguém conhece de lado algum chamado Madeira Rodrigues. Os meses que antecedem as eleições para a presidência de um clube são os momentos ideais para se apresentarem ideias para o futuro desse mesmo clube, mesmo que essas ideias não vinguem no acto eleitoral. O que Madeira Rodrigues está a fazer na sua abominável campanha é uma política de aproveitamento das derrotas do seu rival. Usando e abusando de clichés e das habituais piadas que os nossos rivais diariamente nos lançam, usando e abusando de um discurso que tem como base nas derrotas do clube para prometer mundos e fundos e para arrasar o trabalho que foi feito nos últimos 4 anos, e, chegando inclusive em algumas declarações em fazer subir a escalada de confusão quando por exemplo declara o que ontem declarou em entrevista à Rádio Renascença, Madeira Rodrigues não está a acrescentar uma única ideia válida para um futuro melhor como se tem vindo a lançar contra aqueles com quem, eventualmente, poderá ter que trabalhar no futuro.

Comments

  1. 1) Engraçado. Não se gosta da “tralha de Cascais”, que os sportinguistas muito gostam de denominar como “os croquetes”, mas adora-se um sujeito que é o primeiro presidente remunerado do clube. O sujeito que dobrou.. ou triplicou… sei lá… o seu próprio ordenado. O sujeito que fez questão de lançar a ideia de receber uns principescos retroactivos sem que ninguém se atrevesse a contrapor.
    1.1) Não se gosta do “grupo do croquete”, que na maioria são gestores com provas dadas em empresas, mas idolatra-se um sujeito que ninguém sabe de onde apareceu e que hoje anda de Serie 7 com um mordomo do SCP a abrir-lhe a porta. Sim é verdade, basta ir ver as imagens do sujeito a entrar no carro-presidencial no último fim-de-semana.
    1.2) Não se gosta do “grupo do croquete” mas aceita-se que o presidente tenha (e procure…) uma interminável comissão de honra composta por malta do jet7 que o mais provável é nem serem sócios do clube ou meterem os pés no estádio. Nenhum croquete faria melhor.
    1.3) Não se gosta do “grupo do croquete”, mas foi este sujeito que fez questão de se autodenominar como membro da burguesia lisboeta (?) numa entrevista ao jornal marca.
    1.4) Penso que já se percebeu a ideia.
    2) O resto li na diagonal mas é mais do mesmo. Sporting, paladino sabe-se lá do quê, contra os empresários, os fundos de investimento, os vouchers, os árbitros, a uefa, a chuva, a bola redonda, os festejos do setúbal, a contagem de campeonatos, e sei lá que mais… a lista de discussões pueris é interminável. Vemos que o sporting tem ganho muito com isso do ponto de vista financeiro e desportivo. Ah… claro…. a concorrência presidencial é “paupérrima”, já percebi.

    • Adorei o conteúdo da alínea 1.4. Só pela sua colocação, se fosse num exame levava um abonatório 18.

      Vamos por partes

      O primeiro presidente a ser remunerado foi curiosamente um croquete, José Eduardo Bettencourt, em 2009. Porque na altura, Bettencourt, com um salário a oscilar entre 800 mil euros e 1 milhão de euros no Banco Santander não poderia ficar sem o seu ganha pão. Logo que eleito, instituiu-se a si um salário de 300 mil euros brutos anuais (cerca de 130 mil líquidos) mais as remunerações variáveis por objectivos que por acaso até prescindiu (porque logo no seu primeiro exercício deu 26 milhões de prejuízo; os tais bons gestores com provas dadas de que falava) mas poderia não ter prescindido. Essas remunerações variáveis na altura poderiam ascender ao 1,5 milhões de euros para Bettencourt e para os outros administradores como Nobre Guedes.

      Quanto a outro croquete, o Godinho há quem se lembre (mais uma vez os gestores com provas dadas; agora em tribunal para indeminizar o Sporting em cerca de 31 milhões de euros) de muitas coisas. Passo a citar:

      Há quem não tenha memória curta ou selectiva e se lembre de tudo o que aconteceu.

      Há quem se lembre do miserável 7º lugar, pior classificação de sempre da história do clube na Liga numa temporada que nos envergonhou colectivamente, que nos tornou “bombo” dos gozos dos adeptos dos nossos rivais e que nos afastou pela primeira vez na nossa história das competições europeias!

      Há quem se lembre das contratações de Alberto Rodrigues, Jeffren Suarez e Luis Aguiar, contratações realizadas sem a normal realização de testes médicos. Só estes três jogadores custaram 5 milhões de euros aos cofres do Sporting (com recurso a crédito) mais os respectivos salários que foram pagos durante os vínculos contratuais, para, literalmente, não jogar.

      Há quem se lembre do vergonhoso contrato assinado com Labyad, no qual, na 2ª temporada, o salário deste seria aumentado para os 2 milhões líquidos por temporada mais as respectivas contribuições e impostos. De Labyad, pouco ou nada vimos, de proveito, até ao dia de hoje, exceptuando mesmo o empréstimo ao Vitesse na temporada transacta, empréstimo que permitiu ao Sporting poupar uns largos cobres.

      Há também quem se lembre das luvas que foram pagas ao pai de Labyad para servir de olheiro fantasma do clube. Nenhum relatório deste chegaria a Alvalade.

      Há quem se lembre do contrato-promessa assinado com Bruma, contrato que haveria de mais tarde ajudar à sua saída de Alvalade. Há quem também se lembre da cláusula contratual que fez rumar Eric Dier para o Tottenham ao preço da uva mijona.

      Há quem se lembre dos valores despendidos nas contratações e respectivos salários de Elias, de Bouhlarouz, de Pranjic, de Oneywu, em suma, dos piores jogadores que alguma vez vi pisar os relvados de Alvalade em 29 anos de sportinguismo. Pior só mesmo as negociatas que o mítico Carlos Janela, também ele associado a Godinho Lopes no mandato citado, realizou nos anos 90 para o clube de Alvalade, quando por exemplo trouxe grandes promessas fantasma como foram os casos de Missé-Missé, Carlos Miguel, Nené ou Vinícius.

      Há quem se lembre da venda à pressa (à pressão, se assim quisermos) do sucessivamente alienado Ricky Van Wolswinkel (que Deus o mantenha bem longe de Alvalade) ao Norwich para garantir imediatamente, a pronto, meia dúzia de tostões para pagar os salários do plantel e dos funcionários, na altura, devendo o clube os últimos 4 meses.

      Há quem se lembre que durante o seu mandato, o Sporting estava a pagar salários a 4 treinadores.

      Há quem se lembre que o belga Franky Vercauteren foi um treinador contratado a prazo, enquanto Jesualdo não se desvinculasse contratualmente do Panathinaikos porque à época tinha créditos a vencer junto do clube grego. Quando Jesualdo finalmente se conseguiu desvincular, um mês depois, Vercauteren recebeu literalmente um pontapé no rabo, ficando o Sporting encarregue de lhe pagar o contrato.

      Há quem se lembre do miserável caso Cardinal. Há quem se lembre que durante o mandato de Godinho Lopes, o seu vice Paulo Pereira Cristóvão tinha um sistema de inteligência que tinha como missão vigiar durante 24 horas a vida dos jogadores.

      Há quem se lembre do estado vergonhoso em que estavam as contas do Sporting e da sua SAD no final da temporada 2012\2013 com um passivo que tinha passado dos 220 milhões de euros para os 256 milhões, não obstante as vendas de Ricky e Matías Fernandez (16,5 milhões de euros). A dívida financeira do clube à época, contraída a meias entre Bettencourt e Godinho Lopes, era de 41,1 milhões de euros.

      Há quem se lembre que em 2012, aquando das renovações de Adrien e Rui Patrício, o Sporting assinou com a Gestifute de Jorge Mendes contratos viciados nos quais o Sporting ficaria sempre a perder. Hoje, um desses jogadores, é um dos maiores activos do plantel do Sporting, podendo render em caso de transferências quase o dobro do que renderia se a Gestifute lhe arranjasse colocação…

      Há quem se lembre das múltiplas alienações de direitos económicos de jogadores aos fundos, operações que foram detectadas pela auditoria requerida pela actual direcção. A recuperação das percentagens (dos direitos económicos) alienadas desses mesmos jogadores, caso de William Carvalho, por exemplo, haveriam de ter custos acrescidos para a actual direcção.

      Ainda existe quem se lembre que um dia, os corredores de acesso aos balneários do Sporting estavam cravejados de imagens de elementos proto-fascistas das claques bem como de imagens que incitavam à violência.

      Vamos à questão do motorista: todos os presidentes do Sporting tiveram direito a um motorista. Curiosamente foi um pré-croquete (Santana Lopes) aquele que mais o usou. Conduzia-o para as reuniões na sede do PSD. Conduzia-o para a Kadoc para o mister se poder emborrachar à grande. Conduziu-o para a casa de Cinha Jardim para poder ir pinocar à torta…

      Ainda sobre os bons gestores com provas dadas nas suas empresas\entidades patronais: em 2009 quando Bettencourt chegou ao Sporting, o seu antecessor Filipe Soares Franco tinha o clube em falência técnica com uma dívida de 375 milhões de euros e sucessivo património alienado. Tal passivo herdado de Bettencourt contraído por Soares Franco e quejandos é um bocado estranho se tomarmos em conta que no mundo empresarial Filipe Soares Franco é conhecido por conseguir cavar ouro de empresas retalhadas que valem zero quando as adquire. Porque é que não conseguiu realizar isso no Sporting? Porque é que pegou num Sporting falido e arruinou-o ainda mais com exercícios desastrosas e alienações e vendas de património ao preço da uva mijona?

      Poderá eventualmente o caro leitor db esclarecer-me em relação aos tópicos e argumentos que dito neste humilde comentário?

      • Caro João, julgo que nem valerá a pena sublinhar que não sou adepto do SCP. Vir com essa conversa sobre jogadores é (para mim) letra-morta. Daqui a uns valentes anos, à distância, cá estará outro sportinguista (ou o mesmo) a perguntar como é que o clube contratou um treinador de seis milhões de euros (!) e no final da época foi aumentado para sete (!) por ter ficado em segundo e nada mais (péssima liga Europa, taça de liga e taça de Portugal). Deixe só sublinhar esse magnifico acto de gestão que faz do JJ o treinador mais bem pago de sempre em Portugal e que possivelmente ganha tanto como todos os outros juntos. Continuando, cá estará outro adepto a perguntar como é que o presidente se aumentava e recebia retroactivos principescos, ganhando mais num ano do que na sua vida toda (esperto é ele). Não precisa de vir com a conversa que tudo isso foi aprovado por unanimidade, louvor e aclamação a fazer o pino… é que as contas a que se refere de 2000’s também foram aprovadas da mesma forma. Cá estará outro a perguntar sobre o Douglas (parece que ganha bem), o Zeegelaar, o Petrovic, o Elias, o Alan Ruiz (oito milhões não foi?), o Luc qualquer coisa, já para não falar de outros baratuchos que podiam jogar em qualquer equipa do meio da tabela, como o João Pereira, o Bruno Cesár, o Meli, o Paulista, o Spalvis, o André balada, o Barcos, etc. etc. Claro, não esquecer o Markovic que está emprestado (ou de férias) mas não chegou certamente de borla. Fala de “jogadores fantasmas” mas deve estar esquecido que ainda há pouco tempo o SCP contratou dois angolanos não se sabe bem para quê. Só aqui já tem uma boa lista de preciosidades.
        Quanto ao ponto 1.4., parece que afinal não se percebeu a ideia. O actual presidente é tão croquete como todos os outros. A diferença é que os outros fizeram-se croquetes antes de chegar ao SCP, enquanto o exmo. presidente actual fez-se (vai-se fazendo) croquete no próprio clube (olhando para o CV também não podia ser em mais lado nenhum…). Se queremos ser coerentes não podemos num dia apontar os vícios dos outros para depois fazermos igual. Motoristas… comissões de honra repletas de jet7s… festas na linha… capas de revistas… só não vê quem não quer.

        • Como no primeiro comentário da sua parte a este post, admitiu que só o leu na diagonal, decerto que não viu nem encaixou as minhas críticas ao Bruno de Carvalho, ao Jesus e a alguns dos jogadores que enumera e bem a meu ver.
          Mesmo assim, como não tenho por hábito responder a quem não perde tempo a ler os meus posts, ainda tive a graciosidade de lhe responder com argumentos válidos às suas insidiosas alíneas para lhe explicar que em alguns pontos, especificamente nos que diziam respeito ao endeusamento que você fez dos management skills dos antigos presidentes do Sporting (à conta dessa sobredotação técnica, um deles está neste momento a responder em tribunal e o outro teve que ir prestar esclarecimentos adicionais à SAD do Sporting para não ir pelo mesmo caminho) o seu argumento estava e está muito longe da verdade.
          Para adepto de outro clube, denoto que o db está muito bem (e noutras questões muito mal) informado sobre a vida do meu clube. Eu cá não gosto de comentar, debater ou criticar o quotidiano de outros clubes a não ser daqueles que gosto ou que sinto simpatia. Lamento, mas o seu clube não está contemplado com a minha boa-vontade. Assim como também não dou para o peditório daqueles que odeiam mais (do que a vida, do que a sogra, do que a traidora da mulher que lhe põe os cornos dia sim, dias sopas) o Bruno de Carvalho do que o amor que tem pelo próprio clube.

          • Caro João, dá-me alguma pena que não consiga fazer mais do que repetir os soundbites do seu presidente e compinchas. Não faço endeusamento nenhum dos antigos presidentes, mas não tenho grandes dúvidas que percebem mais de gestão do que o actual. Mais tarde se verá. O que interessa se os antigos dirigentes estão em tribunal e foram chamados à SAD para prestarem declarações à JL? Acha que isso vai levar a algum lado? Não acha que essas situações foram promovidas pela actual direcção meramente para esvaziar a oposição que existia dentro do SCP? Já agora, estará a fazer referência à famosa reunião em que o seu presidente saiu a meio? Parece que o João dá mais valor a esses faits divers que o próprio presidente. Não estou muito bem informado de nada, basta ler os jornais e dar dois cliques no google para descobrir jogadores no plantel do SCP que nem conhecia e outros que já nem me lembrava. Fique lá com o BC e faça bom proveito dele, tenho a certeza que para o BC também será proveitoso.

          • Mas o que é certo db, o que é certo é que a auditoria realizada por uma empresa credível, uma das líderes mundiais de mercado, detectou o que detectou (as falhas e os erros graves desses bons gestores) e de certo, detectará as falhas e os erros de gestão financeira se existirem. Não ponho as minhas mãos no fogo por ninguém. Estou certo que com isto Bruno de Carvalho abriu um precedente que, em caso de falha, também o irá julgar no futuro. Contudo, como dizia o outro, o futuro só a Deus pertence. Até lá, baseamo-nos em relatórios e contas e em estudos da UEFA (não são do zé qualquer da esquina, são estudos que tem algum fundamento não fosse a UEFA actualmente um organismo que vasculha a eito as contas dos clubes por causa das regras do Fair Play financeiro) que nos colocam no top 15 europeu dos clubes com melhor saúde financeira. Se a UEFA o diz, quem sou eu ou você para contrariar a UEFA?
            Quanto aos erros de gestão desportiva cometidos durante esta temporada, posso-lhe dizer que concordo consigo. Não precisei de uma barra de comentários inteira para concordar com alguns dos seus argumentos. Aliás, se você lesse a porcaria do post perceberia que antes de você escrever já estava a afirmar algumas dessas ideias.

