“Uma vergonha para a Europa”? Não, para os governos socialistas em Bruxelas


magnette

Chrystia Freeland, ministra do comércio canadense, abandonou hoje as conversações na Cimeira da UE à beira das lágrimas, dizendo que a UE “não tem capacidade” para assinar um acordo comercial nem mesmo com o Canadá (CETA), um país tão próximo dos valores europeus! “Que vergonha para a Europa”, bramam os media europeus e desacreditam o homem que conseguiu esta proeza – Paul Magnette, presidente do governo da Valónia – acusando-o de defender interesses internos e de bloquear a União Europeia despropositadamente.

Viva Magnette! Tu sim, és um chefe socialista a valer, que defende os interesses dos cidadãos e não os vende às multinacionais, como fazem Gabriel e Hollande e Costa e por aí fora. Estão fulos contigo porque, ao invés de todos eles, tu conduziste um processo de consulta, profundo, aberto e democrático, ao longo de 18 meses, ouvindo vozes de todos os quadrantes e sectores, incluindo também business lobbyists e representantes canadenses. E porque nessa base, o parlamento da Valónia aprovou uma resolução que aponta, com competência e conhecimento de causa, as armadilhas do CETA para os cidadãos.

Porque tu defendes os pequenos agricultores, que receiam ser esmagados pela competição com as enormes explorações agrícolas canadenses; e exiges que o big business seja excluído da cooperação regulatória; e denuncias as listas negativas e o facto de o ICS ser o mesmo logro que o ISDS, atacando a soberania ao abrir as portas ao processamento dos Estados pelas multinacionais. Porque tu mostras tudo o que eles querem esconder, porque tu não te vendeste, porque és um socialista autêntico e dotado de competência. Porque lhes dizes que é exactamente pelo facto de o CETA poder vir a ser um tratado de referência, que ele tem de ser verdadeiramente um bom tratado, enquanto eles no-lo querem vender como sendo o melhor possível.

Chrystia Freeland foi descansar para casa e no Canadá dá-se o assunto por encerrado. Mas a verdade é que o sim da Roménia e da Bulgária foi comprado à última hora com a promessa de abolição de vistos pelo Canadá.

E se Merkel, Juncker e Malmström continuam a declarar que ainda estão optimistas e que isto não é o fim da linha, lá devem ter as suas razões.

Pergunto-me que panelão irão oferecer a Magnette, caso ele acabe por tombar, na semana que vem.

Comments

  1. O projecto europeu falhou, transformando-se numa gigantesca fraude, devido ao facto dos partidos socialistas europeus agrupados na Internacional Socialista, terem levado à prática o trabalho sujo e revisionista que na prática se traduziu no essencial numa aliança táctica com o PPE, não se sabendo quase sempre onde começam os interesses de uns e acabam os dos outros. Estamos hoje com mais problemas do antes dando razão àquela velha máxima que diz, mais vale andar sozinho do que mal acompanhado, ou então com amigos destes, nem precisamos de inimigos.

  2. Rui Naldinho says:

    “Todo homem tem seu preço, diz a frase. Não é verdade. Mas para cada homem existe uma isca que ele não consegue deixar de morder.”
    friedrich nietzsche

  3. O projecto europeu falhou, transformando-se numa gigantesca fraude, devido ao facto dos partidos socialistas europeus agrupados na Internacional Socialista, terem levado à prática o trabalho sujo e revisionista que na prática se traduziu no essencial numa aliança táctica com o PPE, não se sabendo quase sempre onde começam os interesses de uns e acabam os dos outros. Estamos hoje com mais problemas do que antes dando razão àquela velha máxima que diz, mais vale andar sozinho do que mal acompanhado, ou então com amigos destes, nem precisamos de inimigos.

  4. Nightwish says:

    Finalmente boas notícias na europa!

  5. Creio que Europa está a se isolar, e a perder oportunidades. A incoerência e a falta de visão de alguns europeus, vai fazer com que a Europa entre no declínio final e irreversível. É o exemplo clássico da Torre de Babel, os europeus falam tantas línguas, que ninguém se entende.

    Quando tinha 24 anos de idade, ainda vivi em Moçambique por dois anos, era então Samora Machel o presidente do país. Era então obrigatório marcar presença nas reuniões locais de grupos dinamizadores, que deviam tomar decisões importantes. Quando quase no fim da discussão sobre qualquer coisa que fosse, em que se tinha obtido o consenso, alguém se lembrava de tocar num ponto importante omisso na discussão, e tudo recomeçava. Falava-se e falava-se, mas não se fazia nada! A Europa é agora assim, uma grande reunião de grupos “dinamizadores” ao estilo de Moçambique do passado, onde se fala e fala, mas nada de concreto se faz.

  6. Graça Horta says:

    David contra Golias…

  7. Estranho que aqui no rectângulo os políticos, da esquerda à direita: extremas incluídas!, nada dizerem sobre este tratado. Onde andam os OCS, que noutro tempo, INFORMAVAM? Qual a posição POLITICA do nosso PAÍS, SOBRE AQUELE TRATADO E A SUA ENTRADA EM VIGOR que NÃO “provisóriaMENTE”?
    Vamos ter pagar mais “tornas” aos empórios “empresariais” dos exploradores globais???
    E ainda, além da falta de informação OFICIAL, andam por aí “livres-pensadores.- vendidos”, que acham que nos continuaremos a isolar do resto do mundo se não nos hipotecarmos ao selvagem capitalismo transmundial.

    • E apesar de não haver informação Oficial e os livres pensadores nada dizerem porque devemos ser a favor ou contra o tratado, encontramos todos os dias muitos cidadãos que são a favor e contra . Gente inteligente que é contra ou favor, mas não sabe explicar as razões.

Trackbacks

  1. […] tem estado a ser alvo por parte da UE desde que Chrystia Freeland, ministra do comércio canadense, abandonou as conversações na sexta-feira passada, Magnette comentou ontem (domingo) no Twitter: “É pena que a UE não exerça uma pressão […]

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s