Fala que eu escuto

Foto: Supercalli

Gosto daquela ideia do café para solitários, ali entre a Carson McCullers e o Tom Waits, balada do café triste encontra o coração de sábado à noite, qualquer coisa por essas redondezas. Cafés com um monólogo em cada mesa, e nos quais nasce – é esse o milagre dessas peculiares igrejas que são os cafés – num arrebato da polifonia, um diálogo, improvável diálogo entre muitas almas que vão falando consigo mesmas. De uma mesa para outra pode lançar-se uma ponte, alinhavar conspirações, começar namoros, descobrir parentescos desconhecidos, qualquer coisa. Para a conversa acabar, é só levantar-se, deixar a moeda sobre o tampo e ir embora, sem mais remorso.

Antigamente, qualquer um podia ir ao café pôr a cabeça em ordem, ver gente, meter conversa, comentar as notícias, confessar mágoas, embebedar-se ou curar a ressaca. Sentavas-te sozinho e acabavas a ouvir os poemas do Rui, a preencher o IRS da velhota que se tinha esquecido dos óculos em casa, ou a meter água na fervura de uma discussão conjugal, a ajudar a jovem mãe a dar o iogurte ao catraio, ou simplesmente a ouvir a história da pessoa do lado, sem preâmbulos nem porquês.

Ainda há disso? Há, em alguns cafés de bairro, mas até por aí a escuta atenta entrou em défice. Num café onde parei há uns anos – o  Ceuta – apareceu uma modernidade chamada “Todo ouvidos”. Duas psicólogas consultam, sem que seja realmente uma consulta, quem quiser contar-lhe coisas. A audição sai a 27 cêntimos por minuto, não sei se o IVA está incluído, é capaz de não estar, mas também não me digam que estão a pensar pedir recibo.

Por 27 cêntimos por minuto todos nós – solitários, atormentados, indecisos, angustiados, insones, ansiosos, temerosos, sobreexcitados – podemos comprar um “escuto” (chama-se assim o “vale” para uma consulta) e ganhamos direito a psicóloga por quinze minutos. Esgotado esse tempo, ou está a catarse acabada – porque para catarse e aconselhamento não acredito que dê – ou é preciso investir mais. O “escuto” custa quatro euros e vale por quinze minutos. 0,27 euros por minuto, é verdade, já fiz a conta.

Privacidade não há, mas a quatro euros, que esperam? É a psicologia low cost. E amigos, ainda há? A responsável pelo “projecto” graceja e diz que o “escuto” é “uma boa prenda” para aqueles “amigos mais faladores que já não podemos ouvir”. Eu mandaria à merda na hora e com efeitos duradouros qualquer suposto amigo que me desse um “escuto” e me despachasse para a psicóloga do café, mas, quem sabe?, talvez fosse de agradecer.  A mesma responsável conta que tem havido interesse, as pessoas “começam mesmo a falar dos problemas que têm, mas ainda não vêm com um ‘escuto’ como nós queremos”.

Mal habituadas, é o que é. Ainda não perceberam que os tempos não estão para ouvidos grátis.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading