A magia dos números

Isto de números, e no caso de rankings, implica que se pense um bocadinho antes de usar.

Depois de Paula Teixeira da Cruz ter tido um ataque de bom senso e afirmado “está por provar que o sector privado seja mais eficaz do que o sector público“, Carlos Guimarães Pinto foi aos números.

No ensino saca dos rankings do costume. Convinha ler algumas letras, desde um estudo que demonstra o contrário, ao velho exemplo que arrasa os ditos cujos, já para não lembrar o óbvio, quem selecciona alunos obtém melhores resultados.

Aguardo que chegue à saúde mas espero que não tenha de ir parar às urgências de um hospital privado, já para não falar na espectacular oferta que este sector tem no campo da oncologia, por exemplo…

Comments

  1. Carlos Guimarães Pinto says:

    Em relação às escolas, todos esses estudos ainda não responderam à questão de saber porque é que os pais dos melhores alunos optam por os colocar em escolas privadas em primeiro lugar.
    Quando à oncologia, sim, a melhor opção do mundo também é privada: http://www.hopkinsmedicine.org/kimmel_cancer_center/


    • No mundo? até acredito, é que no mundo há mercado que justifica o investimento numa área que em Portugal daria prejuízo, e muito.
      Quanto a essa opção familiar, é óbvia: onde se seleccionam alunos, e também onde os casos mais problemáticos são expulsos num instantinho, no mínimo existe maior segurança.
      Mas essa opção até está a cair em desuso, e sei do que falo porque vivo e trabalho na cidade portuguesa onde público e privado são, por assim dizer, mais concorrenciais. Em Coimbra não é só por razões económicas que o privado vem ficando sem alunos, enquanto as duas escolas de referência, nos rankings e não só, têm a lotação esgotada…

      • Claro meu says:

        As produções made in RTP, ficavam mais baratas que as PPP’s televisivas ou as antigas e novas NBProduções.
        Felizmente daqui a 5 anos nem público, nem privado, só 4 milhões de velhos a morrerem a um ritmo acelerado.
        Com Azar só daqui a 7.


    • “Sidney Kimmel “… Entre Carnaxide e Oeiras?

  2. maria celeste ramos says:

    no comments

  3. O Carlos é um esterco says:

    O Carlinhos é um desses merdas que produzem diarreia tão ao agrado de certas aves da direita.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.