Depois de assistir ao segundo título do FC Porto, no Dragão Caixa, ao início da tarde de sábado (o primeiro foi na sexta, em andebol), com uma rotunda vitória sobre o Benfica (7-3) em hóquei em patins, fui ao Parque da Cidade ver hóquei em campo feminino. Era o Challenge III, a terceira Divisão da Europa de clubes, numa cuidada e esplêndida organização do Sport Club do Porto.
Douglas Rogerson, o autor das fotos, apanhou este olhar colectivo e unânime, atento e permanente. Tratando-se de gente que já viu o que de melhor se joga no mundo, nesta modalidade, como jornalistas, dirigentes, treinadores e atletas, e tratando-se, como disse, de uma terceira divisão, que factor extra fez confluir todos os olhares para o mesmo ponto, com o interesse superlativo que o fotógrafo tão bem apanhou?
As fotos, espero, respondem à velha questão. E a resposta é: cherchez la femme”. Procura a que nem eu escapo, mais agasalhado do que habitualmente, por causa de uma constipação que não me inibiu de ir à bola.
José Manuel Nunes, Pinho, José António Machado, Vítor Valinhas, João Baptista e Miguel Rendeiro… só falta um guarda-redes para uma super equipa de veteranos de hóquei de sala… O Silva seria o treinador e eu, claro, o team manager…