Reddit

O Reddit é um site que permite aos utilizadores colaborarem entre si com o objectivo de partilhar conteúdos disponíveis na Internet. Este site tem um aspecto profundamente democrático que consiste na possibilidade dos utilizadores votarem nos conteúdos, determinando-se desta forma quais as notícias, vídeos ou o que seja, que apareça na primeira página.

É certo, a ideia não é original, muitos outros sites exibiram similar comportamento antes do Reddit. No entanto, foi este o site que, a meu ver, conseguiu aperfeiçoar o sistema de forma a que este funcione sem serem visíveis grandes enviesamentos na ocupação dos lugares cimeiros. Ao contrário doutros sites similares, o Reddit nunca caiu na tentação de tirar o máximo de lucros possíveis do site, pelo contrário, tomou uma atitude muito cuidadosa na introdução de publicidade e de outras fontes de rendimento, certificando-se a cada passo se não feria a susceptibilidade dos utilizadores. Na minha opinião foi este um dos principais motivos que permitiram ao Reddit aumentar o número de visualizações até aos 1800 milhões no mês de Outubro deste ano, o que corresponde a cerca de 28 milhões de visitantes distintos no mês.

 


 

Para acomodar esta quantidade enorme de utilizadores, o site tem inúmeras secções sobre os mais variados temas, a cada uma destas secções chama-se um sub-reddit, por exemplo:

Tipicamente o utilizador irá escolher os sub-reddits que mais lhe interessem. Isso não o impede de visitar os sub-reddits que quiser.

Cada utilizador pode submeter os artigos que entender para apreciação dos outros utilizadores. Se não houver interesse por parte da comunidade, o artigo é rapidamente enterrado e desaparece da primeira página. Se, pelo contrário, atrair a atenção dos outros redditors, então o artigo é mais votado, mantendo-se nas primeiras posições durante algum tempo.

Sub-reddit de Portugal - inscreva-se!

Além da tremenda quantidade de assuntos disponíveis, o sistema de comentários é um dos melhores que conheço, permitindo aos utilizadores manterem discussões de uma forma fácil e aliciante.

O site é essencialmente em inglês, mas temos um pequeno cantinho com uma actividade muito interessante em português, o sub-reddit r/portugal. Neste momento já tem cerca de 1200 leitores. Passe por lá!

Comments

  1. Tiago F. says:

    Gostei muito. Já conhecia o Aventar, mas vim parar a este artigo através do reddit.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading