O SNS não será nem é sujeito a nenhum tipo de racionamento desta forma. Vamos ter é uma racionalização cada vez mais no sentido de só fazermos às pessoas aquilo que faz bem às pessoas
Fernando Leal da Costa é médico e secretário de estado. Já teve a lata de querer poupar nas terapias que prolongam por pouco tempo a vida de alguns doentes de cancro. Agora pelo que se percebe descobriu que o Serviço Nacional de Saúde faz coisas que não fazem bem às pessoas. Não fazendo bem é suposto que ou fazem mal ou são placebos. Ora se isso existisse no SNS não era caso para poupar, mas sim para exterminar. Entretanto começamos todos a desconfiar que Leal da Costa não é um placebo, faz mesmo mal às pessoas. Precisa de ser removido, com urgência, tal como toda a equipa ministerial de privatização da saúde.
Ontem fiquei a saber que este governo me cortou a isenção de pagamento de taxas moderadoras por doença crónica, que o mesmo país me tinha dado em 2010, apesar de continuar doente com a mesma doença crónica.
Fiquei também a saber que terei de pagar 50€ para pedir nova isenção, que só me será atribuída se tiver uma incapacidade superior a 60%.
Estes 50€ são o quê? Uma taxa moderadora para moderar os pedidos de isenção?
Cambada de filhos da puta.
Está a ver? a isenção da taxa moderadora estava a fazer-lhe mal à saúde. São mesmo filhos da puta.
Pois, fiquei a saber que a minha doença andou a viver acima das minhas possibilidades…
Estão, em força, a destruir o SNS.
Os médicos de família são pressionados a só perderem, o máximo de 10 minutos, com cada paciente; nos hospitais, cada vez mais se pode às famílias que tragam pensos, medicamentos e outros itens; os médicos do SNS estão a ser aliciados a irem para o privado; espera-se cada vez mais tempo por consultas/tratamentos e cirurgias de urgência; o IPO está a abarrotar pelas costuras e as listas de espera são cada vez mais longas.
Uma vergonha!
Um cidadão desconta, durante décadas e décadas para o SNS. Tendo o cidadão sido, por exemplo, sempre saudável, chega uma altura em que precisa mesmo de um tratamento /cirurgia e é-lhe dito que vai ter de esperar. Com sorte, talvez não morra.
Com sorte, talvez até tenha uns euros para pagar num hospital privado ou semi-privado. Com sorte, até pode ter um seguro de saúde.
Uma vergonha o que está a acontecer ao SNS!
A progressiva e rápida privatização de tudo para o qual os cidadãos descontam. E não é nada pouco!
Como é que há tantas dívidas e todos os dias desde 2008 se descobram mais umas quantas ? quem faz as contas todas do que se “deve” e a quem ?? Hoje no jornal mais um pagamento principesco de 7.5 milhões de euros pagos a Sérvulo Correia para dar pareceres – Ou seja, desde que o Código de Contratação Pública entrou em vigor, o escritório de Sérvulo facturou 7.5 milhões para EXPLICAR a lei – claro CM – última página – última hora
Os placebos até podem fazer bem à saúde… Agora, este governo só faz a felicidade de quem se suicida.
A questão é simples: se não há dinheiro, há racionamento, agora o Governo, ou outros, podem dar-lhe outro nome, que o facto não se move.
Táxi,
Não é o problema do dinheiro que se coloca, apesar de sermos bombardeados com essa estória há anos e anos.
O problema são as opções de uma sociedade, de um Estado, de um governo.
Chega de publicidade enganosa!
Não compro esta ideia que me querem vender.
Tornaram-me desconfiada.
Uma questão de opções: PPPs, BPNs, A. Borges, comissões de estudo, instituições, privatizações, etc….
É para aqui que está a ir o balúrdio que o meu agregado familiar paga de impostos- directos, indirectos, por cima e por baixo.