  2. Raia é um peixe. Não lestes o Gil Vicente? Arraia, porra.

    • Tens razão pá! Falha minha! E tua também. A 2ª pessoa do passado (pretérito perfeito) do verbo ler é “leste” e não “lestes” – Fica aqui a minha singela correcção! Obrigadinho e até logo!

      • Minha não. Acha mesmo que quem se preocupa com raia/arraia e Gil Vicente não sabe a diferença entre um Tu leste e um Vós lestes?

        • A escrita do Gil Vicente era cheia de tudo menos de formalismos, portanto pensei que no primeiro comentário me estavas a tratar no singular. Portanto, perdoe-me se tive que lhe tratar da saúde… gramática!

  3. lagarto says:

    Lastimo que a busca de causas se deixe ofuscar pela vã glória de “vender” ilusões aos adeptos, sendo que uma delas se chama Bruno de Carvalho. Dêem as voltas que quiserem, não venham agora dizer que a responsabilidade é do treinador, porque BdC lhe “deu” os jogadores que queria.
    Há muito tempo que os rivais sabem que basta abanar a azinheira para as bolotas caírem.
    Nunca houve honestidade para indagar neste clube a que se devem os insucessos desportivos acima do normal, já que, para ter sucessos, alguns insucessos tenham que ocorrer.
    Deste modo, o Sporting, o meu clube de há mais de 40 anos, há-de carpir, sem razões de grande profundidade, as tropelias, as perporrências, as sabedorias de cordel, as ilusões e os sonhos sem fim, antes de lamber as suas feridas.
    E assim vamos atapetando e sendo gozados pelos rivais que, quando se queixam das tropelias dos árbitros, sabem, melhor que ninguém, que o nosso clube, nesse campeonato dos choramingas, ganha sempre e com muitos pontos de distância. Jogar à bola é que nem sempre.
    Na verdade, gastar uma pipa de massa para compensar o ego de um treinador que só pensa em “soi même”, idolatrado por idiotas do rival que o “exportou” para Alvalade só pode emanar de gente que não pensa nem planeia, restringindo as suas vistas ao pagode que paga tudo e que, ao sair de mais uma competição como a Taça de Portugal, vem dizer aos microfones da TVI24 que “o Sporting é uma cambada de chulos.”
    Mau demais. Tomemos juízo de uma vez e paremos de dar alegrias aos adeptos dos nossos rivais.

  4. joão lopes says:

    Caro João Paulo,então voce não sabe que está escrito na constituição portuguesa,que o Benfica tem que ganhar sempre,seja onde for,e nem que seja ao berlinde? repare,que quando o Porto quebrou esta maxima,quase que se sentiu obrigado a recorrer a metodos ilegais para parar com esta ditadura,sim o sistema existe e chama-se ditadura do Benfica(e repare que a geringonça esta feliz,porque enquanto o benfica ganha,folgam as costas,isto é ,não ha oposição)

    • João Ferreira says:

      Tenho pena de dizer isto, enquanto continuarem a pensar assim nunca irão ser um clube ganhador.

    • Meu caro amigo, eu não sei se me convocou para este comentário, mas ou foi lapso ou então, assume aquele pensamento básico nacional vigente que ” A culpa é do Benfica”. Eu explico. O João, que é Branco, também é verde. Não ganha a ninguém e acho que não se lembra do clube dele ser campeão. É um puto. Eu, não sendo um puto, já vi mais qualquer coisinha, mas o meu coração cai para o vermelho. Constituição, bola e afins?
      Que grande confusão.
      Mas, se quer a minha opinião, acho que se deve adaptar a Constituição aos tempos que correm e, por isso, o título do SLB pode mesmo fazer parte do documento.

      Assim, me despeço, caminhando confiante, jogo a jogo, para mais uma vitória! #colinho #bi-18 #rumoao36.

