A Troika deveria ser investigada

Troika3

Depois da transmissão pública da reportagem “Puissante et incontrôlée: la troïka” pelo canal ARTE (ainda disponível no site da televisão franco-alemã) espero bem que a Procuradoria Geral da República se digne a investigar todos os elementos da Troika que estiveram em Portugal, em particular os responsáveis pela iniciativa da venda do BPN ao BIC. O que se passou foi um crime e esta reportagem dá-lhe o enquadramento que faltava para percebermos que foi de facto um crime.

Realizada pelo alemão Harald Schumann esta excelente reportagem  debruça-se sobre o falhanço e as consequências sociais das políticas de austeridade implementadas pela Troïka. A reportagem demonstra também que é falso que se trata apenas de semântica quando Tsipras recusa negociar com a Troika, mais do que isso demonstra que o governo de Tsipras está bem consciente dos estragos e das negociatas ilegítimas da exclusiva responsabilidade dos burocratas da Troika. A autonomia sem escrutínio, a falta de legitimidade democrática, as decisões criminosas impostas ao sistema de saúde grego, bem como as suspeitíssimas ordens de venda urgente de bancos falidos em Portugal (BPN ao BIC), na Grécia e em Chipre provam que a Troika não passa de uma negociata, que só não é uma negociata como qualquer outra porque é responsável por mortes no sistema de saúde grego e muito provavelmente por crimes de corrupção e tráfico de influências. Entre os entrevistados nesta reportagem, estão Krugman, Varoufakis, Louçã, Elisa Ferreira e João Semedo. A não perder.

Comments

  1. joao lopes says:

    possivel comentario do “mirone” sobre este documentario:”este jornalista é comuna,nunca fez nada a não ser fumar charros de citroleo ,devia ir viver para a coreia do norte ou para cuba ou para a venezuela e de certeza que nasceu na antiga RDA,logo é comuna,e se usar cachecol de certeza que é o ministro grego das finanças disfarçado de jornalista alemão”

    • Pedro Proença says:

      Vc é uma besta e se me der oportunidade dou-lhe tantas nesse focinho que nem sabe…

      • joao lopes says:

        onde está escrito “mirone”,mudo para “observador”.quanto ao resto não retiro uma virgula…


  2. Reblogged this on O Retiro do Sossego.

  3. celesteramos.36@gmail.com says:

    Não abandalhem o que é sério – já basta o PSD/CDS

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.