Não é para chatear que escrevo este post!
Mas esta expressão, ‘partícula de Deus’, atrai-me desde que ouvi falar nela há cerca de um ano.
Hoje, é capa dos jornais. O JN escreve: “Estamos mais perto de conhecer a origem do Universo”.
É que, afinal, essa partícula dita de Deus, existe.
A “partícula de Deus” tem ainda outro nome: «o bosão de Higgs», ou seja, a partícula das partículas, que dá massa às outras partículas. “O bosão de Higgs foi teorizado para explicar por que é que a matéria existe. Acontece que o chamado Modelo-Padrão, actualmente a melhor descrição das partículas subatómicas e das forças que as unem, exige que uma partícula confira massa às outras. Sem ela, o universo que hoje observamos, com as suas galáxias, planetas — e nós —, nunca teria surgido.”
Tolentino de Mendonça, padre e teólogo, comenta sobre o assunto do seguinte modo: “A Teologia explica o porquê da criação, a Ciência o como. O «como» é do domínio da Ciência. Não há uma partícula de Deus. Não há um segredo de Deus na Física. O segredo e a partícula de Deus são mais do domínio espiritual, do sentido da vida e da finalidade da criação do que a causa física do Universo”.
É interessante a ideia de que existe uma partícula que confere massa às outras!
E que, sem ela, nós não teríamos surgido!
E, mais curioso ainda, que essa “partícula” seja, justamente, atribuída ou designada como «de Deus»!!
E, finalmente, ocorre-me ver-nos como partículas, «coisas» minúsculas, pequeninas, grãos de areia fazendo parte de um Universo infinito (ou finito), imenso. E, no entanto, somos tão importantes!
Uma partícula subatómica a fazer falta, faz uma diferença do «caraças»!! Pode um puzzle estar completo sem uma peça? Até irrita, incomoda, quando nos falta logo uma e apenas uma peça e não há meio de saber onde está… o puzzle deixa de fazer sentido. Não está terminado…
P.S.- Por outro lado (e isto só para quem acredita), não seremos partículas de Deus? Ups…






Eu bem precisava de uma dessas partículas… a ver se me arranjava alguma “massa”, que é coisa que anda bastante em falta ultimamente! 😉
Ora nem mais! Neste momento devem ser milhões a concordar consigo. 🙂
É determinada esta urgência em encontar a presença de deus no universo, na criação!
Porquê?
Qual a importância de encontrar a presença de deus?
O homem precisa desesperadamente voltar a saber se deus é a própria criação ou se deus se encontra fora da criação.
Se deus é a própria criação, então o homem é deus e o pecado não existe, o homem é livre.
Por outro lado se deus se encontra fora da criação, então o homem está dependente, o pecado é a não obediência e o homem condicionado.
Esta é a questão colocada ao acelerador de partículas.
As instituições religiosas sempre foram o garante de que deus estava fora do universo (da criação).
É possivel que isso esteja prestes a mudar, sabemos o que significa, sabemos pois!
Dado que se refere a deus com letra minúscula penso que o significado que lhe atribui é o de “aquilo que desconhecemos”. É pelo menos deste princípio que vou partir.
Assim sendo: não é uma gota do oceano o próprio oceano? Não contém a gota do oceano a mesma substância do oceano? Sendo uma tão infimamente pequena e o outro tão imensamente grande, são sem dúvida graus diferentes de uma mesma natureza.
E o homem, infinitamente pequeno perante a infinita vastidão do universo, não será da sua mesma natureza?
É imenso o que todavia desconhecemos e o bosão de Higgs não será com certeza a última descoberta a despertar no homem a ansia de conhecer a sua origem!
um pequeno texto a “maldita partícula”…
«Já agora, para arrumar o assunto divino de vez: não vale a pena dar importância à alcunha pela qual o bosão de Higgs é conhecido na imprensa. É marketing quântico. Uma falácia atribuída ao físico Leon Lederman e ao livro de divulgação científica publicado em 1993 de que foi co-autor, «The God Particle: If the Universe Is the Answer, What Is the Question?».
Na verdade, a expressão era outra. E muito mais adequada: tendo em conta que os físicos já a procuravam há décadas, Leon Lederman batizou-a como «the goddamn particle», pois não havia meio de se descobrir o raio da partícula!
O editor do livro convenceu-o de que a designação the god particle faria vender mais cópias e pronto, assim começou e floresceu a cantilena da ‘partícula de Deus’: a ressonância da expressão até pode ser tão profunda como um órgão de igreja tocado em manhãs solarengas de domingo, mas a sua origem é interesseira e totalmente artificial, nada a ver com a Física (ou a Religião).»
in: http://bitaites.org/no-mundo-da-lua/descobriu-se-o-raio-da-particula/
E se alguém se lembra de inventar uma outra partícula, talvez do diabo, que anule o bosão de Higgs?
Com tantos malucos que há por aí a inventar armas cada vez mais terríveis …
eu gostava que se encontrasse era a partícula da humanidade, tanta gente não sabe dela… esta sociedade não ter arranjado anda uma forma de viver em paz, dignidade e fraternidade é um embaraço para qualquer deus, religião ou principios morais.
Apetece-me deixar uma “provocação”: Será que essa tal “partícula de Deus” apenas existe na Terra? Ou poderá existir “noutros lados” (planetas, etc) e de facto não estarmos sós no Universo? Poderá ser possível descobrir que há “Marcianos” ainda que não estejam propriamente em Marte? A meu ver, seria muito interessante ver/estudar formas de Vida diferentes!
Essa partícula foi a que permitiu a criação do Universo, não exclusivamente a vida, que só apareceu muitos milhões de anos depois dos planetas. E “partícula de deus” foi a designação que alguém lhe deu, mas sem rigor nem sentido científico. Quanto à existência de vida noutros planetas, basta pensar que existe um número imenso de galáxias e que só a nossa, a Via Láctea, tem milhões de estrelas que, muito possivelmente, são outros tantos sistemas solares como o nosso. O cálculo de probabilidades de outras civilizações alienígenas fica ao critério de cada um.
Concordo inteiramente!
Além de que seria uma imensa e néscia veleidade da nossa parte acreditar que todo o universo existisse única e exclusivamente para nós!
Que diálogo interessante o de “hoje”
PS-quando não sabemos explicar mais nada até se diz “foi a vontade de Deus – por por vontade de Deus como cantou Amália – porque não enquanto nao se sabe mais designá-la assim ?? Acho a designação linda porque é, ainda, o inexplicável – as os físicos andam a “andar” sempre para a frente aqui ou em Marte ou algures- a eterna ânsia – que bonito – E Damásio que anda há anos à procura de como funciona o subconsciente, o que dirá desta partícula ?? e onde estará mais -Estará igualmente dentro de nós já que Sagan pelo menos disse que somos poeira do universo ? não sei – mas quando andei à procura do que havia num grão de polén de 1 micron de diâmetro e me apareceu um tetraedro “ornamentado-recoberto de película rendilhada” emocionou-me e depois ainda na sua composição química tinha bário e azoto e já não lembro que mais e fiquei a pensar no que “cabe” em apenas um micror, e nem havia microscópio electrónico e como tinha deixado a prática da minha religião – parei e pensei nisso e se não voltei atr´s em nada, fiquei com mais dados para pensar – entretanto a mulher de Sagam, bióloga” falou em “célula primordial” e foi criticada, designação e ideia que acho muito interessante -será por isso que “muitos” falam no sagrado da matéria ?? Porque não ? Não recordo o que disse ontem concretamente Mariano Gago mas disse bem
Sagan – não é sagam – enganei-me a escrever – como sempre
Só para esclarecer que quem atribuiu o nome “particula de Deus” não foi o sr Higgs nem nenhum outro cientista. O físico Leon Lederman (prémio Nobel) queria chamar à partícula “that goddamn particle” só que os editores não deixaram e alteraram o nome para “God particle” (partícula de Deus), ou seja, quem baptizou a partícula como “partícula de Deus” foram os media que utilizam o termo como chamariz para as noticias porque de outra forma ninguém ligava nenhuma. Nenhum cientista que se prese gosta deste termo.
Exactamente! Esqueci esse pormenor. De facto, Lederman queria enfatizar a dificuldade em isolar a partícula, por isso empregou o termo “goddamn particle” que se poderá traduzir por “partícula maldita”, logo aproveitado por alguns para meter deus no assunto.
Não seremos antes partículas da Natureza?
Dessa natureza em que nada se cria, nada se perde e tudo se transforma?
«(…)
Um dia serei eu o mar e a areia,
A tudo quanto existe me hei-de unir,
E o meu sangue arrasta em cada veia
Esse abraço que um dia se há-de abrir.»
Sophia de Mello Breyner
Saudações fraternais.
Caro José,
obrigada por trazer para aqui esse poema de Sophia!!
Para mim, ser partícula da Natureza ou partícula de Deus é a mesma coisa!!! Tudo se transforma-uma ideia muito bela… abraço
A maior parte dos seres humanos esquece-se que a biblia é um conjunto de alegorias e metaforas e que antigamente as historias se contavam com o intuito de instruir e educar as pessoas de uma tribo, clan ou uma nação, ate mais, com 8 intuitos, para explicar fenomenos naturais, contrular forças da natureza (deuses/sacrificios), para unir o aglomerado de pessoas, para registar acontecimentos historicos, e sem me estender mais termino com o meu objectivo neste texto, deus está em todos os homens, não no homem em si, está escrito na biblia sem possibilidade de contestação. Porquê tanta necessidade de encontrar a particula e chamar lhe deus? Para fundir a ciencia com a religião e assim manipular ainda melhor o leigo… acordem pessoas !!