  5. Alguém diga ao cidadão lá de cima que o José Eduardo Bettencourt foi presidente remunerado do SCP (ou da SAD, que vai dar ao mesmo). E que o Santana Lopes foi presidente remunerado do SCP (ainda que não pelo SCP). E já nem falo do Soares Franco e do Godinho Lopes, que foram remunerados em espécie e em montantes que tornam ridícula a retribuição do actual presidente. E, já agora, referia-se a estes quando falava dos “gestores com provas dadas em empresas”? Um é mais conhecidos por um empresa de paquetes, outro viveu à custa do Estado, e quanto aos outros só provam que a endogamia e o nepotismo conseguem que qualquer imbecil ascenda a administrador de um banco ou de uma empresa de construção civil pertencente a um banco (e, por inerência, de um clube de futebol gerido, à data, pelo mesmo banco).

  6. Konigvs says:

    “Quando cheguei ao Sporting, ao fim de um mês quis ir-me embora. Pensei: ‘o que é isto?’ Mas o presidente deu-me força e disse-me que as coisas iriam resolver-se”.

    Oooopssss….parece que não se resolveram.

  7. António says:

    “A paupérrima concorrência presidencial feito por um sujeito que ninguém conhece de lado algum chamado Madeira Rodrigues. ”

    Sim, porque o que lá está era conhecidíssimo antes de ir para lá mamar 10 mil euros por mês.

  8. Felicia Anderson says:

    Quero geralmente informar o público que Felicia Anderson um emprestador de empréstimo privado que está aberto oportunidades financeiras para todos que precisam de qualquer assistência financeira. Eu dou um empréstimo a uma taxa de interesse de 2% para indivíduos, negócios e companhias sob um termos e condição claros e compreensíveis. Entre em contato conosco hoje via e-mail em: (Feliciaanderson992@gmail.com)

  9. capital financial says:

    Meu nome é Toni Racheal, eu sou um homem de negócios. Eu contrato e forneço cabos fio de cobre para qualquer lugar em todo o mundo. Estou aqui para testemunhar de uma empresa que me ajudou com um montante de empréstimo de US $ 250.000 e eu quero anunciá-lo para o mundo porque eu nunca acreditei que ainda existem empresas no Reino Unido como que na internet que ainda são muito legítimas. Eu sou um viúvo que tinha perdido esperanças na vida, mas com a ajuda desta empresa, eu paguei minhas contas e comecei meu próprio negócio, Se você precisar de qualquer empréstimo financeiro assistência, estou feliz e rica novamente e estou agradecendo a Deus que tal empréstimo Empresas como esta ainda existem sobre este scams todos os lugares, por favor, eu aconselho todos lá fora, que estão em necessidade de empréstimo para ir para {capitalfinancialservice@hotmail.co.uk} eles nunca vão falhar, sua vida vai mudar como o meu fez. O email . Capitalfinancialservice@hotmail.co.uk

  10. Wayne Rodney says:

    Oi eu tenho um empréstimo on-line de weltonbendyloanlender@gmail.com a taxa de juros de 3%, eu desejo compartilhar esta boa notícia aqui e eu aconselho você a contatá-los para um empréstimo.

  11. O melhor e confiável dinheiro emprestador!
    Podemos ajudá-lo com um empréstimo genuíno para atender às suas necessidades.
    Você precisa de um empréstimo pessoal, empréstimo de carro, empréstimo home, empréstimo de investimento, empréstimo de negócio, empréstimo de hipoteca, consolidação de débito e mais sem estresse e com aprovação rápida? Você precisa de um empréstimo urgente hoje? Nenhuma verificação de crédito ou número de segurança social necessário aconselhamos você a procurar não mais como estamos aqui para fazer todos os seus problemas financeiros uma coisa do passado.
    * APROVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO EM MENOS DE 24 HORAS !!
    * TRANSFERÊNCIA SEGURA GARANTIDA !!
    * Taxa de Aprovação de 100% !!
    * BAIXA taxa de juros de 3% !!
    Teremos o maior prazer em oferecer-lhe um empréstimo Sinta-se, livre para nos contactar para um serviços financeiros genuínos em melhores serviços financeiros.
    CONTATO: christopter smith cooper

    Office.christopercooper@gmail.com
    Encarregado do Processo de Empréstimo.
    Melhores serviços financeiros.

