Na Madeira: a Photographia – Museu Vicentes

Por Angela Camila Castelo-Branco


A Photographia – Museu “Vicentes encontra-se instalada no antigo estúdio fotográfico de Vicente Gomes da Silva (1827 – 1906), que iniciou a sua actividade como retratista, por volta de [1853].
Em 1865, Vicente Gomes da Silva adquire o prédio localizado à Rua da Carreira e aí constrói o seu “atelier fotográfico”.
Entre Dezembro de 1886 e Agosto de 1887, Vicente Gomes da Silva e já sob a direcção de seu filho Vicente, Júnior (1857-1933), são realizadas obras de ampliação do antigo “atelier”. Edifício que se mantém até aos nossos dias, e constituindo, deste modo, um ex-líbris da arquitectura dos “ateliers” fotográficos do século XIX.

Ao longo dos tempos passaram pelo estúdio, quatro gerações da Família “Vicentes” que transmitiram, sempre, às gerações seguintes “a arte de fotografar”.
A 13 de Junho de 1979, o Governo da Região Autónoma da Madeira adquire todo o recheio do estúdio da “Photographia Vicente”, adaptando o espaço para aí instalar uma unidade museológica.

A 22 de Março de 1982 abre ao público a Photographia – Museu “Vicentes” com o recheio do estúdio, que inclui cenários, máquinas fotográficas, livros relativos às técnicas fotográficas, mobiliário de “atelier”, cerca de 400 mil negativos datáveis entre 1870 e 1978 e que se encontram registados em 47 livros, constituindo uma riquíssima fonte histórica das actividades comerciais, de visitantes ilustres que passaram pela Ilha da Madeira e também, para o estudo de genealogias de Famílias Madeirenses.
Desde a abertura ao público, que o acervo da Photographia – Museu “Vicentes” tem vindo a ser enriquecido com aquisições e doações de colecções de fotógrafos profissionais e de amadores. Actualmente, o seu arquivo fotográfico ascende a cerca de 800 mil negativos.
Consta, também, do acervo da Photographia – Museu “Vicentes” um núcleo museológico dedicado ao Cinema, fazendo parte o espólio da antiga “Delegação de Turismo da Madeira” e actual Direcção Regional de Turismo.

O imóvel onde está instalada a Photographia – Museu “Vicentes” foi classificado como património de “valor cultural regional” pela Resolução n.º 78/91 de 24 de Janeiro, com conversão efectuada pela Portaria n.º 34/2004 de 1 de Março, de “imóvel de interesse público”.

Director:Maria Helena Araújo

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Um belo poste!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.