Troika

troika
(palavra russa)
s. f.
Ver tróica!.

tróica
(russo troika)
s. f.
1. Carruagem ou grande trenó russo, puxado por três cavalos.
2. Conjunto de três pessoas ou entidades, geralmente com uma finalidade política.

Os mestres da propaganda introduziram este termo no panorama mediática para se referirem à vinda do FMI para tratar das contas portuguesas. É por isso relevante ir à raiz da palavra para percebermos o respectivo significado. «Conjunto de três pessoas ou entidades, geralmente com uma finalidade política». Está vista qual é a abordagem política para aqueles que cá vêm resolver o problema de anos a fio a gastar mais do que se tinha. É tudo uma questão política. Está registado.

Comments


  1. Hmm..

    O Webster, Oxfor e Cambridge dizem que é administrativo de gestão ou governo (e não refere politico). Mas a definição de “politico” tem mais piada. Cada um faz propaganda para o que lhe interessa…

  2. jorge fliscorno says:

    Eh lá! É de fazer reclamação junto dos tradutores de russo para português da PRIBERAM. Porque, como sabemos, o uso das palavras é igual em todos os países e lá fora é que sabem.

Trackbacks


  1. […] Troikinha chegou e rebentou com 700 anos de História, ao que parece. E o Miguel da esquerda-fracturante […]


  2. […] para o resgate. Sim, porque como se sabe, tal como a maioria dos portugueses, esses senhores da troika apenas vão ler as notícias enviadas às mijinhas para os jornais, com dados parciais e preparados […]