Blogger Convidado: Anadia e os Colégios de S. João Bosco e de Nossa Senhora da Assunção

mapa-escolas-anadia

Agradeço desde já ao Aventar a simpatia de publicarem este texto. Pretendo expor a situação que se passa no concelho de Anadia, relativamente à polémica dos Contratos de Associação.

Em Anadia, os pais dos alunos de dois colégios, o Colégio São João Bosco (mais conhecidos aqui pela alcunha “os padres” ou “os Salesianos”) e o Colégio de Nossa Senhora da Assunção (conhecido pela alcunha “as freiras”) aderiram ao Movimento SOS Educação ( e, nas “freiras”, chegaram a encerrar a respectiva escola.

Ambos os colégio se situam a menos de 1,5 quilómetros da EB 2,3 de Anadia (conhecido por “o ciclo”) e da Escola Secundária Camilo Castelo Branco (o “liceu”), como é possível ver na imagem.

Ambos os colégios cobram uma jóia por todas as candidaturas de novos alunos, cobram mensalidades (apesar de eu não ter conseguido apurar se são todos os alunos que a pagam) e seleccionam apenas os melhores alunos e que não provenham de famílias problemáticas. Como é fácil de deduzir, os alunos destes dois Colégios apresentam médias nos Exames Nacionais superiores aos alunos do Liceu, com algumas honrosas excepções. Ou seja, é nos Colégios Católicos que são formadas as elites anadienses desde há décadas, e na opinião dos párocos de Anadia nem seriam necessárias as escolas estatais: os Colégios servem a comunidade de Anadia há décadas, antes da existência das escolas estatais, sendo este um ataque a estabelecimentos de ensino públicos de gestão privada, onde só não entram todos os candidatos, porque o Ministério da Educação não permite a abertura de mais turmas”.

Mas o caso anadiense vai muito além da dicotomia Ensino Público/ Ensino Privado: há aqui uma forte componente religiosa, como já se percebe pela intervenção pública dos padres e do bispo de Aveiro, e pelas organizações que gerem os Colégios, mas há também, associada a essa componente religiosa, uma dimensão política importantíssima: Anadia é um reduto histórico do PSD, e nas vésperas das recentes eleições presidenciais o presidente da distrital de Aveiro do PSD, Dr. António Topa, veio a Anadia dizer que este caso é “um ataque à Igreja Católica”. O director da Escola Secundária até ao anterior ano lectivo, e actual Presidente do Conselho Pedagógico do liceu, o Prof. Luís Santos, é professor de Religião e Moral e é também o Presidente da Assembleia Municipal de Anadia. Dito de outra forma, o voto católico é absolutamente maioritário e decisivo neste concelho e por isso a maioria da elite política anadiense está contra os cortes propostos pelo Ministério da Educação pois vêem nisso uma ameaça ao seu status quo. E não hesitam em mobilizar os pais para o Movimento SOS Educação. E tudo isto se passa num concelho do litoral, com boas ligações rodoviárias e ferroviárias, mas cujo rendimento médio é 60% do rendimento médio nacional.

Acresce a esta situação que a empresa Parque Escolar vai substituir as degradadas instalações das escolas estatais (principalmente o Liceu), criando um novo pólo escolar, cerca de 1 quilómetro a sul do actual, com capacidade máxima para acolher 1500 alunos, exactamente o mesmo número que actualmente frequentam o Ciclo e o Liceu. Ou seja, haverá permanentemente procura dos Colégios porque nunca será possível acolher em escolas estatais todos os alunos da área abrangida por este novo Pólo Escolar, que foi negociado exclusivamente entre a Parque Escolar, o Executivo Camarário e a anterior direcção do Agrupamento de Escolas de Anadia (presidida pelo já citado Prof. Luís Santos).

Hakeem

Comments

  1. maria monteiro says:

    Claro que as escolas estatais lhes atrapalham o negócio. A Igreja é que se ataca a ele própria andando embrulhada em subsídios do Estado. Caiam na real. Se querem subsídios peçam-nos ao Vaticano ou à Diocese que têm muito dinheiro


  2. Vá lá que este não usou o imperialista Google Earth mas sim o simples mapinha das estradas.

    Assim é que é camaradas, nada de modernices americanas!

    Ah é verdade e viva a Sra. Doutora Ministra da Educação (por falar nisso, sabiam que a betinha do PC andou na Charlles Pierre e que a licenciatura dela é parecida com a do ‘chefe’

    Morte às freiras e a quem a apoiar!


  3. Azar meu caro: o mapa é da Google Earth.
    Quanto à licenciatura da ministra é bem anterior às universidades privadas terem lançado os diplomas Farinha Amparo. Já o seu mestrado em Boston levanta as suas dúvidas.
    Dá um certo jeito atacar os adversários políticos com factos comprovados, digo eu.

  4. Natália says:

    Tanto paleio mas nem sabe assinar o nome verdadeiro

Trackbacks


  1. […] blogger que se estreou no Aventar, como convidado, avança com o seu A Vida Vista da Anadia. Em 3 dias já conseguiu que vários […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.