PS ou PSD, qual a diferença?

O dois principais partidos portugueses, PS e PSD,  revelam poucas ou nenhumas dissonâncias em matéria de políticas e medidas de transformação do sistema que ambos desenvolveram e sustentam. Com a habitual sintonia,  e para salvaguarda dos interesses dos respectivos “boys”, chumbaram os projectos de lei do BE, do CDS e do PCP que visavam a limitação das remunerações dos gestores públicos. Isto, acentue-se, no mesmo ano em que fizeram vigorar um Orçamento Geral do Estado pautado pela austeridade, decretando o corte de remunerações dos funcionários públicos e trabalhadores de algumas – repito, de algumas – unidades do Sector Empresarial do Estado.

Uma vez mais, e nem mesmo com os imperativos da crise,  se vislumbram diferenças de vulto entre a escolha da “rosa” ou da “laranja”. Manuel Brito Camacho, um dos políticos da I República que os monárquicos mais detestam, celebrizou-se como autor da frase: “Só mudam as moscas, a merda continua a mesma”. De facto, enquanto os dois principais partidos permanecerem geminados, no tipo de liderança e orientação política, o País e os portugueses continuam subordinados a triste sina. Ainda assim, mantenhamos a esperança de que as moscas e a merda um dia, oxalá breve, sejam removidas de vez.

Comments


  1. E o rotativismo que nos suga continuará. Urge uma alternativa de esquerda de programa mínimo e novos protagonistas// PCP – BE – Independentes.

    • carlos fonseca says:

      Caro José Manuel Faria,
      A meu ver, será muito difícil uma alternativa de esquerda sem o PS – o eleitorado que poderia apoiar uma coligação PCP – BE – Independentes parece-me insuficiente.
      Julgo que a presença do PS é fundamental, mas os respectivos militantes têm de eliminar Sócrates e respectiva tralha e impôr uma efectiva prática de esquerda. De contrário, o efeito Sócrates anestesiará o partido durante anos.


  2. Alternativa de esquerda? Querem ver que o Manuel Alegre é um individuo quase, quase fascista?

    O PS é de esquerda e o PSD NÃO É de direita… esse é o problema.

    PCP+BE+Independentes=Libia? Coreia do Norte? Cuba?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.