A fumaça do Benfica

Contam-me que nos anos quentes do pós-25 de Abril, com Pinheiro de Azevedo a liderar o Governo, quando confrontado com manifestações de rua, o almirante reagiu, perante todos, que era “só fumaça”. Não era.

Mas foi destas desventuras que me lembrei nestes últimos dias perante a estratégia de ‘indignação’ do Benfica. Perante uma infeliz actuação do árbitro Olegário Benquerença, o comando geral encarnado saiu à rua. Com inflamadas declarações de Luís Filipe Vieira, primeiro, e uma reunião dos órgãos sociais que, foi anunciado, iria abordar a situação do futebol do clube, depois.

Do encontro, afinal, não saiu só um novo episódio de revolta com as arbitragens, sempre criticadas quando prejudicam, nunca criticadas quando favorecem. Do encontro saiu algo mais. Que os adeptos não devem acompanhar a equipa nos jogos fora, que vão equacionar a presença na Taça da Liga e que a direcção deve parar as negociações de prolongamento das transmissões televisivas. Uiii. Foi aqui que a porca torceu o rabo.

Não há aqui nada de estranho? Arbitragens, deslocações fora (o autocarro da equipa foi apedrejado, não foram os adeptos), Taça da Liga e transmissões televisivas? Como é que tudo liga? Oh, diabo (vermelho, claro) tu queres ver que esta coisa é só fumaça? Queres ver tu, mafarrico, que o que interessa mesmo a sério é o negócios das transmissões? Será belzebu que o resto é só para entreter a malta adepta?

Desta vez acho que não é só fumaça…

P.S. Já passaram mais de 24 horas do Benfica – Hapoel, jogo no qual houve uma grande penalidade clara a favor do clube de Israel que o árbitro não assinalou. Pode parecer estranho mas ainda não ouvi nenhum dirigente do Benfica gritar pela verdade desportiva ou agendar novas reuniões de órgãos sociais. Deve ter sido um momento de distracção…

Comments

  1. miguel dias says:

    Essa questão da gp não assinalada é apenas uma questão de solidariedade com o povo da palestina. não fosse isso o benfica pedia para repetir o jogo. aliás o benfica, à semelhança de todos os outros clubes, quando é beneficiado pede para repetir o jogo.
    É claro que não se compara com um certo e determinado clube ali para as bandas da Fernando de Magalhães quase a chegar à BêCêI, clube esse que, mesmo ajudado e ganhando, pede sempre para repetir o jogo porque entende sempre que não foi suficientemente beneficiado.


  2. Corrigindo uma inexactidão: o “é só fumaça” foi dito e repetido por, no decorrer de uma manif de apoio ao governo, no Terreiro do Paço, terem sido lançadas algumas granadas de fumo, criando pânico entre a multidão.

    Essa da Taça da Liga é uma atitude muito justa a acertada: a ideia era devolver ao SCP a que lhe roubaram descaradamente. Mas parece que os regulamentos não permitem essas honestidades.


  3. Obrigado pela correcção JJC.
    Caro Miguel, pelo menos o tal clube do norte não está sempre a fazer queixinhas…

  4. Pedro says:

    Concordo plenamente, não podia estar mais em sintonia. Desta vez não foi só fumaça, devem ser mesmo drogas mais duras que esses vermelhos tomaram. Grandes queixinhas! Só lhes apedrejaram o autocarro em vez de apedrejarem os adeptos e só lhes gamaram dois penaltis no mesmo jogo. Em contrapartida deram-lhes montes de foras-de-jogo bem inventados e um montão de cartões amarelos para levarem para casa. Além de queixinhas, são mal agradecidos.


  5. Caro Pedro, tenho consciência de que o Benfica nunca foi beneficiado pelas arbitragens. Nem nos últimos anos, nem nos anos em que era o clube do regime. Aliás, nenhum ‘grande’ é beneficiado pelas arbitragens.
    Mas a questão que abordo não tem a ver com isso. Tem a ver com o aproveitamento das circunstâncias para abrir espaço a outras estratégias.

  6. Pedro Sousa says:

    É lamentável a falta de coerência dos dirigentes do Benfica. Sempre que as coisas correm mal vêm com o discurso da verdade desportiva, foi assim à 2 anos quando ficaram a mais de 20 pontos do vencedor, tinha sido assim anteriormente nos outros (muitos) anos em que ficaram a “seco” e volta a ser este ano. Não me recordo de na última época em que venceram com casos de túneis, com arbitragens escandalosas e não me lembro também na passada 3ª feira tê-los ouvido a vociferar contra a arbitragem por terem vencido à custa dela. Sei que todos são assim, calam-se quando são beneficiados e insurgem-se quando são prejudicados, agora o que eu não vejo nos outros clubes é andarem com a bandeira da verdade desportiva. Tanta hipocrisia por parte de um clube que se auto intitula glorioso. Será que este estrebuchar depois do jogo da passada 6ª tem em vista condicionar a arbitragem no derby do próximo Domingo? É que realmente depois de um campeonato conquistado da forma como foi a época passada eles ficaram mal habituados. Sei que tb apresentaram bom futebol (até golearam por vezes), mas o certo é que se não fossem as arbitragens escandalosas da 2ª volta o vencedor teria sido com toda a justiça o Sp. Braga. Sejam coerentes senhores, desistam da hipócrisia que vos fica tão mal, não são nem nunca foram a favor da verdade desportiva, sao como todos os outros a favor do beneficio próprio

  7. miguel dias says:

    Finalmente, uma voz lúcida nesta casa: o senhor Sousa das oito e três. Concordo inteiramente.
    Nós, repito nós, nunca fomos a favor da verdade desportiva. A verdade não é desportiva, nem há verdade no desporto, sobretudo quando este desporto se lê sem o des.
    Benfica é a verdade e a Verdade é o Benfica. Essa é que é essa.
    Mas confesso não gostei daquela parte em que afirma, e passo a citar, “apresentaram bom futebol (até golearam por vezes)” como se isso vos importasse.

  8. Humberto Fernandes says:

    Correcção à correcção de “João José Cardoso”. Essa de Pinheiro de Azevedo ter dito “É só fumaça” na tal manifestação de 09.11.1975 é uma mistificação que vá lá saber-se quem a criou. Pinheiro de Azevedo, disse, por DUAS VEZES, da varanda onde intervinha.. “É APENAS FUMAÇA”… a quem o queira confirmar basta verem/ouvirem o video disponível na net e verão que assim foi. Saudações

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.