Santo Padre

Santo Padre

Peço humildemente perdão de me dirigir a Vossa Santidade desta forma, mas penso que Vossa Santidade poderia visitar todos os países que quisesse, nomeadamente o nosso, a expensas do Vaticano, como peregrino e não como imperador. Penso que nem Vossa Santidade nem a Igreja ganham nada com isso em termos morais. Mas também penso que não é a moralidade, na sua verdade e essência que preocupa a Igreja, mas outras ambições bem menos louváveis.

Penso que Vossa Santidade, sobretudo depois do sermão do Angelus sobre ambições e bens materiais, não deveria aceitar luxos de qualquer espécie, nem sequer o palanque do Rui Rio, pago por nós, e rezaria missa em dois ou três daqueles bancos de jardim que o Siza Vieira arrancou da Avenida, arranjados e enfeitados para o efeito.

E pediria ao Siza Vieira para plantar junto aos bancos meia dúzia de metros quadrados de relva a fim de Vossa Santidade poder ajoelhar sem magoar os joelhos na pedra ou cimento duro daquela eira que ele ali estendeu. 

Julgo que a mensagem de Vossa Santidade, bem como o pedido de perdão e desculpas pelos abomináveis crimes sobre crianças praticados por muitos membros do clero, e pelos inúmeros e gravosos crimes político-económico-financeiros do Vaticano, de cuja responsabilidade, nem Vossa Santidade nem os que precederam Vossa Santidade se podem libertar, teriam muito maior credibilidade e eficácia.

Vossa Santidade concorda, com certeza, que Jesus Cristo nunca actuaria desta forma, e repudiá-la-ia, sem dúvida, fosse em que tempo fosse da História. Não é o ter mas o viver que dá valor ao homem e à humanidade.

Comments

  1. Manda Forte says:

    Depois de assistir ao programa da SIC noticias que agora terminou, sobre o abuso sexual e pedofilia no seio da igreja católica, gostaria de dizer o seguinte:
    1º É uma vergonha aquilo que ao longo de séculos se vem passando a coberto desta “organização” de autênticos malfeitores.
    2º Não há desculpas nem para a Inquisição, nem para todos os outros abusos que há séculos se veem prepertendo a coberto de principios e objectivos contrários áquilo que é a verdadeira saga desta escumalha.
    3º Tal como foi bem documentado nesta reportagem da SIC, tudo se tem passado a coberto dessa figura sinistra que é o cardeal Ratzinger, por acaso, aquilo a que agora chamam papa.
    Extingam esta espécie o mais rápido possivel.
    Os vossos filhos correm perigo de vida.

  2. Talvez... says:

    Se fizesse como sugeris, teria sim mais credibilidade e eficácia. Mostraria assim, sem dúvidas, o se desapego. Falastes bem Adão.

  3. maria monteiro says:

    e pensa muito bem, caro Adão
    pena é que eles não entendam a grandeza do seu pedir

  4. Manda Forte says:

    Sobre os santos padres, também conhecidos por papas acedam aqui, por favor,

  5. maria monteiro says:

    não se pode esconder o que é mais que óbvio…


  6. Obrigado Manda Forte pelo vídeo. Caros aventares não percam por favor.
    Alguém que coloque este vídeo no Aventar, que eu, nabo como sou, não sei fazer. É um dever

  7. ricardo says:

    Caro Adão Cruz
    Se quizer enviar a sua carta ao Bispo do Porto, numa tentativa de ser entregue ao Papa, eu subscrevo.
    Se formos muitos, sabe-se lá….

  8. maria monteiro says:

    conte também com a minha assinatura

  9. Luis Moreira says:

    Afinal há aqui uma boa notícia. Eu vou direitinho para o céu. E não encontrarei lá padres e bispos pedófilos, nem, políticos ladrões e empresário e gestores chupistas…

  10. maria monteiro says:

    Olhem para ele tão feliz que está … Luís, primeiro tens que viver o inferno aqui em baixo… eles estão cá e multiplicam-se que nem pães e peixes

  11. Carla Romualdo says:

    Estou de acordo com o Ricardo e assino já

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.