Escolas com contrato de associação – uma tragicomédia em dois ou três actos, no máximo

O Aventar pratica a pluralidade. Imagine o leitor que até adeptos do Futebol Clube do Porto há por aqui, o que prova que não é possível ser-se mais tolerante. No meio desta pluralidade, houve três de nós (dois são do FCP, mas enfim…) que se têm vindo a dedicar, mais amiudadamente, à árdua tarefa de denunciar a existência de algumas escolas que traem o que está estipulado nos contratos de associação que assinaram. A pluralidade do Aventar pratica-se, igualmente, na caixa de comentários e as críticas feitas pelos três aventadores têm suscitado um debate animado que, sem dúvida, engrandece o blogue, mesmo quando houve lugar a alguma agressividade e a alguns mal-entendidos, a par de outras contribuições mais cordatas, mesmo que discordantes. Entretanto, apercebi-me de que há um défice de texto dramático neste n(v)osso blogue e resolvi juntar tudo: as pequenas dramatizações que irei publicar terão o objectivo de sintetizar algumas opiniões nossas e satirizar as reacções de alguns comentadores. Para representar os aventadores criei o Antunes (que não é mais do uma lyoncificação dos nomes João José Cardoso, Ricardo Santos Pinto e António Fernando Nabais); para representar os comentadores mais irados, fiquei-me por um festivo “Comendador”, até pela paronímia. Espero que alguns não gostem e que levem a mal.

Antunes – Há uma escola, no centro da cidade, perto de escolas públicas, que tem um contrato de associação.

Comendador – Você está é contra os contratos de associação! Deve ser comunista ou, pior, deve ser professor!

Antunes – Não, eu estava a falar de uma escola, uma escola que, de acordo com espírito dos contratos de associação, deveria servir para compensar a ausência de oferta pública. Não estava a falar dos contratos de associação.

Comendador – Pois, já percebi, está contra as escolas com contrato de associação, é o que é!

Antunes – É uma escola, uma! Ainda por cima, selecciona os alunos, o que não deveria poder fazer porque tem contrato de associação. Devia ser como na escola pública, que só pode recusar os alunos se estiverem fora da sua área geográfica.

Comendador – Ah, ainda por cima acha que os pais não têm direito a escolher a escola dos filhos! É isso e é contra os contratos de associação!

Antunes – Não, os pais têm direito a escolher, não estou a dizer isso. Estou a dizer que, a partir do momento em que uma escola tem um contrato de associação, tem de se reger pelos mesmos critérios da escola pública relativamente à aceitação dos alunos e mais nada!

Comendador – Você é mesmo um esquerdóide nojento! Quer pôr o governo a mandar nas escolas privadas!

Antunes – Nada disso, é muito simples: se uma entidade, pública ou privada, assina um contrato, tem de o cumprir. Se é uma escola com contrato – contrato, ouviu? – de associação, tem de cumprir – cumprir o quê?! – o contrato.

Comendador – Quanto mais você fala, mais estou convencido de que é contra os contratos de associação e contra a iniciativa privada e contra o uso de talheres de sobremesa.

(Não perca a próxima sessão)

Comments

  1. Nightwish says:

    Infelizmente é esse o discurso que temos dos neoliberais e ninguém lhes dá dois tabefes a ver se páram de se portar como criancinhas; antes tentam apaziguá-los e fazer o que querem.

  2. Hakeem says:

    Junto mais um Colégio para a colecção dos que se andam a portar mal: O Colégio da Nossa Senhora da Assunção, concelho de Anadia. Deixo aqui um link de um blogue local onde ando a debater o mesmo que vocês e parece que estou a falar para paredes. Denunciem mais este caso paradigmático, pois vocês têm muito mais capacidades que eu para “entalar” estas corporações.

    http://anadia100gente.blogspot.com/2011/01/sos-movimento-educacao-fecha-colegio-de.html

  3. manuel aparício says:

    caro Nabais.

    a sua ideia é boa mas parece-me um pouco distorcida. pelo que tenho visto aqui a ira não é dos comentadores mas de UM aventador que, a bem do vosso blog, deveria ser controlado porque dá uma imagem péssima de si próprio e deste espaço.
    quanto à referência ao FCP não podia estar mais de acordo.

  4. António Fernando Nabais says:

    Caro Manuel

    A sátira corre sempre o risco de acertar um bocado ao lado ou de exagerar, mas olhe que se reler muitos comentários verá que até fiquei aquém, porque – relembro – tratámos casos específicos e fomos criticados como se estivéssemos a atacar o ensino privado, com ou sem contratos de associação, o que, num espaço de opinião, seria igualmente legítimo.
    Quanto ao estilo dos aventadores, ainda bem que somos todos diferentes.
    Vá lá que concordamos na referência ao FCP!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading