Um mau padrão de comunicação:

Expresso } Economia } 16 de Fevereiro de 2013

(texto escrito no Forte Apache)

Imaginem um blogger que escreve um artigo crítico sobre um banco português. O seu blogue, pessoal, conta com poucos mas bons leitores. O director de comunicação (???) do banco em causa, fica irritado com o texto e resolve telefonar ao blogger, ameaçando-o. Como não fez o trabalho de casa, não sabia que o blogger em causa escrevia, igualmente, num outro blogue. Um blogue de forte audiência nacional (juntamente com o Educação no meu Umbigo e o Arrastão, lidera a blogosfera política nacional). Comprou uma guerra desnecessária e estúpida.

Esta breve história aconteceu, recentemente, em Portugal. Da blogosferapassou para as páginas dos jornais (e só não passou de forma mais intensa porque o blogger em causa não está para isso). Do nada, o director de comunicação do BES, criou uma tempestade. Foi de um amadorismo inacreditável.

Não faço, confesso, a mínima ideia quem é o director de comunicação do BPI. É que, pelo menos no que toca ao Forte Apache, o BPI foi severamente criticado nas páginas deste blogue e ninguém recebeu um telefonema ameaçador. É a diferença. E que diferença. Ao contrário, Paulo Padrão (que também não conheço), director de comunicação do BES, fez asneira e da grossa. O Expresso (ver foto) refere o episódio e compara com o que se passa no jornalismo. Na minha profissão, farto-me de sublinhar aos meus clientes, que esse tipo de procedimento é um erro e terá sempre, hoje ou amanhã, um efeito boomerang. Mesmo assim, existe sempre um ou outro que faz ouvidos moucos. Não sei se foi o caso no BES. Se foi, está explicado o erro de Paulo Padrão. Se não foi, então este foi mais papista que o Papa e só lhe resta um caminho: mudar de profissão.

Quanto ao BES, é caso para dizer que, por estes dias, tudo lhes acontece…

Comments

  1. Amadeu says:

    Aposto que o Paulo Padrão é filho de alguma tia (ou tio) de alguém importante ligado ao BES.
    O homem é tão mau, que não vejo outra razão para trabalhar por aqueles lados.
    Vai uma apostinha ?

  2. Carlos Fonseca says:

    Agradecimento
    Expresso aqui e publicamente a minha gratidão ao Fernando Moreira de Sá pelo empenho activo no episódio em que fui interpelado por um reles empregado do BES, alcunhado de ‘director de comunicação’. Nem sabe o que faz, quanto mais o que diz em tom de ameaça.
    Quero tornar extensivos os meus agradecimentos aos meus amigos João José Cardoso e Ricardo dos Santos Pinto, também companheiros do ‘Aventar’, assim como à generosidade do Sérgio Lavos que apenas conheço como leitor do ‘Arrastão’.
    Atrasado, mas obrigado a todos!
    Carlos Fonseca

Trackbacks


  1. […] Há que dar os parabéns a Vítor Bento: Paulo Padrão, director do departamento de comunicação do BES, está desempregado. Sim, é uma questão pessoal, a que nos liga no Aventar a um tipo que nos fez ameaças, que pelos vistos eram sua prática corrente. […]