O Putin é mau, mas o gás dele é muito jeitoso

Não tinham passado 24 desde o reconhecimento da independência das repúblicas-fantoche de Lugansk e Donetsk. E, daí a outras 24, o exército de Putin atravessaria a fronteira da Ucrânia, dando início a invasão para a qual os membros da NATO estavam a alertar há vários dias. Tal não os impediu de comprar centenas de milhões de euros em gás, petróleo e outras commodities russos. Presumo que terá presidido à decisão o mesmo espírito que procurou excluir marcas de luxo do primeiro pacote de sanções. Ou abrir as comportas dos espaços aéreos, convictamente fechados à malvada Rússia, para que os pobres oligarcas pudessem entrar no seu playground. Ou, em geral, a mesma convicção democrática que nos leva a ter os chineses como principal parceiro de negócio. Os campos de concentração, perdão, de reeducação para Uigures não se vão pagar sozinhos, não é?

Comments

  1. balio says:

    Quando o título deste post fala do gás de Putin, devemos entender que tipo de gás?

    • POIS! says:

      Pois tem razão!

      Mas para lhe dar uma resposta confiável, teríamos de saber qual a dieta exata do Putin.

      Mas isso é uma informação ultrassecreta, como todos sabemos.

  2. Rui Naldinho says:

    O preço de referência europeu do gás natural, o holandês TTF, disparou esta quarta-feira para 194,715 euros por megawatt hora (MWh), um máximo histórico. Só nas últimas semanas subiu cerca de 30%.
    Já o petróleo teve no último ano uma subida de quase 60% face ao período homólogo de 2021. É certo que estávamos no meio de uma pandemia, mas ainda assim ela afectou todos, sem excepção.
    Sendo a Rússia um dos maiores produtores mundiais de petróleo (3°) e de gás natural (2°), seria bom lembrar que estes, ainda há dois anos, não respeitavam as cotas de produção impostas pela OPEP, não são membros da organização, inundando o mercado de crude, fazendo com isso baixar os preços do petróleo.
    Dito isto percebe-se que a Rússia se preparou para esta guerra de forma antecipada enchendo os cofres com milhões e milhões de euros e dólares, se não mesmo com outras divisas, á conta do Ocidente.

    • balio says:

      a Rússia se preparou para esta guerra de forma antecipada enchendo os cofres com milhões e milhões de euros e dólares, se não mesmo com outras divisas, á conta do Ocidente

      E continua a encher os cofres. A Rússia continua a vender petróleo e gás, e a receber bom dinheirinho por ele.

      E trigo. Se não fosse o trigo russo, o mundo passaria fome.

  3. JgMenos says:

    Qual o propósito deste título?

    Provavelmente estabelecer que é devida reverência ao poder da Rússia…

    • POIS! says:

      Pois é!

      Sabe que o Mendes é um tipo muito importante e é ele que marca a agenda internacional. Costuma ter muito cuidado com os títulos, mas nem sempre se apercebe das consequências.

      É que depois de lerem o título, o Biden, o Johnson, o Macron e o Scholtz reuniram-se de emergência e já decidiram mandar retirar as tropas e a tralha toda lá zona Leste.

      E vão imediatamente iniciar uma peregrinação de desagravo a Moscovo, prestando homenagem à lúcida visão de Putin e agradecendo-lhe penhoradamente a continuidade do fornecimento do gás.

      Como Putin está muito ocupado a tratar de assuntos secretos, mas muito explosivos, irão ser recebidos pelo Schroder lá na sede da Gazprom.

      Há vodka e bolinhos.

      • POIS! says:

        Pá, mas o Mendes já estragou tudo! Veja o título do post seguinte!

        O Scholtz até já mandou comprar umas botijas em Espanha, para o que der e vier.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading