Transparência e acesso à informação como suporte à inovação

O facto de vivermos cada vez mais num mundo “always on” e “always connected”, em que a possibilidade de gerar e aceder a grandes volumes de dados está cada vez mais facilitada, tem criado as condições propícias para o aparecimento de soluções inovadoras no campo da visualização de dados como se pode ver nos projectos da Stamen Design ou no catálogo que tem sido desenvolvido por Manuel Lima no site VisualComplexity.

Para além da tecnologia, também o esforço de divulgação e discussão de ideias que movimentos ligados ao “Open Access” e “Open Data” têm feito e que destacam a importância da mudança de paradigmas de divulgação de informação tendencialmente fechados, incompativeis e não automatizáveis têm sido importantes para demonstrar que este é um caminho possível mesmo considerando as sempre necessárias questões de privacidade.


E se podemos argumentar que a inovação aparece simplesmente porque foi criada uma nova área de oportunidades, pelo facto de ser disponibilizada uma matéria-prima (dados) que não existia antes, também podemos sugerir que a interacção necessária entre os diferentes actores que podem explorar estes dados e que têm normalmente bases de conhecimento relativamente distintas (da ciência às artes) é um bom combustível para alimentar este ambiente.

Finalmente, seria interessante perceber de que forma algumas das experiências que têm sido feitas por alguns estados na divulgação de informação poderiam ser replicadas ao nivel empresarial, um pouco no espírito da ideia de Transparência Radical, por forma a criar novas áreas de inovação dentro das empresas.

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Um mundo novo a caminho.

Trackbacks


  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar. Blogue Aventar said: Transparência e acesso à informação como suporte à inovação: O facto de vivermos cada vez mais num mundo “always o… http://bit.ly/9kjAPy […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.