O padre apaixonou-se, e então?

Lá em Celorico toda a gente quer explicações do padre que se apaixonou por uma gaiata da terra. Mas que explicações?

Apaixonou-se, ponto, fez o que tinha a fazer, foi viver o seu amor que Cristo abençoa, não tem que dar explicações a ninguem. Olha , vi-a e fiquei como um bêbado à porta de uma taberna, sem saber se ía a sair se a entrar. Não é o que acontece a todos?

Qualquer daquelas pesssoas pode dar as explicações que espera do padre, a não ser que acreditem que o jovem padre falava todos os dias com o Senhor, o que lhe aconteceu com ele aconteceu com todos, é como um polícia vestido à paisana ao domingo, não sabe se mantem ou não a autoridade.

Querem saber como é que as pessoas se apaixonam? Isso queremos todos, a gente até se apaixona por pessoas que nunca viu, há lá explicações!

Mandem é rezar umas missas pela felicidade dos jovens, acolham-nos na vossa terra, exijam muitos meninos e ofereçam-se para padrinhos.

E, não esqueçam, naquela filosófica dúvida que nos traz os copos a mais, estamos sempre a entrar…

Comments

  1. Carlos Loures says:

    Se fosse um padre pedófilo, provavelmente ninguém pediria explicações – estava tudo explicado. Se fosse um padre que fizesse filhos ilegítimos à governanta, idem. Um rapaz jovem apaixonar-se por uma rapariga jovem – é uma coisa aberrante, não é?

  2. Luis Moreira says:

    É mesmo, este rapaz está na paz do senhor, portou-se como dve ser, apaixonou-se deixou a vida de padre. Ai de quem lhe atire a primeira pedra…

  3. carla romualdo says:

    em criança contaram-me um caso semelhante e ainda me lembro do ódio da beata que mo contou quando falava na rapariga que tinha “desviado” o padre.

  4. Luis Moreira says:

    Mas o que me deixa ” de olhos boqueabertos” é quererem explicações. Sobre quê? A rapariga é menor? Devia o padre anunciar “urbi e orbi” ? Contar umas histórias, como conheci alguns, que a mulher estava “sem pecado” quando fornicava com eles? E se ele mentisse a todos, como bem refere o Carlos? Os preconceitos tardam em largar-nos…

  5. Carlos Loures says:

    Luís, tu que lês a Bíblia, explica-me em que parte do Velho ou Novo Testamento diz que os sacerdotes não podem casar. Não percas tempo que não encontras. A imposição do celibato foi cozinhada no Concílio de Elvira. século II ou III. Portanto, quem tem de dar explicações é a Igreja. As pessoas não têm culpa, estão muito condicionadas pela educação e pelo meio.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.