  12. mínimas de até 2% dentro de um período de reembolso de 1 ano a 30 anos para qualquer parte do mundo. Damos empréstimos dentro do intervalo de. 10.000.00 a 100.000.000. Nossos empréstimos estão bem segurados para máxima segurança É nossa prioridade. Os interessados devem entrar em contato conosco com as informações abaixo por e-mail …. philipmark420@hotmail.com

    Seu nome completo:………..
    Seu país:………….
    Estado:…………
    Sexo:……….
    Número de telefone:……….
    Quantidade necessária: ……….
    Ocupação:……….
    Duração do empréstimo: ……….
    Endereço de e-mail………..

    Email..philipmark420@hotmail.com

    Os meus cumprimentos

    Philip Mark.

  13. Richardpeterson says:

    Dia bom

    Você está procurando ajuda financeira? Você precisa de um empréstimo urgente.
    Para pagar suas contas ou dívidas? Entre em contato conosco hoje via email:
    Richardpeterson706@gmail.com

  14. Christi empresa de empréstimo worldpersonal

    Você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio, empréstimo do projeto, empréstimo casa, e para limpar suas contas, oferecemos todos os tipos de
    empréstimo. Pequenas, médias ou grandes empresas? Você precisa de empréstimo para construir uma casa ou empréstimo de carro? Você precisa de empréstimo para
    Comprar equipamentos máquinas para trabalhar? Christi empresa de investimento worldloan é a resposta a todos os seus problemas, damos
    Empréstimos a taxa de juros de 2% e nossa transação é rápida, segura e conveniente. Aqueles que desejam
    Obter um empréstimo de nós deve entrar em contato conosco agora via christiworldpersonal@gmail.com, e vamos começar a transação.

  15. Você acha de obter um empréstimo? Você está seriamente na necessidade de um empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar o seu desejo, nós damos empréstimos pessoais, empréstimos de negócios e empréstimos corporativos, e todos os tipos de empréstimo com juros de 2% para mais informações entre em contato conosco via e-mail: (Mariodraghie28@hotmail.com) Empréstimo acessível com MARIO DRAGHIE LOAN COMPANY .: Mariodraghie28@hotmail.com

  16. Andy James says:

    Olá
    Ofereço um empréstimo de € 2.000 a € 5.000.000 e qualquer pessoa capaz de pagar com juros a uma taxa de 2%. Eu faço empréstimos locais e empréstimos internacionais para pessoas de todo o mundo. Se você está em necessidade real entre em contato comigo por e-mail: andyjameslending@outlook.com

  17. Se você estiver na necessidade de empréstimo contato Sr. Richard Cosmos em seu e-mail: richardcosmos5@gmail.com says:

