Stop TTIP: Iniciativa de Cidadania Europeia

ttip

Para que uma Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) seja bem sucedida, precisa de chegar a um total de um milhão de assinaturas e uma quantidade mínima de assinaturas (também referida como “quorum de um país “) em pelo menos sete estados membros da UE. Nós já ultrapassámos esses limites, mas continuamos a recolher assinaturas porque queremos demonstrar o quão forte é a oposição pública ao TTIP e ao CETA. Este mapa mostra como o número de assinaturas para a nossa ICE está dividido pelos países e qual a percentagem do quórum que já foi atingido. Quanto mais escuro o azul, maior a percentagem. Os países que constam a azul escuro já atingiram ou ultrapassaram a quantidade mínima de assinaturas. No entanto, não deixa de ser importante manter a recolha de assinaturas nesses países já que queremos chegar a, pelo menos, 2,5 milhões de assinaturas de modo geral! [STOP TTIP]

O desinteresse pelo TTIP em Portugal, como de resto em relação a muitos temas que não sejam os faits divers daquilo a que chamam telejornais, tem sido assinalável. Quando este tratado tiver impacto no nosso dia-a-dia será tarde. O momento para fazer alguma coisa é agora.

Nos próximos dias 3 a 6 de Outubro, vai haver acções de recolha de assinaturas para a ICE, em vários locais em Lisboa, usando um enorme lápis insuflável, na tentativa de conseguir reunir as 1.500 assinaturas que faltam para Portugal. E de 10 a 17 de Outubro realizar-se-á a Semana Internacional de Acção, também com várias actividades previstas.

Participe, nem que seja por uma vez, e ajude a definir o seu próprio futuro. Basta preencher o formulário no site e nem precisa de sair do sofá. Lembre-se, não existem colectivos, mas sim somatório de acções individuais.