Pedro Passos Coelho almoça com Blogger – Parte III:


O prometido é devido, aqui fica a terceira parte do almoço com Pedro Passos Coelho:

Termina hoje a série “Almoço de Pedro Passos Coelho com bloggers” com a divulgação dos temas: Regionalização, PSD, Liberalização das Drogas Leves e a adopção por casais homossexuais.

Ficou para o fim por ter sido, igualmente, o tema de final do encontro. Vou procurar ser breve e sucinto.

No tocante à Regionalização deu para perceber que não quer a Regionalização. Mesmo afirmando que a não quer para já, entendendo que é necessário fazer uma ampla discussão sobre os poderes que serão atribuídos às regiões e a forma como as mesmas se terão de organizar, levei deste encontro que Pedro Passos Coelho não quer a Regionalização.

É claro que se afirmou, em termos de princípio, como favorável. Considera é que não temos hipótese de a realizar nos próximos anos, mais precisamente, quatro a seis anos:

“Desenvolver um processo destes agora seria um erro”

Defende é que em sede de revisão constitucional se deveria avançar para a criação de uma região piloto, testando modelos de competências, de recursos humanos e de financiamento. Pois. Obviamente, algo obrigatório em todo o programa eleitoral, é a favor da descentralização. Pois.

Em suma, como venho afirmando junto de alguns amigos regionalistas, isto só lá vai pela força!

Quanto ao PSD, preferia ter concorrência. Se ganhar vai criar um governo sombra a trabalhar a tempo inteiro. Afirmando-se Liberal nos princípios mas de esquerda na medida em que não é um conservador, diz não ter nada contra a direita mas não gosta desta simplificação classificativa por a entender como um referencial muito pobre. Acha que o PSD ainda é muito pouco liberal nos costumes sendo mais liberal em termos económicos. O resto, foi em off, eheheheheh.

“É necessário melhorar os mecanismos de adopção”

No tocante à adopção pelos casais homossexuais tocou numa tecla diferenciadora: O actual regime de adopção é péssimo e o caminho, desde já, é alterar o modelo e, alterando-o criar novas fórmulas, novos modelos onde o que importa é o interesse da criança, a idoneidade dos adoptantes, a garantia de meios de subsistência e não o “tipo de casamento”.

“A repressão não é a solução”

Na sua opinião, as vias convencionais de combate à droga não estão a resultar, hoje temos mais consumidores e os estados estão mais desprotegidos. Entendendo que a repressão não é a solução, admite descriminalizar o seu consumo e liberalizar a sua venda mas numa escala mais alargada. Alguém comentou: é necessário mudar o paradigma, ao que ele respondeu: “exactamente”.

Em jeito de conclusão, Pedro Passos Coelho apresentou-se cordato, bastante calmo, suficientemente preparada em diversas matérias, minimamente consistente e, acredito, franco. Não é fácil enfrentar mais de uma dezena de bloggers, todos em roda livre e representativos de alguns dos mais lidos blogues em Portugal, o que me levou a pensar que teria à minha espera um político receoso, calculista e procurando agradar a tudo e todos. Não vi pinga de receio, não o vi a querer agradar a tudo e todos e não me pareceu minimamente receoso.

Não vai ser pêra doce ganhar a Pedro Passos Coelho: é um excelente comunicador, está atento à realidade, é menos liberal do que pintam e, certamente, conhece bem o partido.

Entendo que o actual PSD necessita de mudar, de mudar de vida (como na canção…), precisa de ser mais liberal nos costumes, utilizando uma sua expressão, deixar-se de complexos e ser um verdadeiro partido reformista largando a costela conservadora. Mas será que Pedro Passos Coelho é a “revolução” que o PSD precisa?

O Aventar disse presente. Como dirá sempre que for convidado por qualquer candidato, seja de que partido for. Para todos nós, estou certo, estes convites (e outros que sei já estarem a caminho) são o reconhecimento de que vale a pena apostar em juntar pessoas tão diferentes sob a égide de um blogue profundamente pluralista e defensor intransigente de um valor supremo: a Liberdade.

O Aventar é, quiçá, o único blogue nacional que junta indivíduos politicamente tão diferentes, da extrema-esquerda à extrema direita, republicanos e monárquicos, ateus e crentes mas todos com um objectivo comum: exercer o seu direito à livre expressão. Não somos nem melhores nem piores, somos apenas e só o Aventar.

Comments

  1. Luís Moreira says:

    Fernando, fomos muito bem representados! um abraço amigo e parabéns! Já te questionaste porque foste tu o convidado? É,pá, o aventar chega longe…(é a maior boca e a mais foleira da noite…)

  2. Por nada de especial. Talvez a amizade com um dos organizadores e, sobretudo, a importância do Aventar e não por mim.

  3. Nuno Castelo-Branco says:

    Bom trabalho, resta apenas saber, se o PPC não nos sai um D. Sókras II.

  4. Caro Fernando M. Sá

    Dada a temática abordada, tomei a liberdade de publicar parte deste seu “post”, com o respectivo link, no Blog Regionalização
    .
    http://regioes.blogspot.com
    .

    Cumprimentos

  5. Força, caro António A. F.

    Cumprimentos.

  6. Afonso Henriques says:

    Infelizmente Pedro Passos Coelho não é uma esperança, é mesmo uma espécie de Sócrates, e digo uma espécie porque, que se saiba, Sócrates até consegue pensar sozinho, Passos Coelho tem de perguntar ao Ângelo Correia. É mesmo muito mau!

Trackbacks

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Vasco Campilho, Blogue Aventar. Blogue Aventar said: Pedro Passos Coelho almoça com Blogger – Parte III:: O prometido é devido, aqui fica a terceira parte do almoço co… http://bit.ly/8CM34V [...]

  2. [...] relato, muito vago, do encontro está no Aventar. Pelo que percebi nada haveria verdadeiramente a debater e muito menos a alterar nas ideias de [...]

  3. [...] almoço com os blogues em Lisboa, no qual o Aventar esteve presente (ver AQUI, AQUI e AQUI), o candidato a Presidente do PSD já tinha avançado com algumas das ideias plasmadas na [...]

  4. [...] força da natureza que é Manuela Ferreira Leite mas pelo que li nos seus posts sobre o referido almoço, parece-me que PPC é um bocado mais do mesmo… [...]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s