Selecção dominou, mas Seleção venceu

epa joel ford

© EPA|Joel Ford (http://bit.ly/1cVJP11)

De facto, como podemos ler no Público de ontem: “Portugal dominou mas Brasil venceu nos penáltis por 1-3“. Por qualquer motivo, na redacção do jornal O Jogo há quem, apesar do título (Portugal eliminado pelo Brasil), creia que o Brasil perdeu: “A Seleção Nacional de Sub-20 perdeu“. Convém sempre recordar que ‘selecção’ ≠ ‘seleção’ — por exemplo, há pouco mais de um ano, selecção jogou com os Camarões e a seleção jogou com a África do Sul.

Também convirá, durante a tal “discussão mais focada sobre as matérias mais controversas“, explicar que, em português europeu, Contact Mechanics and Lubrication não corresponde exactamente a Mecânica do Contato e Lubrificação. Exactamente: hoje, no sítio do costume.

mecanica contato

Comments

  1. Carvalho says:

    Reafirmo a imagem que usei lá para baixo:
    este Aborto Ortográfico saiu das cabecinhas de gente que, sinto-me habilitado a alvitrar a hipótese, se trata de descendentes directos de senhoras habituais praticantes de libertinagem de cariz íntimo com o objectivo de obter uma remuneração.
    Só assim se explica tamanho nível de alarvidade.

  2. pedro barros says:

    Em nunhuma tv e nem nenhum jornal (exceto o Público) se usa “selecção”, nem “contracto”, nem “fharmacia.” ; todos usam “seleção”, “contrato”, “farmácia”.
    O resto é jacobitismo luso-ortográfico. Para evitar mais patetices nos comentários, porque já bastam as patetices jacobito-ortográficas, não confundir jacobita com jacobino.

    • Carvalho says:

      Também seria aconselhável não confundir Parvalorem com parvalhão. Tu és apenas uma destas coisas.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.