A devassa da vida alheia


Rui Naldinho

José António Saraiva resolveu escrever um livro acerca das supostas confidências que teve como jornalista com diversos políticos. Sendo algo que roça o mau gosto, porque revela conversas privadas, as quais nunca se tornariam públicas por autorização dos visados, mostra as suas fragilidades comportamentais. Nalguns casos fala por interpostas pessoas que já não estão neste mundo dos vivos para avalizarem ou denunciarem o que ali estiver escrito. Reproduz conversas tidas em privado com pessoas que pela sua avançada idade não estarão em condições psíquicas de o contrariar, ou até defender-se, caso a revelação os ponha em cheque.

Passos Coelho vai estar presente na apresentação do livro. Sabe que o livro é polémico e ficará sempre associado ao que de mau gosto o livro trouxer, da intriga menor á mexeriquice sórdida, porque muitas das coisas que ali estão escritas serão logo desmentidas pelos próprios visados. Outras não podendo ser desmentidas de viva voz, serão objecto de repulsa de amigos e familiares, por exemplo, pelos pais e filhos de alguns dos visados.
Mas por que vai o líder do PSD à apresentação do livro?
Será que vai pelas qualidades de José António Saraiva como jornalista? Ou como director de um jornal que tem uma circulação media de vendas: 19 605 exemplares?
Não, com toda certeza! E ele sabe isso.
Passos Coelho vai estar presente, apenas por gratidão pelos serviços prestados ao partido por JASaraiva. O jornalista foi sempre uma espécie de representante laranja na comunicação social, defendendo as políticas e os líderes do PSD, mesmo quando foram menos felizes, tal como o fez Fernando Lima.
José António Saraiva, cujas qualidades como arquiteto não parecem ter sido o seu forte, dedicou-se ao jornalismo. Até aí tudo bem. Sendo filho de um intelectual e opositor ao regime da ditadura, António José Saraiva, e, sobrinho de José Hermano Saraiva, personagem do regime, direi que JASaraiva teve uma boa escola, independentemente das opções políticas de cada um deles. Um filho de famílias com um elevado nível cultural, intelectual e cívico, tem á partida todas as condições para brilhar na Academia, seja em que Arte for, caso tenha apetência para a tarefa.
Só que José António Saraiva sempre foi um personagem medíocre. Nunca conseguiu conviver bem com grandeza intelectual dos seus antepassados. Há uma barreira psicológica que o limita no tempo e no espaço onde se insere. Como jornalista sempre debitou um conjunto de banalidades que mais parecem a de um arregimentado do PSD ou dos interesses angolanos em Portugal.
Se aquilo que tem para apresentar no fim da sua vida de jornalista é um livro destes, então ficamos esclarecidos de vez.
JASaraiva é mesmo um personagem com poucos escrúpulos. Ou, pior ainda, está com uma depressão pós traumática, por nunca ter chegado aos calcanhares de quem o pôs neste mundo.

Comments

  1. Existe um velho ditado que assim reza : SE DE UM LADO CHOVE do outro troveja! É assim. Talvez o ” apresentador” se SUBMETA a essa lamentável CONDIÇÃO em troca de alguns silêncios de épocas frágilmente vividas. Quanto ao autor, outro velho adágio, reportando ao bom nome e dignidades familiares : NO MELHOR PANO CAI A NÓDOA! mas lá que isto é uma MALHA PROMOCIONAL…LÁ ISSO É! nesta economia de “merDados” , o que mais VENDE é o fedor mesmo muito mal cheiroso!

  2. Passos Coelho, um rapazola sem passado que chegou a primeiro-ministro de um pobre país, lugar esse a que até um pinguim chegaria se o PSD o colocasse a secretário-geral. Falso como Judas, mais uma vez, mentindo com quanto dentes tem na boca, vem agora dizer que vai apresentar aquele manual de maldizer porque tinha dado a sua Palavra(?) Ficamos sem saber qual a Palavra deste autêntico impostor. Terá sido aquela que deu aos portugueses quando da sua primeira eleição em que prometeu uma coisa e depois fez precisamente o contrário ou então esta sua presença será talvez um pagamento por ter sido poupado por este pobre arquitecto já em decadência acelerada?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s