    Se você estiver na necessidade de empréstimo contato Sr. Richard Cosmos em seu

  18. Halo, Apakah Anda perlu membiayai untuk mengkonsolidasi utang Anda? Apakah Anda perlu dana untuk membantu perusahaan Anda kembali ke jalur? Jadi saya memiliki solusi terbaik untuk Anda. Jika bisnis baru Anda seperti kebanyakan startups, Anda sedang mencari pinjaman di suatu tempat antara $ 5.000 dan $ 5.000.000,00 juta untuk mendapatkannya dari tanah. Setelah melelahkan tabungan pribadi dan pinjaman dari kerabat dan teman-teman, insting pertama Anda mungkin untuk mendapatkan pinjaman bank atau pinjaman SBA. Sebelum Anda bertindak atas naluri ini, biarkan aku memberitahu Anda tentang perusahaan pinjaman ini saya mendapat pinjaman dari hari yang sama. STEVEN RANDAL PINJAMAN PERUSAHAAN adalah tempat yang tepat untuk menjadi, saya mendapat pinjaman bisnis dari $ 350,000.00 dari perusahaan ini setelah telah scammed dari $ 1,950.00. Tapi hari ini saya seorang pemilik bisnis dan bisnis saya adalah cepat tumbuh, jika Anda membutuhkan jenis pinjaman saat ini tidak gagal untuk menghubungi perusahaan ini karena ini adalah tempat yang tepat untuk menjadi ketika mencari bantuan pinjaman, suku bunga mereka sangat rendah ( 2%) menghubungi perusahaan ini hari ini untuk pinjaman Anda melalui email stevenrandallfinacialhome@gmail.com dan Anda akan senang Anda lakukan. Email stevenrandallfinacialhome@gmail.com | TERIMA KASIH

  19. magret james says:

    Olá, Isto é para informar o público em geral que a Sra. MAGRET JAMES um credor privado empréstimos credor abriu uma oportunidade econômica para todos aqueles que precisam de qualquer ajuda financeira. Você precisa de um empréstimo urgente para limpar suas dívidas ou você precisa de um empréstimo à habitação para melhorar o seu negócio? Você já foi rejeitado por bancos e outras instituições financeiras? Não procure mais porque estamos aqui para todos os seus problemas financeiros. Nós garantimos 2% empréstimos de taxa de juros para indivíduos, empresas e corporações de forma clara e compreensível, termos e condições. Nenhuma verificação de crédito necessária, 100% garantido. E-mail: (MAGRETJAMES321@GMAIL.COM)

  20. magret james says:

    Olá,
    Você precisa de um empréstimo urgente ??? Você está na Dívida? Você tem mau crédito? Você foi rejeitado pelos bancos, você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio de sua preferência ?, Damos empréstimos para as pessoas, apesar de seus pobres / mau crédito pontuação. Nós damos para fora ambos os negócios e empréstimos pessoais com uma duração de longo e curto prazo de sua escolha com baixa taxa de juros em 2% por annul para indivíduos, empresas .. Nosso programador de empréstimo é rápido e confiável, aplicar hoje e obter campo imediato back.Our Empréstimos são bem segurado, 100% garantido e os clientes são garantidos segurança máxima. Para mais informações contacte-nos através do nosso endereço de e-mail: (MAGRETJAMES321@GMAIL.COM) e obter o seu empréstimo hoje.
    Sra. Magret james MD / CEO
    Email: (MAGRETJAMES321@GMAIL.COM)

  21. fred edwards says:

    SOLUÇÃO FINANCEIRA, oferece empréstimos locais e internacionais com um esquema de reembolso confortável, nossas taxas de juros de empréstimo é de 5% ao ano com uma duração de retorno negociável, nossa faixa de empréstimo é de US $ 1.000,00 a US $ 500.000.000,00. Independentemente da localização ou do estado do crédito. Para informações contacte Financial Solution, Email: financial_solution01@yahoo.com
    Serviço Rendido também inclui:
    *Refinanciar
    * Melhoria Home
    * Empréstimos para Investidores
    * Auto empréstimos
    *Consolidação de débito
    *Linha de crédito
    * Segunda hipoteca
    * Empréstimos de Negócios
    *Empréstimos pessoais
    * Empréstimos Internacionais
    * Empréstimos de Natal
    Preencha o formulário abaixo e envie para o e-mail
    Financial_solution01@yahoo.com

    NOME:
    MONTANTE NECESSÁRIO:
    NÚMERO DE TELEFONE:
    PAÍS:
    Obrigado por tomar o seu tempo para ver o nosso anúncio e explorar a partir desta oportunidade maravilhosa.

Trackbacks

  1. […] apesar do Marítimo ter feito uma excelente partida, quer no plano defensivo (mais do mesmo; ler aqui o manual de instruções básico que qualquer treinador deverá utilizar na sua estratégia […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s