Há uns anos atrás e aproveitando o facto de a minha irmã estar numa missão dos Missionários da Consolata fui até à Tanzânia.
Para além dos habituais safaris tive a oportunidade de conhecer um pouco do dia-a-dia de alguns dos locais. Este contacto serviu naturalmente de pretexto para algumas histórias quando voltei a Portugal.
Curiosamente mais do que uma pessoa referiu o velho estereótipo “ah! mas lá tudo é mais simples”, como que a dizer que a pureza de (alguma) África permitia ultrapassar tudo.
A essas pessoas fiz questão de lembrar que ter uma vida baseada na necessidade diária de procurar água para sobreviver não é compaginável com essa ideia de África…
Por isso é que simples inventos como o “Happy Basin” (via design e cidadania) são importantes. Inventos que salvam vidas.
O meu amigo Hugo faz parte do Projecto Tuala Kumoxi (Estamos Juntos) em Nambuangongo e também por lá as pequenas coisas fazem a diferença
http://tualakumoxi.blogspot.com/
Obrigada Victor, aí estão apontamentos deste último verão passado em Nambuangongo. O Hugo e eu temos algumas divergências mas sempre ultrapassadas quando ele se põe a falar da sua grande paixão por África.